quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

12 livros para oferecer no Natal

Os livros são sempre bons presentes. Adoro receber e oferecer livros. Sempre que recebo um livro sei que vou aprender, vou viajar, vou ter a possibilidade de descobrir coisas novas. Os livros são sempre presentes especiais.

Para quem anda à procura de ideias de presentes para oferecer nesta quadra festiva, deixo-vos algumas sugestões.

Livros sobre alimentação e cozinha:
- A Sair do Forno de Rosa Cardoso, editora Arena. Um livro muito doce, com mais de 50 receitas, da autora do blogue Be Nice, Make a Cake. Assim que abrimos esta obra deparamo-nos com bolos maravilhosos, inspiradores, que nos fazem crescer água na boca e nos dão vontade de ir para a cozinha fazer muitas das coisas boas que a Rosa nos apresenta. Para além dos bolos, tartes e tortas, o livro tem receitas de bolinhos para o chá e de massas lêvedas. Um presente delicioso para quem gosta de coisas doces.

- Cozinha Vegetariana - Doces e Sobremesas de Gabriela Oliveira, Arte Plural Edições. Esta é uma das primeiras autoras de cozinha vegetariana portuguesa que passei a acompanhar. Procuro fazer uma alimentação, na minha opinião, equilibrada, mas confesso que gosto de, por vezes, fazer pratos ou sobremesas de inspiração vegetariana. Neste livro a autora apresenta-nos receitas de bolachas, tartes, tortas, bolos, doces de colher, gelados, pudins e, até, pão doce, tudo sem ingredientes de origem animal. Um presente delicioso para quem faz uma alimentação vegetariana.

- Dieta das 8 Horas - Jejum Intermitente de David Zinczenko, editora Marcador. Quando há uns tempos atrás fiz o desafio Fit Depois dos 40 no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, recebi muitas sugestões e indicações sobre a prática do jejum intermitente, que me deixaram curiosa. Este foi o livro que escolhi ler para saber mais sobre este assunto. Fica a sugestão de presente para quem se interessa sobre alimentação. O livro tem receitas e indicação de exercícios físicos.

- Saudável e Sem Desperdício de Sara Oliveira, editora Casa das Letras, autora do blogue Nem Acredito que é Saudável. Neste livro, a autora apresenta-nos mais de 50 receitas saudáveis em que procura usar ingredientes que muitas vezes não usamos, como cascas, sementes, ramas e caules. Este livro permite-nos descobrir como podemos fazer uma cozinha mais sustentável e que gere menos desperdício. Ajuda-nos com dicas para que consigamos fazer compras de forma mais consciente, como armazenar e conservar alguns alimentos. Um presente útil para quem tenta fazer da sua cozinha um espaço com menos desperdício.

- Vegan Fácil para Bem Receber de Fábio Gomes, editora Marcador. Um livro com receitas vegan para receber amigos e não só. Neste livro encontramos diversas sugestões de entradas, de pratos principais e de sobremesas. Todas as receitas revelam ser práticas e descomplicadas, perfeitas para quando temos pouco tempo para estar na cozinha. Um presente delicioso para quem gosta de cozinhar e impressionar os amigos.


Os meus livros de 2020:
- Vamos Fazer Pão, é um livro para quem quer começar a fazer pão saboroso em casa ou para quem já faz e quer experimentar outros métodos. O livro apresenta receitas de pão para o dia-a-dia, tem pães com fermentação longa e pães com pré-fermentos. Tem também indicações sobre como fazer fermento natural e receitas de pão doce.

- Petiscos de Açúcar e de Mel em co-autoria com Virgílio Nogueiro Gomes. Um livro cheio de receitas doces para qualquer altura do ano. Tem bolachas, broas, biscoitos e bolos. Tem açúcar e tem mel!


Outras sugestões:
- História da Arte em 21 Gatos de Nia Gould, editora Marcador. Um livro simpático e bem disposto que nos permite viajar pela história da arte de uma forma original. Um presente para todas as idades, especialmente para aqueles que gostam de gatos e de arte.

- Lá, Onde o Vento Chora de Delia Owens, Porto Editora. Adoro romances e são sempre um bom presente. Resumidamente, « Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. À medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a Natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida. O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove. E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. É então que o impensável acontece. »

- Longa Pétala de Mar de Isabel Allende, Porto Editora. Nesta obra "Isabel Allende propõe-nos uma viagem através da História do século XX, pela mão de personagens inesquecíveis que descobrirão que numa só vida cabem muitas vidas e que, por vezes, o difícil não é fugir, mas o regressar." Um presente para todos os que gostam de viajar através da literatura.

- Uma Casa Organizada de Paula Margarido, editora Manuscrito. Neste livro, a autora ajuda-nos a organizar a nossa casa de forma saudável, harmoniosa e feliz. Um livro com muitas dicas práticas, que nos ajudam a criar um ambiente equilibrado, onde a energia flui de forma positiva. Um presente para todos os que queiram organizar, arrumar e mudar a sua casa.

- Uma Beleza que Nos Pertence de José Tolentino Mendonça, editora Quetzal. Gosto tanto da escrita, das ideias, das mensagens de amor e de esperança que José Tolentino nos faz chegar através das suas obras. Este é um presente para todos os que gostam de aforismos, para todos os que gostam de reflectir sobre princípios morais e filosóficos.

5 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

Sugestões de leitura que elogio
.
Abraço

Vontades e contrariedades disse...

Boas propostas. Obrigado!

Laranjinha disse...

Obrigada.

Laranjinha disse...

Muito obrigada.

Abdullah disse...

Your post is good and i understand that education on any top is very good. And every person mush have little bit information about everything. Because today era is of informative. If anyone wants to read or write about any topic then he/she must join Essay Writing Service for better communication.