quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Arroz de goraz à pescador


Adoro pratos de arroz. Nós portugueses somos os maiores consumidores de arroz da Europa. Penso que no nosso receituário as receitas de arroz devem ser superiores às de bacalhau. O arroz vai bem com tudo. Pode ser prato principal ou acompanhamento. Pode ser usado como ingrediente em diferentes preparações, sejam elas doces ou salgadas. Arroz é daqueles ingredientes que fazem sempre parte dos indispensáveis da minha despensa. Uso arroz nacional de produtor. 

Um destes dias para dar destino a um goraz, oferta do meu pai que vai muitas vezes à pesca e me presenteia com um peixe de mar maravilhoso, decidi fazer um arroz a que juntei marisco. Ficou malandrinho, cheio de sabor.


Arroz de goraz à pescador

Ingredientes para 4 pessoas:
1 goraz
1 cebola
2 dentes de alho
50 ml de azeite
1 folha de louro
1/2 pimento vermelho
800 g tomate maduro
320 g de arroz carolino
1 l de caldo de peixe (ou de água)
250 g de camarão
200 g de mexilhão meia concha
Sal e pimenta-branca
Salsa picada q.b. para polvilhar


1. Cortar o goraz em postas. Temperar com sal.

2. Levar o azeite ao lume. Assim que estiver quente adicionar a cebola e a folha de louro. Deixar frigir um pouco e adicionar os dentes de alho picados.

3. Juntar o pimento vermelho cortado. Deixar refogar até estar macio. Adicionar o tomate. Se necessário, desfazê-lo um pouco com a colher.

4. Adicionar a água ou caldo de peixe. Quando ferver, adicionar o arroz. Temperar com sal e um pouco de pimenta. Passados 10 minutos, ou seja a meio da cozedura do arroz adicionar as postas de peixe.

5. Cerca de 5 minutos antes do arroz estar cozido, adicionar o camarão e o mexilhão. Se necessário rectificar os temperos. Deixar acabar de cozer.

6. Servir polvilhado com um pouco de salsa ou coentros picados.

1 comentário :

pedro cookk disse...

Que maravilha 👏