quarta-feira, 24 de abril de 2024

Salada de laranja com morangos e manjericão

Por aqui, continuamos a tentar aproveitar as laranjas que tenho no quintal. As laranjeiras foram plantadas pelo meu pai e durante estes anos têm-nos presenteado com laranjas doces e sumarentas. Apanho em quantidade, trago para Lisboa e vamos consumindo. Esta semana decidi fazer uma salada de laranja com morangos, mirtilos e manjericão, para servir como sobremesa. Combinação muito feliz, que todos adorámos!

terça-feira, 23 de abril de 2024

Menu semanal #207

Para vos ajudar a planear e a organizar as refeições da semana, deixo-vos mais um menu semanal, cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #206.

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Salmão assado com espargos na air fryer

Há alturas, em que chego a casa e, preciso de ter o almoço ou o jantar na mesa, num abrir e fechar de olhos. De há uns tempos para cá, a air fryer tem sido uma ajuda preciosa nesse aspeto. Esta semana, fiz salmão assado com espergos em oito minutos! Rápido. Prático e delicioso! Estou cada vez mais fã da air fryer.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Salada de laranja com burrata e dukkah

O tempo quente pede saladas! E, aqui por casa, as saladas fazem parte da nossa mesa e são a escolha para muitas das nossas refeições. Um destes dias, decidi fazer uma salada para aproveitar as laranjas doces e sumarentas que trago do Ribatejo. Aproveitei e usei, também, a famosa mistura de sementes e especiarias tão usada no Médio Oriente, dukkah. Tão aromática!

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Dukkah

De há uns anos a esta parte que, cá em casa, temos mudado a nossa alimentação. Não vamos para novos e começámos a sentir algumas necessidades de mudança. Sem radicalismos, sem ideias obsessivas, por isto ou, por aquilo. A nossa mudança prende-se com o intuito de fazer uma alimentação mais saudável, mais equilibrada e sem deixar de comer alguns alimentos. Ou seja, procuramos fazer conjugações mais equilibradas e que nos façam sentir bem.

Para terem uma ideia, os almoços são, de uma maneira geral, mais fartos e os jantares mais leves. Procuramos também ter sempre sopa feita para incluir, pelos menos, em uma refeição do dia e, comer a maior quantidade de plantas que conseguirmos. Nesse sentido, as saladas são uma preparação recorrente, cá em casa.

Um destes dias, fiz uma salada e decidi fazer uma mistura de sementes, frutos secos e especiarias muito usada no Médio Oriente, principalmente no Egipto, conhecida como dukkah. Pelo que sei, consome-se mergulhando primeiro o pão em azeite e, depois, na mistura de sementes.

O dukkah é um tempero muito versátil que pode ser usado em saladas, aperitivos, sopas, ovos, pratos de carne ou de peixe, nas torradas de abacate, húmus ou babaganoush. A sua composição varia de país para país. Há muitos restaurantes a incluí-la nas suas cartas. Cá em casa, estamos fãs.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Menu semanal #206

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal, cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #205.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Arroz de línguas de bacalhau com grelos e ovos escalfados

Há cerca de 3 anos, decidi fazer uma horta com a minha mãe. Uma horta com dois objetivos, por um lado, termos produtos frescos, cultivados por nós, e por outro, ser uma ocupação, algo que a minha mãe tem que cuidar todos os dias. Na horta, há sempre coisas para fazer. Regar. Adubar. Tirar ervas. Cuidar da terra. Semear. Plantar. Colher. É um trabalho sem fim, mas deveras gratificante.

Este ano, a minha mãe decidiu que queria ter couves que dessem grelos. Plantámos couve nabo. E para nossa felicidade, agora, temos grelos. Uma das primeiras receitas que fiz, foi línguas de bacalhau com grelos e ovos escalfados. Fica tão bom! Um prato muito reconfortante.

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Borrego assado com batatas na air fryer

A air fryer é um daqueles equipamentos que me conquistou. Acho que é verdadadeiramente prático, versátil e útil. Cá em casa, adoramos comida de forno. E para mim, a air fryer, mais do que uma fritadeira, é um forno. Um forno especial, que nos ajuda a preparar a comida em menos tempo, de lavagem fácil, o que nos facilita a vida na cozinha.

Por altura da Páscoa fiz um borrego assado com batatas na air fryer que resultou muito bem. Deixo-vos, hoje, a receita.

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Menu semanal #205

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu. Espero que gostem, que vos seja útil e que se inspirem. Boa semana!


Ver também menu semanal #204.

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Coelho estufado com cenoura e pimento vermelho

A Primavera trouxe a chuva e, por isso, continuam a apetecer as refeições de tacho ou de forno. Adoro a mudança das estações. Gosto do que cada época do ano nos traz. Mas, enquanto não começo com pratos primaveris, frescos e cheios de cor, deixo-vos, hoje, uma receita de conforto. Espero que gostem!

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Pernas de frango assadas na air fryer

Aproveitei a Páscoa para estar uns dias no campo. Cuidei do jardim e da horta, que se encheram de ervas num instante. Semeei e plantei flores. Andei ao ar livre e passeei os cães, sem horários e preocupações. Acendi a lareira e fiz serões a ver filmes. Comi as primeiras nêsperas da época. Estes dias souberam mesmo bem!

De volta às rotinas, deixo-vos, hoje, uma receita que adoro e que vos convido a experimentar, pernas de frango assadas na air fryer. Cá em casa, é prato que faz sempre sucesso!

quinta-feira, 28 de março de 2024

Folar de Páscoa com doce de maçã

Vamos preparar a Páscoa!

Na Páscoa, a tradição pede folares. Todos os anos, gosto de fazer folares, para colocar na mesa de Páscoa e para incluir nas lembranças que ofereço à família e aos amigos, nesta quadra festiva. Este ano, a escolha recaiu num folar doce.

Desenvolvi esta receita, a convite da Fermipan. Fermipan é um fermento seco instantâneo, ideal para a confecção de todos os tipos de pães e massas panificáveis. É daqueles ingredientes que tenho, sempre, em casa e, que uso imenso na preparação das minhas massas lêvedas. Dá sempre jeito ter uma embalagem de Fermipan na despensa!

Para vos ajudar a preparar a Páscoa, deixo-vos, hoje, a receita deste tentador folar com doce de maçã.

quarta-feira, 27 de março de 2024

Cabrito assado no forno

Vamos preparar a Páscoa!

Se há prato que me faz lembrar a Páscoa, é cabrito assado no forno. Adoro! Em casa dos meus pais, durante anos, houve cabrito à mesa para celebrar a Páscoa. Talvez por isso e pelas memórias boas que associo a esta quadra, que gosto de preparar uma receita de cabrito no forno, por esta altura do ano. Já tinha partilhado, convosco, esta receita de cabrito assado. Deixo-vos, hoje, mais uma. Espero que gostem!

terça-feira, 26 de março de 2024

Bolo sandwich com ovo e salmão

Vamos preparar a Páscoa!

A Páscoa está, quase, a chegar. De uma maneira geral, penso que sabemos o que fazer para o almoço e para as sobremesas de Domingo de Páscoa ou, pelo menos, temos logo uma ideia. Muitos, optam pelo cabrito, pelo borrego e há, quem goste de fazer cozido à Portuguesa para a família, neste dia. As sobremesas passam pelo pão-de-ló, leite creme, doce de ovos, arroz-doce, bolo ninho e os tradicionais folares. E as entradas?

As entradas, cá em casa, costumam passar por uma tábua de queijos e enchidos, mas este ano, resolvi fazer um bolo sandwich. Bolo sandwich?

O bolo sandwich é feito com pão, em que se alternam camadas de pão com diferentes recheios. No fundo, é pão recheado como uma sandes, mas com a aparência de um bolo. Fica muito fresco e faz um brilharete, quando chega à mesa. Fica muito bonito.

O pão que usei, na receita que partilho, hoje, foi um pão regional. O mais usual para este tipo de bolos, é o pão de forma, que até já se vende aparado, sem a côdea e cortado em fatias. Este tipo de pão, deixa o bolo muito leve, torna-se fácil de cortar no final, e em termos de montagem, é só juntar e sobrepor as fatias. Optei pelo pão rústico porque queria um pão mais saboroso e queria que ficasse redondo e não rectangular, que é a forma que o outro pão permite imediatamente. Depois disto, experimentem e escolham o tipo de pão que mais vos agradar e que seja mais prático! Agora, deixo-vos a receita!

segunda-feira, 25 de março de 2024

Menu semanal #204

Mais uma semana que começa e, mais uma vez, voltamos às nossas rotinas. E uma das coisas que faço, é organizar as refeições da semana. As refeições organizadas e pré-preparadas ajudam-nos a comer de forma mais equilibrada, a rentabilizar os nossos ingredientes e a passar a semana com muito menos stress!

Começamos a contar os dias para a chegada da Páscoa. Por aqui, este ano, o almoço de Páscoa será em minha casa. Depois, mostro-vos o que irei preparar. Mas entretanto, e para quem procura ideias e sugestões para as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu, cheio de sugestões práticas e deliciosas, a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #203.

sexta-feira, 22 de março de 2024

Salada de laranja com mozzarella

A Primavera chegou! Acho esta estação do ano tão bonita. Os campos enchem-se de verde. Aparecem as papoilas e as flores mostram-nos o seu sorriso feliz. A Primavera muda-nos a disposição. Os dias cheios de luz trazem uma outra energia que apela à renovação, à mudança.

Para receber a Primavera, cá em casa, ontem fiz uma salada. Uma salada rápida, colorida, com as laranjas do quintal, que nos continuam a chegar com ambundância. Juntei frescura, cor e o resultado foi uma refeição que nos soube muito bem!

quarta-feira, 20 de março de 2024

Entrecosto assado na air fryer

Tudo que nos facilite a vida, na cozinha, é sempre muito bem-vindo. Um dos equipamentos que me ajuda e facilita muito a vida é a air fryer. Quando falamos em air fryer, pensa-se logo numa fritadeira, em que quase não é necessário usar gordura e que cozinha tudo de forma mais rápida. Mas para mim, mais do que uma fritadeira, a air fryer é um forno. É um forno onde podemos fazer mil e uma coisas, de forma rápida e prática. Uma das últimas receitas que fiz, foi entrecosto assado. E que bem que ficou!

segunda-feira, 18 de março de 2024

Menu semanal #203

Quando conseguimos pré-preparar e organizar as refeições da semana, temos muito menos preocupações sobre o que fazer para o jantar. Quando temos as refeições organizadas, conseguimos, também, variar aquilo que colocamos nas marmitas para comer no trabalho. Quando temos as refeições pensadas, temos a vida facilitada. Para vos ajudar, deixo-vos mais um menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #202.

sexta-feira, 15 de março de 2024

Ovos cor-de-rosa recheados com abacate

Vamos preparar a Páscoa!

A Páscoa é, a par do Natal, uma das minhas épocas preferidas do ano. Adoro a possibilidade de juntarmos a família, à volta da mesa, de presentearmos aqueles de quem gostamos com um ou outro miminho.

Um dos ingredientes, símbolos da Páscoa, é o ovo. E para a mesa de Páscoa, para servir como entrada, deixo-vos a receita de uns aptecíveis ovos cor-de-rosa recheados com abacate. Ao serem, previamente, mergulhados numa solução de beterraba, deixa-os simplesmente lindos. Experimentem!

quinta-feira, 14 de março de 2024

Salada de beterraba com laranja e queijo feta

Há combinações clássicas que fazem sempre sucesso. Uma dessas combinações, é a da laranja com beterraba. Adoro, seja em sumos ou em saladas. A laranja e a beterraba parece que nasceram para ficarem juntas, pelo menos no prato!

Nestes dias, que a chuva tem dado tréguas, as saladas começam a saber muito bem. Para dar destino a beterrabas que tinha cozidas e a algumas laranjas que trouxe do quintal, resolvi fazer uma salada. Que bem que nos soube!

Esta salada pode ser servida como prato principal ou como acompanhamento, por exemplo, de carne grelhada. Espero que gostem e que experimentem!

segunda-feira, 11 de março de 2024

Menu semanal #202

Tudo aquilo que nos facilite a vida, na cozinha, é sempre muito bem-vindo. E, para vos facilitar a organização e a preparação das refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de receitas práticas, a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #201.

sexta-feira, 8 de março de 2024

Arroz no forno com frango e chouriço

Gosto de experimentar receitas de uma panela só. São práticas, descomplicadas e de uma maneira geral, fazem sempre sucesso. Há uns tempos, em experiências para um workshop decidi experimentar uma receita de arroz no forno com frango e chouriço que tinha visto. Uma combinação vencedora e que me parecia muito boa. Fiz algumas alterações e o resultado agradou e muito cá em casa. Experimentem!

segunda-feira, 4 de março de 2024

Menu semanal #201

Para vos ajudar a planear e a preparar as refeições da semana, deixo-vos mais um delicioso menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #200.

sexta-feira, 1 de março de 2024

Torradas na air fryer

Adoro torradas. Ao pequeno-almoço, costumo servi-las com abacate e ovos. Tão bom! E torradas para o lanche? - Irresistível! Pão torrado barrado com manteiga de amendoim e servido com fruta - banana, por exemplo, ou barrado com húmus e polvilhado com pedaços de queijo, é qualquer coisa de muito especial.

Pão torrado vai bem com quase tudo! E a clássica torrada com manteiga nunca sai de moda. Quem inventou esta combinação de pão e manteiga mereceu, certamente, o caminho direto para o céu.

E para fazer torradas, na maioria das vezes, utilizamos uma torradeira. E quem não tem? Quem não tem pode fazer no forno ou na air fryer.

Sabem que uso imenso o forno, mas por vezes, para fazer pequenas quantidades, opto pela air fryer (que para mim é mais forno do que fritadeira!) e torna-se muito prática. Para quem não tem torradeira, deixo-vos a sugestão de fazerem torradas na air fryer. Vão ficar fãs. Experimentem!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Menu semanal #200

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #199.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Croutons na air fryer

Quem acompanha o meu trabalho, sabe que sou fã da air fryer. Uso-a para mil e uma coisas. Uma das coisas que passei a fazer, desde que tenho air fryer, foi aproveitar de forma mais sistemática sobras de pão. Por vezes, sobram duas ou três fatias de pão, e confesso que não me rende usar o forno para tão pouca quantidade. Agora com a air fryer já não é bem assim! Um destes dias, dei destino a umas sobras de pão e o resultado desapareceu num instante!

Fiz uns croutons, pedacinhos de pão torrado, cá em casa, e foram um sucesso. Os croutons podem ser usados em toppings de sopas, em saladas, podem ser um excelente acompanhamento para uma tábua de queijos ou enchidos. Acrescentam sabor e crocância aos nossos pratos. Experimentem!

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Filetes de pescada com tomate e batatas

Aos domingos de manhã, temos Em Direto da Minha Cozinha, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, onde preparo uma receita escolhida pelos leitores. São, sempre, receitas práticas, com ingredientes acessíveis, para o dia-a-dia. Um destes dias, a receita escolhida foi uma receita em 20 minutos e decidi partilhar uma que gostamos bastante, cá em casa, e que resulta muito bem. Filetes de pescada com tomate e batatas. Deixo-vos, hoje, a receita.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Menu semanal #199

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #198.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Alheira na air fryer

Quando penso em pratos, que nós portugueses gostamos, começo logo pelo cozido à portuguesa, pelos inúmeros pratos de bacalhau, as sardinhas assadas, a canjinha, os diferentes arrozes e, claro, alheira frita ou grelhada com ovo, batatas e grelos. É tão bom!

Prato que se encontra em inúmeros restaurantes de Norte a Sul, mas que podemos facilmente reproduzir em casa. E agora, com a ajuda da air fryer, ainda se torna mais fácil e prático. Espero que gostem!

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Menu semanal #198

É Carnaval. Depois de amanhã, é Dia dos Namorados. Este ano, temos dois em um! Nesta altura do ano, muitas famílias tiram férias. Mas, para quem precisa de organizar e planear as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um interessante menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #197.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Pica-pau de coelho com linguiça

Um dos pratos que me faz recuar no tempo, é arroz de coelho. A minha mãe fazia um arroz de coelho tão bom! Os sabores da memória são preciosos. Talvez por isso, não sei, continuo a apreciar a carne de coelho.

A carne de coelho é muito versátil e podemos fazer mil e uma receitas. Deixo-vos, hoje, uma que faz sempre sucesso, cá em casa, pica-pau de coelho com linguiça. Perfeito para uma refeição rápida ou para petiscar.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Miolo de camarão com alho e salsa na air fryer

O mote para muitas refeições, cá em casa, continua a ser, receitas descomplicadas. Durante a semana, uso as pré-preparações para fazer os almoços e ou os jantares, de forma rápida. Aos fins-de-semana, principalmente quando não ando de um lado para o outro, gosto de fazer uma refeição com petiscos.

Um destes dias, para um jantar de domingo, preparei miolo de camarão, na air fryer, com alho e salsa. Que petisco bom! Experimentem.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Menu semanal #197

Para vos ajudar a organizar as as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem! Boa semana.


Ver também menu semanal #196.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Massada de peixe com camarão

Há várias maneiras de fazermos massada de peixe. Aqui, no Cinco Quartos de Laranja, tenho uma massada que fiz, há uns bons anos, e que é de comer e pedir por mais. Mas há uns tempos, quando num inquérito, a receita escolhida para preparar em direto, num domingo de manhã, foi massada de peixe, resolvi fazer uma outra receita, porque tem uma técnica que acho interessante.

Nas receitas de massada, de uma maneira geral, colocamos de uma só vez, a água ou caldo para cozer a massa. Nesta receita, que partilho convosco, o caldo vai-se acrescentando aos poucos, à medida que a massa coze. Desta forma, não necessitamos de acrescentar farinha para que o molho da massada fique com a consistência que tanto gostamos. Experimentem!

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Sopa de carne com massa e tomate

No Inverno procuramos o conforto das comidas quentes e, uma das coisas que adoro nesta altura do ano, são as chamadas sopas refeição. São sopas completas que nos saciam e reconfortam.

No início de Janeiro, na rubrica Em Direto da Minha Cozinha, que tem lugar aos domingos às 10h30, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, preparei uma sopa reconfortante que fez muito sucesso. Apresentei-a, também, no programa TV, Praça da Alegria, mas servida com queijo mozzarella ralado, que lhe dá ainda mais personalidade.

Com ou sem queijo, não deixem de experimentar esta sopa que nos aquece o corpo e a alma. Experimentem!

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Asinhas de frango na air fryer

Aos fins de semana, por vezes, ao sábado ou ao domingo, dependendo dos afazeres e dos compromissos profissionais, gosto de fazer uma refeição de petiscos. Há alturas, em que preparo uma tábua, outras uns dips de forma a termos uma refeição descontraída.

A semana passada, decidi fazer asinhas de frango na air fryer. Ficaram tão boas! E como o cesto da minha air fryer se lava na máquina da loiça, não tive trabalho quase nenhum.

Uma nota, na receita encontram um ingrediente improvável - fermento em pó para bolos - mas tem uma razão. O fermento em pó vai ajudar a pele das asinhas a formar bolhas e assim ficam mais estaladiças.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Menu semanal #196

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #195.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Folhado de atum com queijo

Um dos meus objectivos, para este ano, é colocar as minhas leituras em dia. Há tanto livro que quero ler. Tanta coisa que quero aprender. Há tantos personagens que quero conhecer. Tantos locais imaginários a visitar, tantas lições de humanidade a reter e que só os livros nos conseguem dar.

Desde a pandemia que muitas das minhas rotinas foram alteradas. Apesar de ter estado em casa, a verdade é que ler, acabou por se tornar um prazer colocado na prataleira da estante. Aos poucos, tenho procurado retomar as deliciosas viagens que a leitura me permite. Este ano, decidi que tenho que voltar às minhas listas de livros, aos meus objetivos de leitura. E, por isso, em Janeiro, já li:

- A Colher de Ouro de Jessa Maxwell.
Um romance à volta de um concurso de pastelaria em televisão. Soube tão bem conhecer os participantes, as suas histórias, os seus receios e os seus sonhos. No meio do concurso, há um crime e mais não conto. Leiam. Vão gostar.

- Uma de Açúcar e Outra de Sal de Susan Wiggs.
Este livro foi uma surpresa. Gosto de ler romances em que a comida é um ingrediente indispensável. E ao ver a capa e um breve resumo, fiquei com uma ideia diferente daquilo que o livro realmente é. O foco desta obra passa pela violação de uma mulher por um conhecido a quem abriu a porta da sua casa e com quem teve um breve relacionamento. A violação e todas as consequências que daí advém, muda a sua vida sem retrocesso. Faz-nos refletir sobre a condição da mulher, da sua fragilidade perante os outros, as dificuldades de uma vítima perante a justiça, a sociedade e o sistema. Pelo meio há a vontade de vencer e de criar um negócio próprio com o melhor molho barbecue do mundo. Recomendo.

- Hábitos Atómicos de James Clear.
Um livro que estava na minha lista de leituras a fazer há já algum tempo. O autor mostra-nos passo a passo que para fazermos grandes mudanças temos que começar com pequenos hábitos. São os pequenos hábitos que levam às grandes transformações. Consistência e preserverança, ajudam à mudança.

Mas nem só de leituras se faz a minha cozinha. Por aqui, tenho procurado fazer receitas práticas. Uma das que fiz, na semana passada, e que fez muito sucesso assim que chegou à mesa, foi este folhado de atum com queijo.