quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Risoto de cogumelos com tomilho e bife grelhado

Em Janeiro, retomei alguns dos meus projetos. E um dos projetos que gosto de fazer e de partilhar convosco é a rubrica Em Direto da Minha Cozinha que acontece aos domingos de manhã, às 10h30, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja. Nestes diretos, faço uma receita, normalmente, escolhida por votação. E uma das primeiras receitas que fiz foi um risoto de cogumelos. O risoto é uma técnica de confecção e podemos fazer risotos de mil e uma coisas. Para terem uma ideia, lembro-me de em Itália, comer um risotto com meloa cantaloupe: Sabendo o processo, depois podemos adaptar e fazer com os ingredientes que gostarmos.

Um dos segredos do risoto é o caldo. Para a receita que partilho, hoje, convosco, uso a água de cozedura dos cogumelos desidratados. Mas faço muitas vezes, este risoto com caldo de galinha que depois fervo com os cogumelos secos, para que fique um caldo ainda mais rico. Fica a dica.

As receitas são pontos de partida que podem adaptar. O importante é que façam ao vosso gosto. Experimentem este risoto!

Risoto de cogumelos com tomilho e bife grelhado

Ingredientes para 4 pessoas:
350 g de arroz para risoto
20 g de cogumelos boletus desidratados
300 g de cogumelos frescos
2 chalotas
1 dente de alho
50 ml de azeite
½ colher de sopa de manteiga
100 ml de vinho branco
1,3 L de caldo de cogumelos
2 hastes de tomilho
Queijo parmesão ralado q.b.
3 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta-preta q.b.
350 g de bife de novilho entrecôte


1. Levar uma panela ao lume com 1,3 L de água. Assim que ferver, adicionar os cogumelos secos. Passados 3 a 4 minutos de a água estar a ferver, retirar os cogumelos, escorrendo-os. Reservar o caldo.

2. Levar um tacho ao lume com o azeite e 1/2 colher de sopa de manteiga, o alho e as chalotas picadas. Temperar com uma pitada de sal. Deixar frigir um pouco até a chalota quebrar.

3. Juntar o arroz e deixar fritar um pouco. Refrescar com o vinho branco.

4. Acrescentar aos poucos a água de cozer os cogumelos secos, que deve estar quente, mexendo de vez em quando.

5. A meio da cozedura, juntar os cogumelos secos que se tiraram do caldo, picados, os cogumelos frescos fatiados e o tomilho. Temperar com sal e pimenta preta a gosto. Acrescentar o caldo, quente, à medida que o arroz o vai absorvendo. Pode não ser necessário usar o caldo todo.

6. Grelhar o bife, temperado com sal e pimenta a gosto. Depois de grelhado, deixar descansar a carne cerca de 5 a 10 minutos, caso esteja mal passado ou médio. Cortar o bife em tiras.

7. Assim que o arroz estiver cozido, retirar do lume. Adicionar a manteiga e o queijo. Envolver.

8. Servir o risotto com o bife cortado em fatias.

1 comentário :

Clarinha disse...

Que delícia.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2024/01/panquecas-de-batata-doce.html