quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Tomatada com curgete e ovos


Há dias, em que ando a mil. Reuniões, trabalhos, orçamentos, cursos e formações ao final do dia. Quando chego a casa, muitas vezes, só quero fazer algo muito rápido para colocar na mesa. Procuro ter sempre sopa feita. A sopa é uma boa maneira de iniciarmos uma refeição e há alturas, em que por si só, constitui uma refeição. Aconchega. Reconforta. E a verdade é que depois de comermos um prato de sopa ficamos logo com menos fome.

Um destes dias, para dar destino ao molho de tomate que fiz, decidi usá-lo num prato rápido, mas que fica muito saboroso. Cá em casa, todos adoramos, tomatada com ovos. Como procuro introduzir cada vez mais legumes, nas nossas refeições, acrescentei uma curgete. A curgete fica crocante, muito saborosa porque acaba por absorver os sabores do tomate. Espero que gostem.


Tomatada com curgete e ovos

Ingredientes para 2 pessoas:
625 g de molho de tomate
1 curgete
4 ovos
1 ramo de manjericão
Sal e pimenta-preta q.b.
45 g de queijo da ilha de São Jorge ralado


1. Levar o molho de tomate numa frigideira ao lume com a curgete cortada em cubos. Temperar com sal, pimenta e adicionar folhas de manjericão a gosto. Deixar cozinhar, em lume branco, até a curgete estar macia, mas firme. Mexer de vez em quando.

2. Dispor no molho 4 ovos e deixar cozinhar. Se necessário tapar a frigideira para os ovos cozerem mais rapidamente.

3. Retirar do lume. Polvilhar com o queijo ralado e folhas de manjericão.

4. Servir de imediato.

Acompanhar a tomatada com fatias de pão torrado. Cá em casa, quando tenho coloco também na mesa batata-doce assada ou abóbora butternut assada, que com o molho de tomate fica mesmo muito boa. Procurem colocar mais legumes na mesa. Vão ver que, a pouco e pouco, a família começa a gostar.

3 comentários :

Laranjinha disse...

Mary,
é um prato super rápido e quando chega a mesa, faz sempre sucesso.
Um beijinho.

Jorge Palma disse...

Tão simples e tão bom, dos meus pratos preferidos. Bem há moda do alentejo. Eu faço com cebola em vez de curgete , ou com cebola e curgete.

Laranjinha disse...

Ki113,
é verdade, um prato tão simples e tão bom.
Com cebola, sugestão anotada.
Obrigada.