Abril chega ao fim. Este mês de águas mil, trouxe mais um Peixe em Lisboa. Este ano para além de assistir às demonstrações culinárias de chefs nacionais e estrangeiros, participei de forma mais activa. Realizei uma demonstração culinária no espaço Portugal Sou Eu, a convite da Terrius, e participei enquanto membro do júri num concurso com bloggers, promovido pela Teka.
Participei também num workshop de harmonização de comida com café e vinho, onde me vem à memória um prato de borrego com molho de café e cacau. Neste registo, apresento, hoje, uma receita de chili de carne com chocolate que desenvolvi para um artigo sobre pratos salgados com chocolate na edição de Abril de 2014 da revista Saber Viver.
Chili de carne com chocolate
Ingredientes para 4 pessoas:
750 g de vaca para estufar
45 ml de azeite
1 cebola
4 dentes de alho
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de paprica
1 colher de chá de orégãos em pó
1/2colher de chá de piripíri moído
1/2 colher de chá de pimenta-de-caiena
2 folhas de louro
2 cravinhos
1 estrela de anis
15 ml de molho de soja
800 g de tomate pelado em lata
3,5 dl de caldo de carne
250 g de feijão encarnado seco
30 g de chocolate 70% de cacau
10 g de salsa picada
Sal e pimenta-preta q.b.
Arroz branco cozido para servir
1. Colocar o feijão em água, de preferência de um dia para o outro.
2. No dia seguinte, colocar o feijão demolhado numa panela com água. Temperar com sal, 15 ml de azeite e uma folha de louro. Levar ao lume até o feijão estar cozido. De seguida, escorrer, retirar a folha de louro e reservar o feijão.
3. Colocar 30ml de azeite num tacho. Levar ao lume e adicionar a carne de vaca cortada em cubos. Deixar alourar os pedaços.
4. Adicionar a cebola e os dentes de alho picados. Juntar a folha de louro e as restantes especiarias. Temperar com sal e pimenta-preta a gosto.
5. Juntar o tomate pelado previamente passado pelo passe-vite com o seu molho, o caldo de carne e o molho de soja. Deixar cozinhar com o tacho tapado e o lume no mínimo, durante 1 hora.
6. Juntar o feijão cozido e o chocolate. Mexer e deixar cozinhar durante dois a três minutos.
7. Servir polvilhado com salsa picada e a acompanhar, arroz branco cozido.
7 comentários :
Não há nada melhor do que um bom chili com carne. E o truque é um quadrado de chocolate negro para o chili e outro para a boca (do cozinheiro, claro!!!).
super exótico este chilli!
ópimo aspecto!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
vou experimentar de certeza
A sugestão ficou divinal. Adorei!
Fiquei com pena de não poder estar presente n Peixe em Lisboa e tinha os convites. O meu Blog também ficou em Segundo lugar no desafio da Teka(por likes) e também tinha livre transito no dia da prova dos bloggers. Mas tive muito trabalho e foi-me totalmente impossível.
Relativamente ao Workshop no Porto fica muito em cima Isabel. Que pena. Ainda não é desta vez. Fico mesmo muito triste. Tenho tanta vontade de a conhecer pessoalmente.
Ficarei a aguardar pela próxima visita.
Continuação de muito sucesso. É merecido.
Beijinhos.
Aurea Neves
Muito interessante, vou ver se exprimento!! :)
Bom dia professora Isabel, que tipo de caldos usa? Por exemplo neste caso usou caldo de carne líquido, como o fez?
Obrigado pela partilha e ainda este semana testo :)
Enviar um comentário