quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Tarte folhada de peru

Sobrou? Aproveitou! é uma rubrica que comecei, há uns meses, no Instagram, onde vou partilhando receitas que podemos fazer a partir de sobras, apesar de aqui no blogue, quase desde sempre, partilhei sugestões de pratos feitos com sobras.

Quem faz pré-preparações, para as refeições da semana, sabe que este método de organização ajuda-nos a evitar o desperdício, pois a comida preparada é pensada de acordo com as necessidades. Mas nos dias de festa, já não é bem assim. Fazemos sempre um pouco a mais, pois temos receio que a comida não chegue ou, que possa aparecer mais alguém.

No Natal, quase sempre, há sobras. Na minha família, costumamos congelar bolo-rei, rabanadas, fritos de abóbora, peru, queijo, entre outras coisas. O congelador é sempre um excelente aliado. Nos dias a seguir ao Natal, faz-se roupa ou farrapo velho, que adoro. E com o peru, há sempre, pelo menos, um prato, logo a seguir ao Natal com as sobras. Este ano, decidi fazer uma tarte folhada. Fica tão boa! Espero que gostem.

Tarte folhada de peru

Ingredientes para 4 pessoas:
2 embalagens de massa folhada fresca
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola
150 g de alho-francês
100 g de queijo creme para barrar
2 colheres de sopa de salsa picada
350 g de sobras de peru
Sal e pimenta-preta q.b.
1 ovo batido


1. Descascar e picar a cebola e os alhos. Cortar o alho-francês em rodelas finas.

2. Desfiar o peru.

3. Levar uma frigideira ao lume com a manteiga. Assim que derreter, adicionar a cebola picada. Deixar frigir um pouco e adicionar o alho-francês e os alhos. Temperar com sal e pimenta. Deixar refogar até a cebola e o alho-francês estarem macios.

4. Retirar do lume e acrescentar o queijo creme, a salsa e peru. Mexer. Se necessário rectificar o sal e a pimenta. Deixar arrefecer o recheio.

5. Abrir uma embalagem de massa folhada e dispô-la num tabuleiro. Espalhar o recheio, deixando as extremidades livres. Cobrir com a restante massa e pressionar as extremidades com a ajuda de um garfo para que a tarte fique bem fechada.

6. Picar a massa do topo com um garfo e de seguida pincelar com o ovo batido.

7. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 25 a 30 minutos.

8. Retirar do forno e servir.

1 comentário :

Anjo-de-Mel disse...

Uma delícia! Bjinhos!