sexta-feira, 26 de julho de 2024

Gaspacho de tomate com creme de ricotta e manjericão

Gaspacho combina com o Verão! Gostar de sopas frias foi uma apredizagem. Por vezes, temos preconceitos em relação a algum ingrediente ou preparação e, depois de o experimentarmos, em diferentes ocasiões, acabamos por mudar a nossa opinião. E isso é bom! Pelo menso penso assim. Por isso, nos meus workshops quando alguém que me diz que não gosta de isto ou daquilo, aconselho sempre a provarem. Por vezes, o nosso palato muda.

Se, há uns anos atrás, torcia o nariz a sopas frias, hoje, posso-vos dizer, que nos dias de calor, o que me tem apetecido são sopas frias. Quem diria, não é?

Uma das sopas que se tem feito na minha cozinha, nesta altura do ano, é gaspacho. Começamos a encontrar bom tomate à venda e, isso, na minha opinião, faz toda a diferença. Deixo-vos uma receita de gaspacho, que adoramos, cá em casa e, que servi com um delicioso creme de ricotta. Este Verão, experimentem as sopas frias!

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Salada crocante de couve com beterraba

As saladas são excelentes acompanhamentos, seja de pratos de carne ou de peixe. Nesta altura do ano, as saladas são rainhas na minha mesa. Adoro fazer saladas. São frescas. Coloridas e sabem tão bem!

A salada que, talvez, mais vezes faça, é a tradicional de tomate, alface e pepino. Umas vezes, acrescento cebola, outras, rúcula, outras ainda, pimento assado e/ou azeitonas, dependendo do que tenha. No entanto, também gosto de ir variando as saladas que faço, com ingredientes menos usuais. Por isso, deixo-vos, hoje, uma salada de couve coração com beterraba listrada (Chioggia) e que fica maravilhosa. Experimentem!

terça-feira, 23 de julho de 2024

Sopa de curgete com feijão verde

As sopas fazem parte das refeições da semana, cá em casa. Se ao almoço, nem sempre comemos sopa, ao jantar, não falha.

De há uns anos para cá, que procuramos fazer jantares mais leves e, nesta altura do ano, as nossas refeições, à noite, fazem-se com sopa e salada.

Como já partilhei convosco, agora tenho uma pequena horta com a minha mãe e, este ano, já colhemos curgetes e feijão verde. E para dar destino à abundância, nada melhor do que uma sopa!

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Menu semanal #220

Para vos ajudar a organizar e a planear as refeições da semana, deixo-vos, hoje, um menu pensado para esta altura do ano com comidas frescas, a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #219.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Brownie de três chocolates

Na minha cozinha fazem-se muitas sopas, estufados, guisados, assados no forno, pães, pizzas, massas, mas poucos doces. Apesar de adorar um docinho, a verdade, é que, por um ou outro motivo, as sobremesas vão ficando para trás.

Esta semana, tive convidados, num almoço, cá em casa e, decidi fazer um brownie. Este é daqueles tipos de bolos que quase toda a gente gosta e que servido com uma bola de gelado de baunilha, de preferência de Madagáscar, fica maravilhoso e faz um brilharete. E foi isso que fiz! Experimentem.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Arroz salteado com frango e legumes

Existem muitas receitas que nos ajudam a reduzir o desperdício de alimentos. Mas uma que adoro e faço muitas vezes é a de arroz salteado. 
 
Podemos usar sobras de arroz e de tudo e mais alguma coisa. Na receita que partilho convosco usei, para além das sobras de arroz e de frango, uma cenoura e um pedaço de couve que precisavam urgentemente de destino. No entanto, podem usar os legumes que tiverem e que gostarem. Para terem uma ideia, por vezes uso sobras de pimento. 
 
Para servir, em vez de sementes de sésamo, quando tenho utilizo caju torrado e salsa picada. Partilho convosco estas substituições, porque as receitas são pontos de partida e muitas vezes, há quem olhe para os ingredientes da receita e diga não faço, porque não tenho isto ou aquilo. Adaptem sempre que possível, as receitas ao vosso gosto e ao que tiverem em casa. Divirtam-se a cozinhar!

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Sopa fria de pepino e caju

Adoro sopas. Para mim, durante anos, sopa era quente. Reconfortante, ideal para começar uma refeição. Sempre que me falavam em sopas frias, torcia um pouco o nariz. A não ser que fosse gaspacho, tanto o alentejano como o dos nuestros hermanos. Mas tudo na vida se transforma. E, na mudaça, há sempre um caminho.

Passei a olhar para as sopas frias com outro interesse, depois de umas férias na Andaluzia, há uns anos. Para iniciar a refeição, o meu marido escolhia uma sopa fria e eu escolhia outra coisa qualquer, que não ficou na memória. Antes de inciarmos a refeição, incentivava-me a provar a sopa e, não é que eu passei a gostar e a olhar para as sopas frias com outro entusiasmo! Hoje em dia, nos meus workshops, quando alguém me diz que não gosta de isto ou daquilo, digo, sempre, pelo menos provem! As circuntâncias mudam e o nosso palato também se altera. E por vezes, temos boas surpresas.

Hoje em dia, no Verão, aqui por casa, já se fazem sopas frias. Um destes dias, para dar destino a pepinos que vieram da horta, fiz uma deliciosa e refrescante sopa fria. Espero que gostem!

terça-feira, 16 de julho de 2024

Menu semanal #219

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #218.

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Borrego guisado com feijão verde e grão-de-bico

Este ano, a horta tem-nos presenteado com feijão verde. E para além de ter congelado, pois a produção não espera, tenho-o usado em vários pratos. Usei-o em saladas, sopas, cozido para acompanhar os grelhados de fim-de-semana, salteado com azeite e alho e em guisados. Feijão verde guisado com bacalhau, com ovos ou com carne, resulta muito bem.

Um destes dias para aproveitar a abundância do feijão verde da horta decidi fazer um guisado com carne de borrego. Que bom que ficou!

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Salada de quinoa com frango, feijão verde e nozes

Verão é sinónimo de comidas leves. Nesta altura do ano, cá em casa, as saladas são rainhas das nossas refeições. Um destes dias, decidi dar uma volta à despensa e identificar alguns ingredientes que precisam de destino. Um dos que identifiquei, foi uma embalagem de quinoa.

Cozi-a. Escorri e depois coloquei num tabuleiro para arrefecer mais rapidamente. Guardei a quinoa cozida numa caixa no frigorífico para se ir usando. Uma das receitas que preparei foi esta salada. Se decidirem experimentar, vão ver que a combinação com as nozes resulta de forma crocante e deliciosa.

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Menu semanal #218

Para vos ajudar a organizar e a planear as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #217.

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Couve lombarda salteada

Gosto de variar os acompanhamentos. No entanto, o arroz, as batatas-fritas, as saladas e os purés foram e, são muitas vezes, as opções escolhidas para acompanhar os pratos de carne ou de peixe. No entanto, desde que, há uns anos, decidi incluir mais legumes nas minhas refeições, passei a procurar outro tipo de acompanhamentos, para além dos habituais. Uma das coisas que passei a fazer mais vezes é couve salteada. Deixo-vos, hoje, uma das receitas que costumo fazer. Espero que gostem e que passem a escolher a couve para os vossos acompanhamentos.

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Sopa de alho-francês com espinafres

Cá por casa, temos o hábito de servir sopa às refeições, principalmente, ao jantar. De há uns tempos para cá, procuramos fazer dos jantares refeições mais leves. Ou seja, começamos com um prato de sopa e, depois, complementa-se com uma salada, por exemplo. Mas, há alturas, em que sopa serve de refeição.

Variar o que comemos e incluir um grande número de plantas, por semana, às refeições é uma prática que já seguia, mas agora inspirada pelo professor Tim Spector, é algo que passei efectivamente a fazer. Nesse sentido, a sopa é uma excelente ajuda, pois traz imensos benefícios para a nossa saúde e permite-nos, num só prato, usar vários legumes. Pela vossa saúde, comam sopa!

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Menu semanal #217

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições para toda a família, deixo-vos, hoje, mais um menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #216.

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Delícia de mascarpone com coco e morangos

Que bem que sabe uma sobremesa para terminar uma refeição! E nesta altura do ano, apesar de o tempo andar um pouco avariado, pois ora chove, ora está calor, continua a saber bem uma sobremesa fresca. Um destes dias, fiz uma sobremesa com mascarpone, leite de coco e morangos que fez as delícias de quem provou! Deixo-vos, hoje, a receita. Experimentem.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Bolonhesa com feijão verde

Quando temos uma horta, ela não espera. Assim que começa a produzir, é tempo de apanhar. E uma das coisas que temos que apanhar, sem falta, no tempo certo, é o feijão verde. Se deixarmos passar o tempo, ganha fio e endurece.

O feijão verde, para cozer, usar em sopas, saladas ou, outras preparações, na minha opinião, é bom é ser tenro. Um destes dias, para dar destino a feijão verde que trouxe da horta, decidi fazer carne à bolonhesa, que o meu marido tanto adora mas, com feijão verde. O resultado fez sucesso!

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Menu semanal #216

Para vos ajudar a planear e a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #215.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Bolo de iogurte e coco

O Domingo era o dia de eu ligar o forno. De ver se tinha farinha, ovos e mais um ou outro ingrediente. Nessa altura, havia um entusiasmo difícil de explicar. Fazer um bolo era algo tão simples e tão especial.

Quando as laranjeiras tinham laranjas, havia bolo de laranja. Quando os limoeiros nos ofereciam a graça dos seus frutos, havia bolo de limão.

Lembro-me que fazia bolo de café, numa forma de buraco, bolo de iogurte e o clássico pão-de-ló.

Um destes dias, cá em casa, lembrei-me dos Domingos, em casa dos meus pais, em que ligava o forno para fazer um bolo. Ao abrir a despensa, a embalagem do coco chamou por mim e a receita escolhida foi a de um bolo de iogurte e coco. Fica mesmo muito bom!

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Salada de quinoa com frango, queijo e abacate

As saladas são uma opção fresca, colorida e deliciosa para as refeições desta altura do ano. Relembro que no próximo dia, 5 de Julho de 2024, vamos ter um workshop dedicado a Saladas de Verão. Podem reservar o vosso lugar na Ticketline. De uma maneira geral, todos sabemos fazer saladas. Chegamos a casa, vê-se o que há no frigorífico, junta-se tudo numa taça e, já está! No dia-a-dia, quando queremos fazer uma refeição rápida e fresca resulta. Mas, quando queremos elevar a fasquia e fazer saladas com mais complexidade de sabor, é importante sabermos que ingredientes escolher, como fazer combinações que surpreendem, entre outras dicas valiosas que vão aprender no workshop. Conto convosco!

Cá em casa, as saladas são, muitas vezes, a opção para fazermos uma refeição. São uma forma de dar destino a alguns ingredientes que trago da horta e ajudam-nos a comer comida com vida, que é um aspeto que valorizo em termos de alimentação e que tantas vezes vos recomendo. Deixo-vos, hoje, uma salada de quinoa com frango, queijo e abacate. Tão prática. Espero que gostem!

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Sopa de legumes com ervilhas de quebrar

Um dos meus objetivos, para este ano, era ter uma horta com a minha mãe. E hoje, posso dizer que foi um objetivo realizado ou que continua a ser concretizado. Dá muito trabalho, tem custos, exige atenção e cuidados quase diários mas, no final, a satisfação de colocarmos comida na mesa que plantámos e colhemos é deveras gratificante. Até parece que tem outro sabor!

Uma das coisas que semeámos, pela primeira vez, na nossa horta, foram ervilhas tortas ou de quebrar. Estas ervilhas consomem-se com a vagem e são doces e crocantes. Perante a abundância momentânea que a horta nos oferece, decidi dar destino a estas deliciosas ervilhas. Uma das coisas que decidi fazer, foi uma sopa. Uma sopa ao estilo da sopa de feijão verde, em que usei as ervilhas de quebrar cortadas em juliana. Ficou tão boa!

terça-feira, 18 de junho de 2024

Couve lombarda assada com grão-de-bico e queijo feta

O Verão ainda não chegou mas, por aqui, já comecei a preparar as próximas leituras. Verão é sinónimo de praia, de férias e de dias mais tranquilos. Por isso, para esta altura do ano, gosto de escolher romances de leitura fácil, que me ajudem a viajar e sonhar. Sabem que tenho uma perdição por romances que juntem a comida e a vida. Para ler, assim que as férias chegarem, na minha lista já tenho:
- A Escola Culinária de Paris de Sophie Beaumont
- Um Chá em Tóquio de Julie Chaplin
Ambas as autoras são novidade para mim. E vocês, já começaram a preparar as vossas leituras?

Enquanto o Verão não chega, deixo-vos uma receita, para os dias em que queremos fazer uma refeição sem carne e sem peixe. Espero que gostem!

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Menu semanal #215

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso e fresco menu, cheio de receitas práticas para toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #214.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Noodles com frango, ervilhas e caju

Este ano, pela primeira vez, tive na horta ervilhas de quebrar ou ervilhas tortas. Para dar destino à abunbância que aquilo que semeamos nos oferece, resolvi preparar algumas receitas com este delicioso e crocante ingrediente.

As ervilhas de quebrar são muito versáteis. Podemos usá-las em sopas, em saladas, em pratos de carne, com massa, entre outras opções. Para vos inspirar a utilizar estas ervilhas na vossa cozinha, deixo-vos, hoje, uma receita de inspiração asiática. Espero que gostem!

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Jardineira de choquinhos

Os workshops estão de volta a Lisboa! Marquem na agenda e inscrevam-se. No dia, 5 de Julho de 2024, sexta-feira, às 19h, vamos ter Saladas de Verão - para surpreender ou para levar, na Academia Auchan de Alfragide. Vai ser um final de tarde muito fresco e cheio de sabor. Podem reservar o vosso lugar na Ticketline. Conto convosco!

Junho trouxe dias mais frescos e chuvosos e, para aproveitar as ervilhas que trouxe da horta, resolvi fazer um prato reconfortante, jardineira de choquinhos. Deixo-vos, hoje, a receita. Espero que gostem.

terça-feira, 11 de junho de 2024

Menu semanal #214

Para vos ajudar a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas para toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #213.

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Salada de couve coração com maçã e nozes

Os dias quentes pedem comidas frescas. Um destes dias, para aproveitar uma couve-coração que tinha trazido da horta, decidi fazer uma salada. A escolha recaiu numa combinação clássica, couve e maçã. E ficou tão bom! Experimentem.

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Bife com ervilhas de quebrar salteadas

Por aqui, continuo a tentar dar destino a alguns ingredientes que trago da horta. Este ano, pela primeira vez, semeei ervilhas tortas ou de quebrar. Ao contrário das ervilhas de debulhar, estas, são consumidas com a vagem. A vagem, enquanto jovem, é crocante e tenra. Quando já tem os grãos formados, a vagem torna-se dura e fibrosa. Por isso, é cozinhá-las enquanto são tenras. E é isso que tenho tentado fazer, cá em casa, aproveitando a abundância da horta. Uma das receitas que fiz, foi bife com ervilhas de quebrar, uma receita de inspiração asiática, que resulta tão bem

Sobre as ervilhas de quebrar, mais uma dica. Como calculam, a preparação, antes de as usarmos, é importante. O primeiro passo, passa por lavar as ervilhas em água fria e, secar. De seguida, retirar o pedúnculo, puxando o fio, se o houver, exatamente como se faz ao feijão verde, assim como cortar as extremidades. Pelo menos, gosto de fazer assim. Experimentem!

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Menu semanal #213

Para vos ajudar a planear e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal. Espero que gostem e que se inspirem.


Ver também menu semanal #212.

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Bifes de frango de cebolada

Há clássicos que fazem sempre sucesso! Um desses clássicos, é carne de cebolada. Um destes dias, para uma refeição que se queria rápida, lembrei-me dos bifes de frango com cebolada. Ficam tão bons!

Em casa dos meus pais, a carne de cebolada era, quase sempre, acompanhada com batatas cozidas. Mas, podemos optar por puré, massa, legumes assados, arroz ou, até, batatas fritas. É só escolher o acompanhamento. Deixo-vos, hoje, a receita.

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Arroz de entrecosto com couve

Um dos meus objetivos, para 2024, prende-se com livros e leituras. Este ano, gostava de voltar ao ritmo de leituras de outros anos. Até agora, estou a conseguir cumprir. Já li:
- A colher de ouro de Jessa Maxwell;
- Uma de açúcar e outra de sal de Susan Wiggs;
- Hábitos atómicos de James Clear;
- Misericórdia de Lídia Jorge;
- A papisa Joana de Donna Woolfolk Cross;
- Esperança de Vida de David Sinclair. Um livro sobre como podemos prevenir o envelhecimento.
Gosto de ler romances e, nos últimos anos, tenho procurado ler histórias que juntem ficção e cozinha. Este ano, decidi que quero ler, também, sobre alimentação ou, melhor, sobre o poder na alimentação na nossa saúde e vida.

A par dos objetivos de leitura, este ano, tenho, também, como objetivo ter uma horta. E uma das coisas que tenho na horta a precisar de destino são couves. Por isso, um destes dias, decidi fazer para o almoço um prato reconfortante e cheio de sabor. Espero que gostem.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Menu semanal #212

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu, cheio de sugestões práticas para toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #211.

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Salada de laranja com melancia e hortelã

Nos últimos tempos tenho dado prioridade às sobremesas com fruta. Tenho feito algumas saladas e, hoje, deixo-vos mais uma. A laranja com a melancia, combinam tão bem. Experimentem!

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Torradas com espargos, abacate e ovo

O pequeno-almoço é das refeições que, ao longo dos anos, mais tenho variado. Durante anos, comecei o dia com o tradicional pão, torrado ou em sandes, com leite e café ou, com leite e chocolate.

Depois, passei por uma fase de papas de aveia - frias, de tacho e de forno - de batidos, de panquecas e, outra ainda, em que tentei incluir legumes logo na primeira refeição do dia, fazendo mil e uma combinações, como por exemplo, tostas de batata-doce, noodles de curgete com ovos, para terem uma ideia.

A verdade, é que gosto de variar o que como ao pequeno-almoço. Gosto de começar o dia com comida com vida, com cor, que me traga energia para o corpo e para a alma. Uma das coisas que gosto de fazer é ovos. Ovos estrelados, cozidos, mexidos, em omelete ou escalfados. Quando tenho tempo, gosto de preparar torradas com abacate e ovos. Um destes dias, juntei-lhe espargos. Deixo-vos a receita.

terça-feira, 21 de maio de 2024

Carne de vaca estufada com vinho tinto

Há várias maneiras de estufarmos ou guisarmos carne. Podemos fazer um refogado, em primeiro lugar e, depois adicionar a carne. Podemos alourar, previamente a carne e, acrescentar de seguida os restantes ingredientes. Ou, podem fazer como eu. Juntar todos os ingredientes numa panela e levar ao lume. Simples. Prático e fica mesmo muito bom!

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Menu semanal #211

Comida organizada, vida facilitada! Para quem procura ideias, inspiração para organizar e preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu.


Ver também menu semanal #210.

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Bolo de laranja com azeite e sementes de papoila

Fazer um bolo é um prazer! Hoje em dia, numa ida ao supermercado ou, a uma padaria, temos facilmente bolos à venda, desde os mais sofisticados até aos mais simples. Apesar de toda essa facilidade que os tempos modernos nos oferecem, fazer um bolo, continua a ser uma atividade muito gratificante.

Para além da satisfação pessoal, os bolos que fazemos podem ser também uma forma de darmos destino a alguns ingredientes. Cá em casa, por vezes, decido fazer um bolo para dar destino a fruta madura ou a fruta que tenho em abundância. Por aqui, agora, ando a dar destino às laranjas que trago do quintal.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Sopa de abóbora com feijão verde

A sopa é um alimento que valorizo e que procuro ter, sempre, no meu frigorífico, pronta a usar. De uma maneira geral, todas as semanas faço uma nova sopa.

Podemos fazer sopas com mil e uma combinações. Para mim, a sopa é uma excelente maneira de iniciarmos uma refeição. Sacia, ajuda-nos a ingerir mais líquidos e é uma forma prática de incluirmos mais legumes na nossa alimentação. Por tudo isto, viva a sopa nas nossas refeições!

terça-feira, 14 de maio de 2024

Arroz de favas com rojões

As favas, tal como as ervilhas e os espargos, são sinónimo de Primavera. Apesar de hoje em dia, termos estes alimentos disponíveis praticamente o ano inteiro, a verdade, é que quando os cultivamos, apanhamos e cozinhamos, têm sempre outro sabor.

Se as ervilhas e os espargos, até vou comendo o ano inteiro, as favas já não é bem assim! Desde que me lembro que os meus pais sempre gostaram de semear favas para colhermos entre Abril e Maio. Tenras, sem o olhinho preto. Foi como me habituaram a gostar delas. Quando são tenras, até me esqueço de lhes tirar a unha! Apesar de congelar as favas, gosto de as consumir por esta altura.
Um destes dias, para dar destino a favas que trouxe do quintal, resolvi fazer um arroz. Ficou tão bom! Experimentem.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Menu semanal #210

Para vos ajudar a planear e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #209.

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Bolo de laranja com azeite e amêndoa

Ter uma horta é algo mesmo muito especial e gratificante. Por um lado, colocamos as plantas ou árvores na terra e, depois, é preciso um cuidado constante. Regar. Controlo de pragas. Ervas daninhas. Entre muitas outras coisas, para além de utensílios e equipamentos.

Ter uma horta dá muito trabalho, mas dá, também, muita satisfação. O tempo que passo na horta parece sempre que passa tão rápido! Talvez, por isso, esteja sempre com vontade de ir ver o quintal, se o que plantei já cresceu, se ainda consigo apanhar as últimas favas da estação e as primeiras ervilhas, se os espinafres cresceram, se os tomateiros já estão em flor, se os pepinos já têm frutos! E como estarão as batatas-doces? Meu Deus! Ter uma horta é um amor e preocupação constante.

Quando temos uma horta ou quintal gostamos de usar o que temos, fruto do nosso esforço e cuidado. Este ano, tenho procurado dar destino às laranjas, doces e sumarentas, que tenho trazido.