segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Menu semanal #200

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #199.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Croutons na air fryer

Quem acompanha o meu trabalho, sabe que sou fã da air fryer. Uso-a para mil e uma coisas. Uma das coisas que passei a fazer, desde que tenho air fryer, foi aproveitar de forma mais sistemática sobras de pão. Por vezes, sobram duas ou três fatias de pão, e confesso que não me rende usar o forno para tão pouca quantidade. Agora com a air fryer já não é bem assim! Um destes dias, dei destino a umas sobras de pão e o resultado desapareceu num instante!

Fiz uns croutons, pedacinhos de pão torrado, cá em casa, e foram um sucesso. Os croutons podem ser usados em toppings de sopas, em saladas, podem ser um excelente acompanhamento para uma tábua de queijos ou enchidos. Acrescentam sabor e crocância aos nossos pratos. Experimentem!

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Filetes de pescada com tomate e batatas

Aos domingos de manhã, temos Em Direto da Minha Cozinha, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, onde preparo uma receita escolhida pelos leitores. São, sempre, receitas práticas, com ingredientes acessíveis, para o dia-a-dia. Um destes dias, a receita escolhida foi uma receita em 20 minutos e decidi partilhar uma que gostamos bastante, cá em casa, e que resulta muito bem. Filetes de pescada com tomate e batatas. Deixo-vos, hoje, a receita.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Menu semanal #199

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #198.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Alheira na air fryer

Quando penso em pratos, que nós portugueses gostamos, começo logo pelo cozido à portuguesa, pelos inúmeros pratos de bacalhau, as sardinhas assadas, a canjinha, os diferentes arrozes e, claro, alheira frita ou grelhada com ovo, batatas e grelos. É tão bom!

Prato que se encontra em inúmeros restaurantes de Norte a Sul, mas que podemos facilmente reproduzir em casa. E agora, com a ajuda da air fryer, ainda se torna mais fácil e prático. Espero que gostem!

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Menu semanal #198

É Carnaval. Depois de amanhã, é Dia dos Namorados. Este ano, temos dois em um! Nesta altura do ano, muitas famílias tiram férias. Mas, para quem precisa de organizar e planear as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um interessante menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #197.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Pica-pau de coelho com linguiça

Um dos pratos que me faz recuar no tempo, é arroz de coelho. A minha mãe fazia um arroz de coelho tão bom! Os sabores da memória são preciosos. Talvez por isso, não sei, continuo a apreciar a carne de coelho.

A carne de coelho é muito versátil e podemos fazer mil e uma receitas. Deixo-vos, hoje, uma que faz sempre sucesso, cá em casa, pica-pau de coelho com linguiça. Perfeito para uma refeição rápida ou para petiscar.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Miolo de camarão com alho e salsa na air fryer

O mote para muitas refeições, cá em casa, continua a ser, receitas descomplicadas. Durante a semana, uso as pré-preparações para fazer os almoços e ou os jantares, de forma rápida. Aos fins-de-semana, principalmente quando não ando de um lado para o outro, gosto de fazer uma refeição com petiscos.

Um destes dias, para um jantar de domingo, preparei miolo de camarão, na air fryer, com alho e salsa. Que petisco bom! Experimentem.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Menu semanal #197

Para vos ajudar a organizar as as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem! Boa semana.


Ver também menu semanal #196.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Massada de peixe com camarão

Há várias maneiras de fazermos massada de peixe. Aqui, no Cinco Quartos de Laranja, tenho uma massada que fiz, há uns bons anos, e que é de comer e pedir por mais. Mas há uns tempos, quando num inquérito, a receita escolhida para preparar em direto, num domingo de manhã, foi massada de peixe, resolvi fazer uma outra receita, porque tem uma técnica que acho interessante.

Nas receitas de massada, de uma maneira geral, colocamos de uma só vez, a água ou caldo para cozer a massa. Nesta receita, que partilho convosco, o caldo vai-se acrescentando aos poucos, à medida que a massa coze. Desta forma, não necessitamos de acrescentar farinha para que o molho da massada fique com a consistência que tanto gostamos. Experimentem!