quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Hambúrguer de alheira com ovo estrelado

Os inícios de ano são sempre, para mim, momentos de paragem. Gosto de retomar as minhas rotinas aos poucos. Gosto de olhar para o ano que acabou e fazer um balanço. Um balanço que permita ver o que fiz, o que poderia ter feito mais, que livros li, por onde andei. Estes balanços prendem-se com uma filosofia de vida que adoptei, há uns anos, que passa por carpe diem. Preciso de me sentir preenchida, útil, que a minha vida faça sentido através dos objetivos que vou estabelecendo.

Em termos de objetivos, para este ano de 2024, gostaria de:

1. Voltar ao meu ritmo de leituras de há uns anos. Como os hábitos se criam e não se mudam de um dia para o outro, este ano, quero ler pelo menos 12 livros. Um por mês.

2. Voltar ao ginásio e a fazer exercício físico de forma mais regular. Os compromissos profissinais, a preguicite, e outros motivos, levaram a que no final de 2023, as idas ao ginásio fossem menos regulares. Em Janeiro, tenho que voltar. Sem falta! O exercício faz-nos mesmo muito bem. Ajuda-nos a libertar a cabeça e a ter mais energia.

3. Trabalhar mais na minha horta e no jardim. Comecei a fazer uma horta com a minha mãe há uns anos e nem imaginam como andamos entusiasmadas. Já temos semeado couves, cebolo e favas. Mas cheias de vontade de encher a terra da horta com muita vida.

4. Viajar. O ano passado estive em Paris. Este ano, vamos ver. Mas as viagens ajudam-nos a crescer, a aprender, a viver.

5. Continuar a aprender sobre cozinha. Em livros. Em programas de televisão.

6. Fazer os Em Direto da Minha Cozinha, aos Domingos de manhã, pelo menos, uma vez por mês. Estes momentos são tão bons. Recebo-vos (virtualmente) na minha cozinha e podemos "conversar" o que é mesmo muito gratificante.

7. Aprender mais sobre saúde e alimentação. Viver de forma mais saudável é um tema que este ano quero aprofundar. Já escolhi alguns livros sobre este tema que espero ler este ano. Depois partilho convosco.

8. Procurar ser feliz, todos os dias. Mais do que um sentimento, é um exercício.

9. Namorar mais. O tempo passa tão depressa. E termos tempo, disponibilidade para fazermos mais coisas a dois, é tão importante!

10. Gerir melhor o tempo. É sempre uma luta a gestão do tempo. Quando nos organizamos conseguimos fazer mais e melhor.

11. Continuar a decorar e a arranjar a minha casa, no Ribatejo. Aos poucos, vai-se transformando num cantinho maravilhoso.

12. Conseguir continuar a partilhar receitas, dicas e muitas sugestões aqui no Cinco Quartos de Laranja e nas redes onde o blogue está presente. Esta partilha passou a ser um trabalho. Espero que 2024 nos traga novos desafios.

E nesse sentido, uma das primeiras receitas que fiz e que partilho, hoje, convosco, é a de hambúrgueres de alheira. A primeira vez que comi, e que me lembro, foi num restaurante aqui em Lisboa, na zona de Alvalade. Deixo-vos a receita.

Hambúrguer de alheira com ovo estrelado
( adaptado da revista Continente Magazine )

Ingredientes para 2 pessoas:
2 alheiras de caça
2 ovos
1 colher de sopa de azeite
3 dentes de alho
170 g de espinafres
Sal e pimenta-preta q.b.
Óleo para fritar q.b.


1. Retirar a pele às alheiras e desfazê-las com a ajuda de uma garfo. Amassar e formar 2 hambúrgueres. Reservar.

2. Levar o azeite ao lume numa frgideira antiaderente. Acrescentar os dentes de alho espremidos ou picados. Deixar frigir um pouco e acrescentar os espinafres. Temperar com sal e pimenta a gosto. Saltear e reservar.

3. Levar uma frigideira antiaderente ao lume com o óleo. Fritar os ovos e de seguida colocar os hambúrgueres. Assim que estiverem dourados de um lado e do outro, retirar.

4. Fazer uma cama com os espinafres, de seguida colocar o hambúrguer e por fim o ovo. Polvilhar o ovo com sal e pimenta e servir.

Em vez de espinafres, podem usar grelos. Caso prefiram, podem servir o hambúrguer no pão.

1 comentário :

Anjo-de-Mel disse...

Isabel, obrigada pela sugestão! Tal como tu (e especialmente este início de ano, pq estou a recuperar duma queda e consequente cirurgia/imobilização forçada), tb aproveito este novo ano para fazer um balanço do ano q passou e reflectir sobre o que se pode fazer mais e melhor durante 2024 (e os próximos!). Há alguns pontos teus com os quais me identifico e quero fazer por colocá-los em prática. Bjinhos e bom fds!