quarta-feira, 7 de março de 2018

Batata-doce recheada com grão-de-bico e espinafres


Cá em casa procuramos fazer uma alimentação variada. Costumo planear as refeições de acordo com as compras da semana, ou com algum ingrediente a que quero dar destino. Por exemplo, esta semana tenho couves, grelos e nabiças, que trouxe da horta em Santarém. As refeições são pensadas em função do que tenho fresco no frigorífico, na despensa e também no congelador, isto numa primeira fase para minimizar o desperdício. Quando se pensa as refeições da semana é importante termos noção do que temos em casa para não irmos acumulando comida. Eu pelo menos, gosto de ir dando destino ao que tenho para então depois voltar a comprar.

Um destes dias apercebi-me que tinha várias batatas-doces e assei um tabuleiro com elas. Nesse mesmo dia para o almoço resolvi recheá-las e assim fazer uma refeição sem carne e sem peixe, que confesso, muitas vezes também sabe bem. Adoro batata-doce e vocês?

Batata-doce recheada com grão-de-bico e espinafres

Ingredientes para 4 pessoas:
4 batatas-doce cor-de-laranja assadas
1 chalota
2 dentes de alho
50 ml de azeite
400 g de grão-de-bico cozido
80 g de folhas de espinafres
Sal e pimenta-preta q.b.
1/2 colher de chá de pimentão-doce fumado
1 abacate
Sumo de 1/2 limão


1. Levar uma frigideira ao lume com o azeite, a chalota e os dentes de alho picados. Deixar refogar até a cebola estar macia.

2. Juntar o grão-de-bico e as folhas de espinafres. Temperar com sal e pimenta. Mexer. Assim que as folhas de espinafres reduzirem de volume, retirar do lume.

3. Adicionar o abacate cortado em cubos e previamente regado com o sumo de limão. Polvilhar com o pimentão-doce fumado e mexer.

4. Fazer um corte ao meio no sentido longitudinal nas batatas-doces, mas sem as separar.

5. Rechear as batatas com a mistura de grão-de-bico e espinafres. Servir de imediato.


Para esta receita usei batatas-doce, mais ou menos, do mesmo tamanho e assei-as no forno a 200ºC durante aproximadamente 1 hora. Para esta receita, as batatas-doce não devem ficar assadas demais.

4 comentários :

Ligia disse...

Muito bom aspecto.Vou fazer.Obrigada.

Mary - Strawberrycandy disse...

E de apresentação 5*,...adorei a sugestão!
Feliz Dia da Mulher,
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Carmen Ramos disse...

Que belíssimo aspeto, Isabel! De fazer crescer água na boca. No fim de semana experimento. Obrigada pela partilha. Beijinho

Maria disse...

Fantástico! Recheadas com ricotta, pasta alho assado e azeitonas, c/ umas fatias de salmão fumado... Tb deve ficar bom. Tenho k experimentar