terça-feira, 23 de maio de 2017

Barquinhos de batata-doce com ovo


Há quem goste de ficar a manhã na cama. Há quem goste de acordar cedo, de aproveitar o nascer do sol nos dias de Primavera. Independentemente do modo como gostamos de começar o dia, todas as manhãs deveriam começar com o pequeno-almoço na mesa.

Cá em casa temos o hábito de tomar sempre o pequeno-almoço, sejam dias mais ou menos apressados. Durante a semana optamos por coisas mais simples e práticas como leite, café, pão, queijo, iogurte, flocos de aveia e fruta. Ao fim-de-semana, sempre que podemos, optamos por fazer um pequeno-almoço mais rico. Sentamo-nos à mesa e desfrutamos de muitas coisas boas. Há dias em que faço panquecas ou waffles. Sumos de fruta naturais. Coloco na mesa pão fresco, compotas, queijos, entre outras coisas que nos ajudam a começar o dia de forma muito feliz. Nestes dias gosto também de fazer ovos. O ovo é um ingrediente tão simples mas ao mesmo tempo tão versátil. Ovos quentes, ovos mexidos, ovos estrelados ou ovos escalfados.

A sugestão que vos deixo, hoje, fez parte de um dos nossos pequenos-almoços de domingo, leva batata-doce e ovo. Fica tão bom!


Barquinhos de batata-doce com ovo

Ingredientes para 4 pessoas:
2 batatas-doce cor de laranja
4 ovos médios
1 colher de sopa de cebolinho picado
Azeite q.b.
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar as batatas numa assadeira. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 1 hora. A meio voltar as batatas. As batatas não devem ficar demasiado assadas (espetem uma faca numa das batatas, se passar sem resistência, está assada).

2. Deixar arrefecer um pouco as batatas.

3. Cortar as batatas ao meio, na longitudinal. Com a ajuda de uma colher, retirar parte da polpa do interior, mas sem ferir a casca da batata.

4. Colocar um ovo em cada metade de batata. Dispor as batatas numa travessa de forno untada com um pouco de azeite.

5. Polvilhar com sal e pimenta.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 25 minutos ou até o ovo estar cozinhado.

7. Ao sair do forno regar com um fio de azeite e polvilhar com o cebolinho fresco.

Colocar o ovo no barquinho de batata pode revelar-se uma aventura, pois o ovo pode ser maior do que o ninho que fizemos. Há quem separe a gema da clara. Coloque primeiro a clara e depois a gema. Ao colocar a clara, consegue-se perceber se a gema tem ou não espaço. Se for necessário, tira-se a clara e alarga-se o espaço para a gema ficar confortável!

Sem comentários :