quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Camarão de Moçambique no forno com alho e coentros

A chegada de um novo ano é, sempre, motivo de festa. A mudança traz, em si, a esperança de dias melhores, de novas oportunidades, de recomeços. É tempo de olharmos para 2020 e fazermos os nossos balanços. É tempo de olharmos para 2021 e pensarmos em tudo aquilo que queremos fazer e/ou mudar na nossa vida.

Acreditarmos em nós enquanto motores de mudança é um dos primeiros passos para conseguirmos aquilo que queremos ou que sonhamos. Antes de escrevermos as nossas resoluções para o novo ano que chega, vamos festejar. A festa faz-se à volta da mesa com alegria, sorrisos e muitos petiscos.

Para recebermos 2021 em grande, deixo-vos uma deliciosa receita de camarão de Moçambique da Pescanova feito no forno com uma mistura de alho e coentros. Uma saborosa maneira de dizer adeus a 2020 e, de começar 2021.

Bom ano novo!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

French toasts ou torradas francesas

Nos pequenos-almoços americanos e ingleses é comum encontrarmos french toast ou, numa tradução livre, torradas francesas. Os franceses chamam-lhe pain perdu. Estas torradas são idênticas às nossas rabanadas ou, fatias douradas. O processo de preparação é similar e o resultado igualmente bom.

Para aproveitar sobras de um cacete que tinha cortado para as rabanadas, num dos dias a seguir ao Natal, decidi fazer as famosas french toasts para o pequeno-almoço. Cá em casa, adorámos.

As torradas francesas podem ser uma excelente sugestão para preparar num dos pequenos-almoços, em família, no novo ano que se aproxima. Interessados?

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Lombinhos de porco recheados com ameixas e salada de cuscuz

Contamos, com entusiasmo, os dias que faltam para a chegada do Ano Novo. Por aqui, começamos a fazer o balanço de 2020. A olhar para cada um dos doze meses e ver o que fiz. Depois revejo os objectivos que defini e penso no que gostaria de fazer em 2021.

Para mim, esta dinâmica é um exercício que adoro fazer. Os objectivos não são metas rigorosas, são apenas linhas orientadoras, que me ajudam e me permitem focar no que gostaria de fazer.

Uma das receitas que fiz recentemente, em mais do que uma ocasião, é a que partilho, hoje, convosco. É uma receita deliciosa e óptima para servir em dias de festa. Fi-la pela primeira vez num showcooking no âmbito da campanha Let's Talk About Pork From Europe e, apresentei-a, também, no programa da véspera de Natal da TVI.

Para quem anda à procura de ideias para pratos principais para a noite de passagem de ano, deixo-vos esta sugestão. Desconfio que vai fazer sucesso!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Menu semanal #41

Entramos na última semana do ano. É tempo de fazer balanços e reflexões. Para o menu desta semana decidi escolher receitas que possam ser servidas no dia-a-dia ou para partilhar, em família, na chegada do novo ano. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #40.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Queijo Camembert no forno com mel, alecrim e nozes


É Natal, é Natal ... aqui, por casa, ouvem-se músicas de Natal. A massa para os bolos-reis já está a levedar. Ultimam-se os últimos embrulhos e as ementas para o jantar da Consoada e do Dia de Natal, já estão definidas.

Uma das entradas que costumo fazer, para servir como entrada, no Natal, é queijo Camembert no forno. Esta foi também uma das receitas que decidi fazer no programa, de hoje à tarde, Natal em Família na TVI, juntamente com uns lombinhos de porco recheados com ameixas. Não percam. Começa às 14h45.

O queijo no forno resulta sempre tão bem, é daquelas entradas que faz sempre sucesso. Espero que gostem!

Votos de um Santo e Feliz Natal!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Perna de peru assada com mostarda, mel e laranja

O Natal é a festa da família. Este ano, devido às circunstâncias, temos que o viver de outra forma. Que estes tempos nos ajudem a reflectir e a escolher caminhos que nos aproximem uns dos outros e que nos permitam ser mais solidários, mais disponíveis. Por aqui, a família decidiu repensar a forma de darmos presentes. Serão menos, mas mais úteis. A ideia é escolhermos algo que quem recebe precise ou valorize. As crianças, em vez de receberem mil e um presentes, que no final de abrirem, já não sabem quem ofereceu e que rapidamente colocam de lado, este ano, terão presentes da família. Por exemplo, um livro ou um casaco - presente dos tios e dos avós.

Esta é uma época que deve ser vivida com alegria e espírito de partilha. É, sempre, tão bom preparar o Natal. Criem tradições de Natal, em família. Façam embrulhos personalizados, etiquetas para os presentes de Natal, decorem a casa com elementos feitos com a ajuda dos mais pequenos, façam os vossos centros de mesa com velas, pinhas ...

Juntem-se em família e, façam presentes para oferecer. Bolachas e biscoitos. Bolos com frutas cristalizadas. Pão. Frascos com misturas prontas a usar para chocolate quente, panquecas, etc. Criem uma playlist com músicas de Natal. Vejam o filme Um Conto de Natal, adaptação ao cinema do livro de Charles Dickens, e que nos relembra a importância do amor. Um dos meus filmes preferidos para ver nesta quadra festiva.

No Natal queremos colocar o melhor na mesa para partilharmos com aqueles de quem gostamos. Que este ano continue a ser assim! E divirtam-se com o processo. Que esta época não se resuma ao stress das compras. Que seja uma época de partilha, de amor, de criarmos laços uns com os outros. Que seja uma época mágica. Que seja um Natal que deixe memórias felizes. Lembrem-se, os momentos bons ficam para a vida!

A mesa de Natal quer-se farta e especial. Para quem, este ano, quer colocar peru na mesa de Natal, sem ter que assar uma ave inteira, deixo-vos mais uma deliciosa sugestão. Espero que gostem.!

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Salame de chocolate com frutos secos e arandos

O Natal está a chegar. Ultimam-se os últimos presentes. Na minha família, lembro-me sempre de se fazerem presentes caseiros para oferecer. Ora era um prato de arroz, uma travessa com coscorões, uma garrafa de ginjinha, um pão quente acabado de fazer. Os presentes feitos por nós são sempre tão especiais.

Uma das sugestões de presentes que podemos fazer e, oferecer, é um tentador salame de chocolate com frutos secos e arandos. É algo sempre muito apreciado e, faz-se num instante.

Para esta receita, decidi usar Flora Plant, ideal para quem procura o sabor idêntico ao da manteiga mas, 100% vegetal. Para além disso, é cremosa, pode ser usada em pratos doces e salgados e, até, para barrar no pão.

A receita de salame que partilho é feita sem ovos, tornando-se também uma alternativa para todos os que fazem uma dieta vegetariana.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Bacalhau com batata a murro e broa de milho

A origem do bacalhau é um factor determinante, para muitos de nós, no momento de comprar o produto rei da mesa da Consoada. Queremos partilhar com a família, sempre o melhor. A convite do Bacalhau da Islândia, trago-vos uma deliciosa receita para servirem nesta quadra festiva.

O bacalhau da Islândia permite normalmente postas altas, com lascas suculentas e com um sabor único, resultado das águas ricas e geladas do Atlântico Norte que proporcionam o habitat perfeito para este bacalhau. Os pescadores da Islândia, há séculos, que reúnem conhecimento e sabem onde encontrar os melhores locais para pescar este tão apreciado peixe.

A tradição pede bacalhau cozido, mas podemos sempre apresentá-lo de forma igualmente saborosa, fazendo as delícias de quem mais gostamos. Para este Natal, deixo-vos a receita de uns suculentos e aveludados lombos de bacalhau da Islândia com batatas a murro e broa de milho. Fica tão bom!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Bacalhau gratinado com abóbora e broa de milho

O bacalhau é o ingrediente escolhido, por muitos de nós, para a mesa de Natal, na noite da Consoada. Há, quem goste de seguir a tradição mas, há, também, muitos outros à procura de ideias e alternativas ao tradicional bacalhau cozido com todos.

Quando a Parmalat me desafiou a preparar um prato com sabor a Natal usando o seu Béchamel, pensei logo numa receita que já ando, há muito, para experimentar, que é o bacalhau gratinado com abóbora e crosta de broa de milho. Fica um prato de festa, muito saboroso. Experimentem!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Como desidratar laranja para decoração

Para perfumar ou usarmos na decoração da casa ou dos presentes de Natal, a laranja desidratada pode ser uma boa opção. É uma forma de aproveitarmos a abundância desta fruta da época e assim, rentabilizarmos o que a natureza nos tem para oferecer.

A laranja desidratada fica tão bonita. Adoro! Fazermos as nossas próprias decorações de Natal pode ser uma tradição de Natal muito divertida.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

12 livros para oferecer no Natal

Os livros são sempre bons presentes. Adoro receber e oferecer livros. Sempre que recebo um livro sei que vou aprender, vou viajar, vou ter a possibilidade de descobrir coisas novas. Os livros são sempre presentes especiais.

Para quem anda à procura de ideias de presentes para oferecer nesta quadra festiva, deixo-vos algumas sugestões.

Livros sobre alimentação e cozinha:
- A Sair do Forno de Rosa Cardoso, editora Arena. Um livro muito doce, com mais de 50 receitas, da autora do blogue Be Nice, Make a Cake. Assim que abrimos esta obra deparamo-nos com bolos maravilhosos, inspiradores, que nos fazem crescer água na boca e nos dão vontade de ir para a cozinha fazer muitas das coisas boas que a Rosa nos apresenta. Para além dos bolos, tartes e tortas, o livro tem receitas de bolinhos para o chá e de massas lêvedas. Um presente delicioso para quem gosta de coisas doces.

- Cozinha Vegetariana - Doces e Sobremesas de Gabriela Oliveira, Arte Plural Edições. Esta é uma das primeiras autoras de cozinha vegetariana portuguesa que passei a acompanhar. Procuro fazer uma alimentação, na minha opinião, equilibrada, mas confesso que gosto de, por vezes, fazer pratos ou sobremesas de inspiração vegetariana. Neste livro a autora apresenta-nos receitas de bolachas, tartes, tortas, bolos, doces de colher, gelados, pudins e, até, pão doce, tudo sem ingredientes de origem animal. Um presente delicioso para quem faz uma alimentação vegetariana.

- Dieta das 8 Horas - Jejum Intermitente de David Zinczenko, editora Marcador. Quando há uns tempos atrás fiz o desafio Fit Depois dos 40 no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, recebi muitas sugestões e indicações sobre a prática do jejum intermitente, que me deixaram curiosa. Este foi o livro que escolhi ler para saber mais sobre este assunto. Fica a sugestão de presente para quem se interessa sobre alimentação. O livro tem receitas e indicação de exercícios físicos.

- Saudável e Sem Desperdício de Sara Oliveira, editora Casa das Letras, autora do blogue Nem Acredito que é Saudável. Neste livro, a autora apresenta-nos mais de 50 receitas saudáveis em que procura usar ingredientes que muitas vezes não usamos, como cascas, sementes, ramas e caules. Este livro permite-nos descobrir como podemos fazer uma cozinha mais sustentável e que gere menos desperdício. Ajuda-nos com dicas para que consigamos fazer compras de forma mais consciente, como armazenar e conservar alguns alimentos. Um presente útil para quem tenta fazer da sua cozinha um espaço com menos desperdício.

- Vegan Fácil para Bem Receber de Fábio Gomes, editora Marcador. Um livro com receitas vegan para receber amigos e não só. Neste livro encontramos diversas sugestões de entradas, de pratos principais e de sobremesas. Todas as receitas revelam ser práticas e descomplicadas, perfeitas para quando temos pouco tempo para estar na cozinha. Um presente delicioso para quem gosta de cozinhar e impressionar os amigos.


Os meus livros de 2020:
- Vamos Fazer Pão, é um livro para quem quer começar a fazer pão saboroso em casa ou para quem já faz e quer experimentar outros métodos. O livro apresenta receitas de pão para o dia-a-dia, tem pães com fermentação longa e pães com pré-fermentos. Tem também indicações sobre como fazer fermento natural e receitas de pão doce.

- Petiscos de Açúcar e de Mel em co-autoria com Virgílio Nogueiro Gomes. Um livro cheio de receitas doces para qualquer altura do ano. Tem bolachas, broas, biscoitos e bolos. Tem açúcar e tem mel!


Outras sugestões:
- História da Arte em 21 Gatos de Nia Gould, editora Marcador. Um livro simpático e bem disposto que nos permite viajar pela história da arte de uma forma original. Um presente para todas as idades, especialmente para aqueles que gostam de gatos e de arte.

- Lá, Onde o Vento Chora de Delia Owens, Porto Editora. Adoro romances e são sempre um bom presente. Resumidamente, « Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. À medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a Natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida. O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove. E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. É então que o impensável acontece. »

- Longa Pétala de Mar de Isabel Allende, Porto Editora. Nesta obra "Isabel Allende propõe-nos uma viagem através da História do século XX, pela mão de personagens inesquecíveis que descobrirão que numa só vida cabem muitas vidas e que, por vezes, o difícil não é fugir, mas o regressar." Um presente para todos os que gostam de viajar através da literatura.

- Uma Casa Organizada de Paula Margarido, editora Manuscrito. Neste livro, a autora ajuda-nos a organizar a nossa casa de forma saudável, harmoniosa e feliz. Um livro com muitas dicas práticas, que nos ajudam a criar um ambiente equilibrado, onde a energia flui de forma positiva. Um presente para todos os que queiram organizar, arrumar e mudar a sua casa.

- Uma Beleza que Nos Pertence de José Tolentino Mendonça, editora Quetzal. Gosto tanto da escrita, das ideias, das mensagens de amor e de esperança que José Tolentino nos faz chegar através das suas obras. Este é um presente para todos os que gostam de aforismos, para todos os que gostam de reflectir sobre princípios morais e filosóficos.

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Bolo rainha com pepitas de chocolate

Vamos preparar o Natal?

A azáfama já começou. Os presentes com fitas coloridas já estão quase todos junto à árvore de Natal. Mas, cá em casa, ainda se pensam e escolhem alguns doces para fazer e oferecer.

A tradição na família, passa de há uns anos para cá, por ser eu a fazer o bolo-rei ou o bolo-rainha para colocar na mesa de Natal. Costumo fazer dois, um para partilhar com a família de Lisboa e outro para os meus pais, em Santarém. Todos os anos tento surpreender a família com um bolo diferente.

Este ano, iremos ter bolo-rainha com pepitas de chocolate, que fica maravilhosamente bom. A mistura de frutos secos com o chocolate torna-se irresistível. Para a confecção do bolo usei a levedura Activa Vita D que é fermento de padeiro seco. Esta levedura inovadora produz a sua própria vitamina D. Durante a produção a levedura interage com os raios ultravioletas da luz solar de uma forma semelhante à dos humanos – os esteróis naturais na levedura convertem-se em vitamina D, a chamada vitamina do sol.

Como nesta altura do ano não apanhamos a quantidade de sol que deveríamos, ajuda termos um reforço de vitamina D através da nossa alimentação. E as massas lêvedas são uma excelente maneira de o fazermos, para isso, é importante usarmos nas nossas massas a levedura Activa Vita D, que encontram à venda em algumas superfícies comerciais ou em padarias.

Para que este Natal seja ainda mais doce, partilho convosco a receita do bolo-rainha com pepitas de chocolate. Espero que gostem!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Menu semanal #40


Para o menu desta semana, seleccionei já, alguns pratos, a pensar na preparação e na organização do Natal. Escolhi pratos de forno e comida de conforto. Inclui entradas e sobremesas a pensar nos momentos de festa que se avizinham. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #39.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Papas de carolo com maçã caramelizada


Papas de carolo é uma receita que faz parte dos meus primeiros workshops de Natal. A primeira vez que me lembro de a comer, foi num restaurante, na Covilhã, sugerido por uma amiga e adorei. Era servida à fatia e vinha num carrinho onde poderíamos escolher as sobremesas. Ao primeiro olhar, fez-me lembrar o arroz-doce.

Para quem anda à procura de sugestões de sobremesas para servir neste Natal, deixo-vos esta deliciosa e prática sugestão. Espero que gostem!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Caldo verde com feijão branco


As sopas fazem parte das rotinas, cá de casa. Adoro sopa, principalmente nesta altura do ano, em que o frio se faz sentir. Um prato de sopa é uma forma de conforto. Aquece-nos o corpo e a alma.

Para quem gosta de variar as sopas da semana, deixo-vos, hoje, mais uma deliciosa sugestão. Um creme de feijão branco com couve de caldo verde e chouriço. Fica tão bom!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Chicharada de coelho

A iniciativa Alvaiázere Sabe Bem continua. Caso, visitem algum dos estabelecimentos aderentes, ainda podem fazer a vossa votação. Participem!

Nos finais de Novembro, estive em Alvaiázere, onde fui muito bem recebida. O carinho das pessoas, a simpatia, a disponibilidade de todos, deixaram-me de coração cheio e com vontade de voltar, para além de ser uma terra onde se cozinha muito bem. Entre os diversos motivos de atracção da região, destaca-se o baloiço, colocado segundo Miguel Torga, no "miradouro mais vasto de Portugal" e que tive a oportunidade de visitar. A vista é magnífica.

Os chícharos são um dos produtos pela qual a região é conhecida, mas destaca-se, também, na produção de azeite - encontramos na zona oliveiras milenares, produção de mel, de ervas aromáticas associadas à serra e de vinho.

Na visita que fiz a Alvaiázere, fui tomando notas de algumas receitas que quero partilhar convosco. Uma delas, é esta chicharada de coelho. A chicharada, palavra que deveria constar no dicionário de língua portuguesa, é uma feijoada mas feita com chícharos. Espero que gostem!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Menu semanal #39


Organizarmos as refeições da semana, é uma forma de rentabilizarmos o nosso tempo. Para o menu desta semana, escolhi, também, receitas a pensar na mesa de Natal. Espero que gostem.


Ver também menu semanal #38.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Lombinhos de porco com molho de café


A Parmalat lançou, recentemente, uma Nata com Café. Para quem adora café, como eu, poderá compreender o meu entusiasmo quando soube. Nata com Café? - tenho que experimentar! Foi logo o meu pensamento.

Podemos usar esta nata em pratos salgados ou, em sobremesas. Para a experimentar, cá em casa, inspirei-me numa receita tradicional e preparei uns lombinhos de porco com molho de café. Esta receita resulta tão bem! A nata com café torna este prato irresistível. Quem vai querer experimentar?

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Pudim de pão com maçã e canela


Há receitas que já fiz várias vezes, seja, cá em casa, em momentos especiais, seja, em showcookings ou, até, na televisão. Uma dessas receitas, é este pudim de pão com maçã e canela. É tão bom! Sempre que o faço, sei que é sucesso garantido.

Esta receita pode ser uma deliciosa sugestão para quem anda à procura de receitas para servir no Natal. Espero que gostem!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Perna de peru assada no forno com batatas e cebolinhas


Vamos preparar o Natal?

Em Dezembro, começamos a preparar o Natal com todos os preceitos. No dia 1, cá em casa, tentamos manter a tradição e montar a árvore de Natal. Não costumamos fazer presépio, apesar de adorar. Quando era miúda lembro-me de em casa dos meus pais, durante alguns anos, fazermos um pequeno presépio e, até, de ir apanhar musgo. Para mim, o importante destas acções é que são feitas em família. Dividem-se tarefas. Todos colaboram e no final, congratulamo-nos com o resultado final. Estarmos juntos, ajudarmo-nos, é este o espírito do Natal.

Se já começamos a decorar a casa, por aqui, também se pensa nas comidas a preparar. E para quem anda à procura de ideias, deixo-vos, hoje, uma deliciosa sugestão, perna de peru assada no forno com batatas e cebolinhas, porque nem todos temos que servir um peru inteiro nesta quadra festiva. Verdade?