segunda-feira, 28 de março de 2022

Menu semanal #106

Para quem gosta de planear e organizar as refeições da semana, deixo-vos mais uma sugestão de menu. Espero que vos ajudem e que se inspirem. Cá em casa, as pré-preparações para as refeições da semana, facilitam-me tanto a vida!


Ver também menu semanal #105.

sexta-feira, 25 de março de 2022

Bacalhau confitado com esmagada de batata-doce

Os pratos de bacalhau são sempre bem-vindos. Bacalhau demolhado é um dos ingredientes que procuro ter sempre no meu congelador. Torna-se muito prático. Rapidamente conseguimos preparar uma refeição, tendo já o bacalhau, pronto, a usar.

Uma das receitas, que fiz há uns tempos e, que resulta muito bem para uma refeição, em família ou, para um dia de festa, é bacalhau confitado com esmagada de batata-doce. É tão bom! Espero que gostem.

segunda-feira, 21 de março de 2022

Menu semanal #105

Para vos ajudar e inspirar a organizar as refeições da semana, deixo-vos mais um delicioso e prático menu. Espero que gostem.


Ver também menu semanal #104.

sexta-feira, 18 de março de 2022

Pudim flan

O Dia do Pai é, sempre, um bom motivo para juntarmos a família, à volta da mesa. Honrarmos e agradecermos aos nossos pais, faz bem a eles e a nós.

Para festejar este dia, deixo-vos, hoje, uma sugestão doce. Um pudim flan, muito apreciado na minha família. Faz parte dos dias de festa desde que me lembro.

quinta-feira, 17 de março de 2022

Bacon à Brás

Quantas vezes chegamos a casa e, precisamos de fazer uma refeição rápida, com o que temos em casa? Uma refeição que reconforte e que nos liberte de estar muito tempo na cozinha. Nestas alturas, as opções passam, muitas vezes, por sandes, saladas ou, até pratos de massa com um molho de compra.

Deixo-vos, hoje, uma outra sugestão, bacon à Brás. É um prato fácil de fazer, rápido e faz sempre sucesso. Espero que gostem!

quarta-feira, 16 de março de 2022

Pica-pau de porco

Uma das minhas resoluções para este ano, é partilhar mais receitas tradicionais portuguesas ou, receitas que se fazem na minha família, desde sempre. A comida de casa é comida de conforto que faz e desperta memórias. É a comida que nos acompanha nas diferentes fases da nossa vida. Lembro-me de pratos que fizeram parte da minha infância, de receitas que se faziam em dias de festa e que continuamos a adorar ou, que se servem em quadras festivas. Há receitas da mãe, da sogra, das tias e das avós. A comida é uma forma de passarmos um pouco de nós aos outros, uma maneira de prolongarmos a nossa existência.

Partilho convosco, hoje, uma receita, pica-pau de porco, que faz sempre sucesso. Pode ser servida como prato principal ou como petisco. Gosto de acompanhar o pica-pau com fatias de pão para ensopar no molho. Tão bom! Espero que gostem.

terça-feira, 15 de março de 2022

Lentilhas guisadas com chouriço

Os livros fazem parte da minha vida, do meu dia-a-dia, das minhas viagens. Ontem, voltei ao programa Praça da Alegria para preparar uma deliciosa carne à portuguesa com batatas cozidas, uma receita que faz sempre sucesso. Durante a viagem, comecei a ler o livro O Hipopótamo de Deus de José Tolentino Mendonça, um autor que adoro, com uma escrita poética que muito me inspira. As suas palavras, para mim, são alimento para a alma.

Um dos primeiros textos do livro intitula-se O Que é uma Refeição? Para além de cozinhar, gosto de ler sobre a importância da comida na nossa vida. Como a comida nos transforma, nos identifica e nos muda. Neste texto, o autor cita Plutarco dizendo que « não nos sentamos a mesa simplesmente para comer, mas para comer com, e esta convivialidade vem a constituir, [...] um factor que distinguia o homem civilizado do bárbaro. (...) À mesa celebram-se eventos fundadores, os nascimentos, os ritos de passagem, os triunfos, mas também o luto, as crises ou a prova. A mesa torna-se visível e identifica a intimidade familiar. Os amigos sabem que ela permite uma qualidade de encontro que lhes é própria. (...). »

Quantos negócios se discutem e fazem à volta da mesa. Quantos conflitos se resolvem à mesa. A mesa torna-se o centro da casa. « É verdade que à mesa não nos alimentamos apenas ao mesmo tempo e dos mesmos alimentos. Alimentamo-nos uns dos outros. Somos uns para os outros, na escuta e na palavra, no silêncio e no riso, no dom e no afecto, um alimento necessário, pois é de vida (e da vida partilhada) que as nossas vidas se alimentam. »

É bom comermos com companhia, uma refeição partilhada tem sempre outro sabor, outra dimensão. Juntar a família à mesa é imperativo. Partilham-se valores, constroem-se memórias.

E partilharem com aqueles de quem vocês mais gostam, deixo-vos a receita de umas deliciosas lentilhas guisadas com chouriço. Ficam maravilhosas!

segunda-feira, 14 de março de 2022

Menu semanal #104

Organizar as refeições da semana, ajuda-nos a ter mais tempo para família ou, para fazermos coisas que gostamos. Ter as refeições pré-preparadas ou, já definidas, é um verdadeiro descanso, liberta-nos do stress de estar sempre a pensar no que iremos cozinhar para o jantar ou, para os almoços. Para vos ajudar e, inspirar, deixo-vos um delicioso menu. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #103.

quinta-feira, 10 de março de 2022

Dourada no forno com limão e batatas

Variar a alimentação, é algo que faz parte das preocupações diárias de muitas famílias. Cá em casa, procuramos alternar pratos de carne com refeições de peixe e, pelo menos, uma vez por semana, temos uma opção vegetariana. Procuramos incluir vegetais crus ou cozidos, em quase todas as refeições principais, não esquecendo, a sopa, pelo menos, ao jantar.

Os pratos de peixe assado no forno são sempre muito bem recebidos, assim que chegam, à mesa, cá em casa. E, um destes dias, para o almoço, assei douradas no forno com limão e batatas. Uma receita simples, que adoramos! Acompanhei as douradas com grelos cozidos, salteados em azeite e alho. Espero que gostem.

quarta-feira, 9 de março de 2022

Cachaço de porco assado no forno com batatas

No mês da chegada da Primavera, gosto sempre de limpar a casa. Fazer uma arrumação que me permita destralhar os armários, as estantes, o roupeiro e, este ano, decidi, que nesta altura do ano, vou também limpar o que tenho no congelador.

O congelador não é para armazenarmos comida sem tempo, nem é lugar para as sobras de isto e daquilo. Cá em casa, cada vez mais, o congelador é um espaço onde a comida circula. Por isso, há que consumir o que tenho antes de voltar a comprar, porcionar e congelar.

Uma das coisas que preparei recentemente e, que tinha congelado, foi cachaço de porco. Por vezes, aproveito as promoções e compro em mais quantidade. Mas há uma altura, em que é imperativo, olhar para o que temos e dar-lhe destino.

O cachaço de porco, cá em casa, foi assado no forno com batatas. Soube-nos tão bem!

terça-feira, 8 de março de 2022

Musse de chocolate com natas e café

O Dia da Mulher é todos os dias, mas, hoje, é um dia ainda mais especial.

Que as nossas vidas continuem a ser marcadas por conquistas, que continuemos a ser luz na vida daqueles que nos rodeiam. Ser mulher é uma dávida incrível, um projecto multifacetado que nos obriga a desempenhar muitos papéis. Em tudo, o importante é não desistirmos daquilo que queremos ou que desejamos ter. Neste dia, lembrem-se de olhar para o céu. O mundo é nosso. Feliz Dia da Mulher!

Para todas as mulheres que conheço e, para todas as que me acompanham, deixo-vos um miminho doce, musse de chocolate com natas e café.

segunda-feira, 7 de março de 2022

Menu semanal #103

Mais uma semana que começa. E, para quem gostar de poupar tempo na cozinha, que procura evitar o stress do dia-a-dia em relação ao que fazer para o jantar, que tenta fazer uma alimentação equilibrada, deixo-vos mais um delicioso menu. Espero que gostem e que vos inspire.


Ver também menu semanal #102.

quinta-feira, 3 de março de 2022

Fritos de esparguete

Evitarmos o desperdício nas nossas cozinhas é uma preocupação constante. O que fazer com sobras de esparguete? Deixo-vos uma sugestão, fritos de esparguete. É uma receita de inspiração italiana e que resulta muito bem. Pode ser feita para aproveitar sobras de esparguete cozido e, até, podem incluir sobras de outros ingredientes que tenham como bacon, azeitonas, ervilhas, entre outros. Cá em casa, estes fritos são sempre um sucesso. Podem ser servidos como entrada ou como prato principal, acompanhados de uma salada. Experimentem e depois digam-me se gostaram.

quarta-feira, 2 de março de 2022

Carne de porco à portuguesa com batatas cozidas

Este ano, coloquei nas minhas resoluções, partilhar mais receitas tradicionais ou, algumas das que se fazem na família de forma recorrente.

Uma das receitas que a minha sogra faz, muitas das vezes quando junta a família, é carne à portuguesa. Este é daqueles pratos que toda a gente adora e repete. E parece que ainda fica melhor no dia seguinte.

Na receita original, a carne é misturada com batatas fritas em cubos e servida com coentros e pickles picados. Se quiserem, podem acrescentar umas azeitonas.

Um destes dias, decidi fazer, cá em casa, e em vez das batatas fritas, para ficar um prato um pouco mais leve, adicionei batata cozida. O resultado também fez sucesso! Um prato a repetir. Espero que gostem.