terça-feira, 9 de maio de 2017

Dourada assada no forno à Portuguesa


Depois de estar uns dias em Paris, a convite da cidade, cheguei e parti logo para umas curtas férias na região do Douro. Soube bem fazer esta pausa para uns dias de descanso sem planos e horários traçados. Soube tão bem descobrir a gastronomia duriense. Todos os dias de manhã fazia uma caminhada pelo campo.

Agora em Lisboa, já voltei à rotina. As compras para as refeições da semana estão feitas. Já voltei às arrumações cá em casa. Todos os anos, principalmente na Primavera, procuro dar uma arrumação grande em algumas divisões da casa. Aquelas onde costumo acumular muitas e muitas coisas, cozinha, escritório e o closet. Quando faço estas arrumações descubro sempre coisas que não uso há anos e claro, nascem também logo novas necessidades. São precisas sempre mais caixas para arrumar, mais suportes, entre outras coisas inevitáveis para que fique tudo mais bonito, em ordem. Quando a nossa casa está feliz isso ajuda-nos a viver de forma mais tranquila. O conforto, a ordem do espaço onde vivemos é muito importante para o nosso bem-estar. Para arrumar, só custa começar!

E as rotinas em Lisboa passam pela cozinha e pela preparação das refeições cá de casa. Um destes dias para o almoço preparei umas douradas no forno. Cá em casa os pratos de peixe no forno são sempre um sucesso.


Dourada assada no forno à Portuguesa

Ingredientes para 2 pessoas:
2 douradas
120 ml de azeite
2 cebolas
1 folha de louro
3 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
3 tomates maduros
300 g de batatinhas novas cozidas com a casca
70 ml de vinho branco
1/2 colher de chá de paprica
2 colheres de sopa de coentros picados


1. Temperar as douradas com sal e pimenta-preta a gosto.

2. Refogar cebola em meias luas, dentes de alho picados, folha de louro, pimento sem pele cortado em tiras em 50 ml de azeite. Assim que a cebola quebrar adicionar o tomate picado, sem pele. Temperar com sal e pimenta. Deixar refogar um pouco.

3. Colocar o refogado numa assadeira. Em cima colocar as douradas e dispor, em volta, as batatas.

4. Misturar numa taça 70 ml de azeite com 70 ml de vinho branco, a paprica e os coentros picados. Regar o peixe com esta mistura.

5. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante aproximadamente 20 a 25 minutos.

5 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Que belas douradas,....que maravilhas,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Laranjinha disse...

Obrigada, Mary.
O peixe assado cá em casa é um prato que agrada a todos.
Um beijinho.

feliza disse...

bom dia, esta receita e de dar água na boca, já vou preparar. Obrigada pela receita

Unknown disse...

Ficou uma delícia

Anónimo disse...

Faço assim é fica uma delícia.😋😋
E agora vou contar um segredo: cá em casa, os meus netos não são muito amigos de peixe. O Martim só gosta de “dourada”. Então, como “ com papas e bolos se enganam os tolos”… cá em casa só entra dourada!!! Ahahah!!!