segunda-feira, 15 de maio de 2017

Pudim de sementes de chia com morangos


O fim-de-semana que passou foram dias de fortes emoções. O Papa Francisco esteve em Fátima para as comemorações dos cem anos das aparições. Os três pastorinhos foram canonizados. Para a fé cristã este foi um momento espiritual muito importante. Foram momentos de paz, de amor e de esperança. O Papa Francisco tem o dom de iluminar os nossos corações.

O Benfica consagrou-se, no sábado, tetra campeão. É delicioso ver a alegria dos adeptos. Havia festejos por toda a cidade, carros a apitar, bandeiras e cachecóis no ar. A verdadeira festa fez-se no Marquês de Pombal.

Para mim, um dos momentos altos do fim-de-semana, foi ver a vitória de Salvador Sobral na Eurovisão. Salvador reconciliou os portugueses com o Festival da Canção. Quando era miúda, lembro-me de toda a gente se reunir em frente à televisão para vermos o festival. Era um momento nacional, de orgulho, que nos colava à frente do televisor, em família.

Confesso, que nos últimos anos, deixei de acompanhar o festival. Mas este ano foi diferente. O poema Amar pelos Dois de Luísa Sobral cantado pelo irmão enche-nos o coração. Traz-nos uma mensagem doce, bonita a que não ficamos indiferentes. Cá em casa apaixonámo-nos pela música. Ouvimo-la e continuamos a ouvi-la quase todos os dias. Se tudo correr bem, para o ano, não vou perder o Festival da Canção!

Se no sábado andei de um lado para o outro, com direito a jantar com amigas de longa data. No domingo, ficámos em casa. Depois do pequeno-almoço fui ao mercado que se realiza aqui muito perto da minha casa. Gosto de ir ao mercado comprar frutas, legumes, frutos secos e ervas aromáticas. Uma ida ao mercado e percebe-se tão bem o ciclo da natureza. As frutas e os legumes da época enchem as bancadas. E se pensam que nos mercados só se encontram produtos tradicionais, estão enganados. Cada vez mais, os vendedores procuram acompanhar as tendências e dar resposta aos consumidores. Do mercado trouxe também sementes de chia. Vendidas avulso. Usei-as logo para a sobremesa do almoço.


Pudim de sementes de chia com morangos

Ingredientes para 3 pessoas:
70 g de sementes de chia
230 ml de leite frio
150 ml de creme de coco
80 g de mel
6 framboesas
6 morangos
Hortelã para decorar q.b.


1. Misturar, numa taça, as sementes de chia com o leite e com o creme de coco. Ir mexendo de vez em quando até as sementes ficarem hidratadas.

2. Adicionar o mel e mexer muito bem.

3. Distribuir o preparado por 3 copos.

4. Dispor duas framboesas por copo.

5. Cortar os morangos em pedaços pequenos e distribuir pelos copos.

6. Decorar com hortelã.


Ao servir podem regar os morangos com um fio de mel.

9 comentários :

Ana disse...

Deve ser delicioso! Onde posso encontrar creme de coco? Obrigado mais uma vez por este presente...

Laranjinha disse...

Ana,
o creme de coco, comprei penso que no Jumbo ou no Continente, da marca Koala. Mas encontra-se noutros supermercados. Costuma estar ao lado do leite de coco.
Um beijinho.

Unknown disse...

Olá. Gosto muito do blog e gostava de experimentar a receita mas não gosto de coco, é possível substituir o creme de coco por outra coisa de forma a não alterar muito o sabor da receita?
Beijoca

Anjo-de-Mel disse...

Nice, Isabel! Aqui só se tem usado as sementes de chia para colocar na massa de pão caseiro, mas queria experimentar outras utilizações. Gostei deste tua sugestão! Já agora, uma questão: já li algures q as sementes de chia devem ser consumidas sempre hidratadas e não em 'cru' como costume colocar no pão. Sabes algo sobre isso? Obrigada :) Bjinhos e bom resto de semana e VIVA SALVADOR, VIVA PORTUGAL!!!

Os bolos da anikas disse...

Olá Isabel
Gostei muito do seu post. É verdade qdo era pequena o festival da canção era um acontecimento e parece que o Salvador fez-nos reviver esses tempos. Tem razão a canção é muito bonita e ele canta muito bem! Aqui vou todos os Sábados ao mercado a Cascais comprar as frutas e legumes. Teem outro gosto e duram mais tempo. Os pudins tem muito bom aspecto, será que sabem muito a leite?
Beijinhos
Ana http://acozinhadaanikasblog.wordpress.com

Laranjinha disse...

Rita,
pode substituir os líquidos por um leite vegetal, que goste.

Laranjinha disse...

Ana,
para o meu gosto, acho que não ficam a saber muito a leite. No entanto, pode usar um leite vegetal que goste. De amêndoa, por exemplo.
Um beijinho,

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
podemos usar as sementes de chia no pão. O que pode acontecer é a massa precisar de mais um pouco de água. Podem-se usar para polvilhar um batido ou prato de iogurte com frutas, por exemplo. Pequenas quantidades.
Agora para este tipo de sobremesas é imperativo que as sementes sejam hidratadas. Pela quantidade e pelo sabor, textura final.
Um beijinho.

Ana disse...

Obrigado Isabel. Vou pôr na lista das compras para experimentar a receita :)