segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Salada crocante de couve chinesa com amêndoas


A noite de Consoada foi passada com os sogros. Na mesa o tradicional bacalhau com couves portuguesas, brócolos e grelos cozidos. Não faltaram também os ovos, cabeças de nabo e batatas cozidas com a pele para acompanhar o fiel amigo. Tudo bem regado com azeite. No dia de Natal rumei até Santarém. A minha mãe preparou o almoço para a família mais chegada. O prato escolhido foi polvo à lagareiro, que tanto adoramos e que ela faz questão de preparar no Natal de há uns anos para cá. Houve uma altura em que fazia cabrito assado no forno, mas desde que os produtores de cabritos começaram a desaparecer lá na terra que escolheu começar a fazer o polvo. Nós não nos queixamos! É um prato que adoramos, mais do que o peru.

Mas se os pratos principais de Natal até foram equilibrados, os nossos pecados recaíram nos doces. O que seria da mesa de Natal sem os doces? Não era a mesma coisa! Eu fiz o bolo-rei com muitas frutas cristalizadas e frutos secos como tanto adoramos. Preparei também uma travessa com farófias no forno, que resultam sempre bem. E depois houve arroz-doce, sonhos com e sem calda, rabanadas, broas castelar, estrelinhas de manteiga, frutas secas, como os figos que adoro e muitos bombons de várias formas e tipos de chocolate. Eu não consegui resistir a tanta coisa boa!

O almoço, hoje, vai ser uma salada para compensar alguns dos excessos cometidos nestes dias à mesa. Para quem estiver a pensar fazer o mesmo, deixo-vos esta que desenvolvi para a edição de Setembro/Outubro de 2015 da revista Comer.


Salada crocante de couve chinesa com amêndoas

Ingredientes para 4 pessoas:
250 g de couve chinesa
1 cenoura
1/2 curgete com a casca
15ml de vinagre de arroz
50 ml de óleo de canola (ou de amendoim)
25 ml de óleo de sésamo
1 colher de chá (2,5 ml) de mel
1 dente de alho
1 ramo de coentros
75 g de amêndoas laminadas tostadas
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cortar a couve chinesa, a cenoura e a curgete em juliana para uma taça.

2. Adicionar as amêndoas e apenas as folhas de coentro.

3. Numa taça emulsionar os óleos, com o vinagre, o mel, o dente de alho espremido, o sal e a pimenta a gosto.

4. Regar a salada com o molho, mexer e servir.

6 comentários :

Anónimo disse...

Tem um ótimo aspeto!
E para compensar os estragos dos últimos dias parece-me uma grande ideia.

Bombom disse...

Olá Laranjinha, Feliz Ano Novo!
Esta tua receita vem mesmo a calhar. É que tenho em casa couve chinesa que comprei pela primeira vez. Com uma parte fiz uma sopa de que gostei bastante. Com a restante, não sabia o que havia de fazer. Como também não tenho o hábito de comer a curgete crua, acho que está na hora de começar. Obrigada por partilhares.
Que o Ano de 2016 te traga muitas realizações e sucessos. Bjs. Bombom

Bombom disse...

Sabias que óleo de sésamo não deve ser ingerido por grávidas por ser abortivo? Talvez se possa substituir por óleo de noz que também é muito aromático e não tem contra-indicações. O que achas? Bjs. Bombom

Mary - Strawberrycandy disse...

Que rica e deliciosa salada que nos trazes,....muito bom aspecto!
Beijinhos,
Feliz Ano Novo 2016 :)
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario

Laranjinha disse...

Olá Bombom,
não sabia. Curiosamente adoro o sabor do óleo de sésamo. Sim, penso que pode substituir. O de noz é também muito bom, mas até agora só usei em saladas.
Um beijinho.

Unknown disse...

¡Fantástica receta! Fácil de preparar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso. Muchas gracias por compartirla con todos/as.
/ http://www.mascasaonline.com