quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

15 entradas com marisco para a passagem de ano

Há despedidas que merecem ser festejadas. Adeus ano, velho! Bem-vindo ano novo!

Para dizermos adeus a 2021 e, recebermos 2022, com muita alegria e esperança na mudança, deixo-vos, hoje, 15 entradas com marisco. Espero que gostem!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Roupa velha de bacalhau

O que fazer com as sobras de bacalhau cozido da Consoada ?

Com as sobras podemos fazer, por exemplo:

1. Sopa de legumes da Consoada com bacalhau e massa cotovelinhos;
2. Salada de bacalhau com grão-de-bico;
3. Bacalhau no forno com os legumes da Consoada (fazer refogado de cebola em azeite e alho. Juntar os legumes cortados e o bacalhau desfiado. Acrescentar molho béchamel. Levar o forno polvilhado com broa de milho ou se preferirem, queijo ralado.);
4. Empadão de bacalhau;
5. Tortilha de bacalhau cozido;
6. Bacalhau salteado com legumes;
7. Arroz de bacalhau;
8. Tarte de bacalhau com legumes;
9. Ovos rotos com bacalhau;
10. Strudel de bacalhau.

Ou, podemos, também, fazer o clássico dos clássicos, desta quadra festiva, a roupa velha ou, como se diz no norte, farrapo velho de bacalhau.

E é esta a sugestão que vos deixo, hoje. Foi ontem, o nosso almoço, cá em casa!

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Perna de peru recheada com alheira

Os finais de Dezembro sabem, sempre, a dias de festa. Depois da azáfama do Natal, começamos a pensar na despedida do ano velho e, de como queremos entrar, no ano novo.

A semana a seguir ao Natal, aqui em casa, é quase sempre de balanços e de limpezas. Gosto de olhar para a agenda e rever como foi o meu ano. Para quem quer começar a pensar em escrever as resoluções para 2022, lembro que fiz uma conversa, em directo, com algumas estratégias que podem ver aqui. Aproveito o final de ano para destralhar mais um pouco a minha casa.

Mas antes de começar a pensar no novo ano, quero deixar-vos uma das receitas que preparei nestes dias em que celebramos o nascimento de Jesus e juntamos a família, à volta da mesa, perna de peru recheada com alheira. Esta é daquelas receitas que faz sempre sucesso!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Menu semanal #93

Esta semana dizemos adeus a 2021 e festejamos a chegada do novo ano, por isso, para o menu desta semana decidi escolher receitas de entradas, petiscos e pratos que nos facilitem a vida. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #92.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Pudim de leite de coco

O Natal está quase a chegar. Adoro esta época do ano! Não só pela azáfama dos presentes, mas pelos valores que esta quadra festiva representa e, principalmente pela festa. O Natal é a festa que junta a família.

Entre as receitas tradicionais, que fazem parte da mesa de Natal, todos os anos gosto de preparar uma sobremesa diferente, para partilhar com a família.

Este ano, decidi fazer um pudim de leite de coco. Uma receita que se prepara num abrir e fechar de olhos e, que resulta tão bem. É uma sobremesa suave, que desenvolvi a convite da Ayam e, que vai, certamente, surpreender na mesa de Natal. Este pudim de leite de coco pode ser servido em taças ou em copos de vidro.

O ingrediente principal deste pudim, é o leite de coco. Um ingrediente que tenho sempre em casa e que é muito versátil. Uso-o tanto em receitas salgadas como em doces. Espero que gostem desta sobremesa!

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Bolachas de Natal com manteiga e canela

Já contamos os dias para a chegada do Natal. Por cá, a azáfama dos presentes de Natal, continua. Esta semana fiz geleia de marmelo, com cascas e caroços que tinha congelado. E começou a produção de bolachas e biscoitos para oferecer. Uma das primeiras bolachas que fiz, foi de manteiga e canela. Deixo-vos, hoje, a receita. Resultam tão bem! Espero que gostem. Vamos preparar o Natal?

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Menu semanal #92

O Natal está a chegar! Esta semana decidi escolher receitas que vos ajudem a pensar e a organizar os dias de festa em família, que se avizinham. Encontram várias receitas de bacalhau, de peru e de doces alusivos à quadra festiva que estamos a viver. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #91.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Perna de peru assada no forno com leite de coco e especiarias

Contamos os dias para a chegada do Natal. Nesta altura do ano, o bacalhau e o peru são, em muitas casas, os pratos preferidos. Bacalhau na Consoada e o peru é, por vezes, a carne escolhida para partilhar com a família no dia de Natal. Se há, quem goste de assar o peru inteiro, há, também, quem procure outras opções.

A convite da Ayam, deixo-vos uma deliciosa sugestão para quem gosta de colocar o peru na mesa de Natal. Uma perna de peru assada no forno com leite de coco e especiarias. Fica tão bom! Vamos preparar o Natal?

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

O workshop Receitas com Parmalat, em Lisboa, foi assim

No dia 1 de Dezembro de 2021, tiveram lugar em Lisboa, os workshops Receitas com Parmalat. Foi um dia cheio de sabor. Cozinhar em grupo é, sempre, uma experiência muito gratificante.

As receitas que preparámos foram iguais nos dois workshops. Em cada receita usámos pelo menos um produto Parmalat.

Os produtos Parmalat facilitam-nos muito o dia-a-dia na cozinha e, foi isso, que também, tentámos demonstrar nestes workshops. Preparámos receitas de peixe, de carne e sobremesas.

Nas receitas de peixe confeccionámos bacalhau gratinado com legumes e grão-de-bico usando o molho béchamel clássico Parmalat. Este, é um daqueles ingredientes que procuro ter sempre em casa. Confeccionámos, também, umas deliciosas almôndegas de peixe com a deliciosa Nata com Caril Parmalat. Estas duas receitas resultaram tão bem!

Os pratos de carne escolhidos, foram bifinhos de porco com molho de café preparados com a Nata com Café Parmalat - estes bifes resultam sempre tão bem - e rolinhos de peru com bacon e molho 3 pimentas. Nesta receita o molho foi feito com espinafres e com a Nata com 3 Pimentas Parmalat.

Para sobremesa, tivemos uma tentadora musse de chocolate e avelã - que fica cremosa e irresistível - e uma delícia de nata com bolacha e doce de ovos. Esta delícia é finalizada com amêndoa torrada, o que torna esta sobremesa ainda mais apetecível. Para as sobremesas usámos a Nata para Bater Zero% Lactose e a Nata para Culinária Zero% Lactose da Parmalat.

Depois de cozinhar, provámos todos os pratos confeccionados. Os workshops são momentos de aprendizagem e de partilha. São momentos onde se trocam ideias e se constroem memórias.

Obrigada à Parmalat pela oportunidade e a todos os que participaram nestes workshops. Foi um prazer cozinhar convosco!

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Entrecosto assado no forno com massa de pimentão

Há receitas que sei que saem bem e que fazem sempre sucesso, entre a família, assim que chegam à mesa. Uma dessas receitas é a de entrecosto assado no forno.

Quando recebi o convite para partilhar uma receita com carne de porco, no âmbito da campanha europeia de incentivo ao consumo desta carne intitulada Let’s Talk About Pork From Europe, pensei logo em partilhar convosco esta receita. A carne de porco é muito versátil e cozinha-se de mil e uma maneiras.

A carne de porco faz parte da dieta mediterrânica e de muitas receitas tradicionais portuguesas. Cá em casa, cozinhamos muitas vezes, com carne de porco.

Espero que gostem da receita de hoje. Resulta tão bem!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Menu semanal #91

A azáfama do Natal já começou. E por isso, no menu desta semana, coloquei sugestões a pensar também na mesa de Natal. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #90.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Bacalhau com caril de legumes

O Natal está a chegar e para a mesa da Consoada a escolha é tantas vezes o bacalhau. Há quem prefira seguir a tradição e servir o fiel amigo cozido com todos, mas há quem procure alternativas ao famoso bacalhau cozido. Para quem gosta de variar o modo de servir o bacalhau na véspera de Natal, deixo-vos uma deliciosa sugestão, com um toque exótico dado pelo leite de coco e pelas especiarias. Desenvolvi esta receita a convite da Ayam. Espero que gostem!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Workshop Receitas com Parmalat, no Porto


No sábado, dia 18 de Dezembro de 2021, vamos ter dois workshops: Receitas com Parmalat, que irão decorrer no Porto, no WORK espaço criativo. O primeiro workshop terá lugar de manhã, das 10h30 às 13h30 e o segundo, realizar-se-á à tarde, das 15h30 às 18h30.

Iremos preparar receitas práticas em que cada uma delas terá, pelo menos, um ingrediente Parmalat. Iremos encher a nossa mesa de coisas boas a pensar em toda a família. Vamos confeccionar cerca de seis receitas que incluem pratos de carne, de peixe e sobremesas. As receitas serão iguais em ambos os workshops.

Aproveitem esta deliciosa oportunidade. Serão workshops muito especiais e únicos. No final, degustaremos todos os pratos confeccionados.

A Parmalat vai oferecer convites duplos aos leitores do Cinco Quartos de Laranja para ambos os workshops. Quem quiser ficar habilitado a participar, deverá:

- Inscrever-se através do preenchimento do formulário a seguir apresentado, até às 24h do dia 14 de Dezembro de 2021.

- Levar consigo um exemplar do meu livro Delicioso Piquenique;

Serão seleccionados aleatoriamente 9 convites duplos para cada workshop. Os contemplados serão contactados, a partir do dia 15 de Dezembro de 2021. Cada convite é válido para duas pessoas.

Inscrevam-se!

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Bacalhau cremoso

A revista Continente Magazine de Dezembro 2021 traz-nos menus para as festas que se aproximam. Para terem uma ideia, tem um menu de Natal, um menu de passagem de ano e um menu vegan, cheios de receitas deliciosas. Tem também receitas para aproveitarmos as sobras dos menus de Natal e passagem de ano. Para além disto, tem também sugestões de prendas com sabor, feitas em casa. Este número da Continente Magazine está tão giro! Adorei as sugestões e já escolhi algumas para colocar em prática.

Uma das primeiras receitas da revista que partilho convosco, é a do bacalhau cremoso. Nesta altura do ano, sei que, há muitos leitores à procura de ideias de receitas de bacalhau para servirem na Consoada, em alternativa ao tradicional bacalhau cozido. Bacalhau cremoso fica delicioso e faz-se de uma forma muito prática. Espero que gostem!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Menu semanal #90

Vamos organizar e planear as refeições da semana?
Deixo-vos um menu cheio de sugestões deliciosas, já a pensar na mesa de Natal. Espero que gostem.


Ver também menu semanal #89.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Sopa de abóbora com couve e feijão

As sopas fazem sempre parte das refeições, cá em casa. E nestes dias frios, de Outono, sabem tão bem. Um destes dias, para aproveitar folhas de couve galega que trouxe do quintal, decidi fazer uma sopa. Espero que gostem!