sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Geleia de marmelo e romã

Vamos preparar o Natal?

Esta, é uma das épocas mais bonitas do ano, para mim. Enfeitamos as casas, juntamos a família e oferecemos pequenas lembranças aos que nos são mais queridos. É uma época de amor e de confraternização.

As lembranças podem ser o que quisermos, claro. Cá em casa, costumo fazer alguns pequenos miminhos para oferecer. Este ano, para os cabazes de Natal, fiz geleia de marmelo e romã. Deliciosa e com uma cor linda. Os presentes feitos por nós são lembranças cheias de carinho.

Geleia de marmelo e romã

Ingredientes:
1 kg de cascas e caroços de marmelos
1,5 l de água
300 g de bagos de romã
800 g de açúcar


1. Colocar as cascas e os caroços de marmelo numa panela juntamente com a água.

2. Levar ao lume e deixar ferver lentamente durante cerca de 30 minutos. Acrescentar os bagos de romã e deixar cozer mais 15 minutos. Depois de cozidos, escorrer num coador de rede forrado com um pano.

3. Depois de arrefecer um pouco, unir as pontas do pano e torcer de modo a espremer as cascas, os caroços e o bagos de romã.  Pesar o líquido resultante. Por cada litro usar 800 g de açúcar.

4. Levar novamente ao lume brando e deixar ferver, mexendo de vez em quando, até espessar. Para verificar a consistência, colocar um pouco de geleia num prato, deixar arrefecer no frigorífico. Se ao passar uma colher formar uma "estrada", está pronta.

5. Retirar a geleia do lume. Guardar em frascos esterelizados e fechar bem.

3 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Ficou mesmo natalícia :) Bjinhos e Festas Docinhas! :)

Clarinha disse...

Essa geleia ficou com um aspecto divinal.

Beijinhos e Feliz Natal,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/12/sonhos-de-cenoura.html

Bella disse...

Oh uau que geleia linda! Deve ser deliciosa! Bjs e Boas Festas!