quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Perna de peru assada com mostarda, mel e laranja

O Natal é a festa da família. Este ano, devido às circunstâncias, temos que o viver de outra forma. Que estes tempos nos ajudem a reflectir e a escolher caminhos que nos aproximem uns dos outros e que nos permitam ser mais solidários, mais disponíveis. Por aqui, a família decidiu repensar a forma de darmos presentes. Serão menos, mas mais úteis. A ideia é escolhermos algo que quem recebe precise ou valorize. As crianças, em vez de receberem mil e um presentes, que no final de abrirem, já não sabem quem ofereceu e que rapidamente colocam de lado, este ano, terão presentes da família. Por exemplo, um livro ou um casaco - presente dos tios e dos avós.

Esta é uma época que deve ser vivida com alegria e espírito de partilha. É, sempre, tão bom preparar o Natal. Criem tradições de Natal, em família. Façam embrulhos personalizados, etiquetas para os presentes de Natal, decorem a casa com elementos feitos com a ajuda dos mais pequenos, façam os vossos centros de mesa com velas, pinhas ...

Juntem-se em família e, façam presentes para oferecer. Bolachas e biscoitos. Bolos com frutas cristalizadas. Pão. Frascos com misturas prontas a usar para chocolate quente, panquecas, etc. Criem uma playlist com músicas de Natal. Vejam o filme Um Conto de Natal, adaptação ao cinema do livro de Charles Dickens, e que nos relembra a importância do amor. Um dos meus filmes preferidos para ver nesta quadra festiva.

No Natal queremos colocar o melhor na mesa para partilharmos com aqueles de quem gostamos. Que este ano continue a ser assim! E divirtam-se com o processo. Que esta época não se resuma ao stress das compras. Que seja uma época de partilha, de amor, de criarmos laços uns com os outros. Que seja uma época mágica. Que seja um Natal que deixe memórias felizes. Lembrem-se, os momentos bons ficam para a vida!

A mesa de Natal quer-se farta e especial. Para quem, este ano, quer colocar peru na mesa de Natal, sem ter que assar uma ave inteira, deixo-vos mais uma deliciosa sugestão. Espero que gostem.!

Perna de peru assada com mostarda, mel e laranja

Ingredientes para 4 pessoas:
1 perna de peru
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de mostarda em grão à antiga
1 pitada de piripiri
6 hastes de tomilho fresco
1 colher de sopa de mel
300 g de batatas
4 cebolinhas para assar
Sumo de 1 laranja
125 ml de vinho branco
50 ml de azeite
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Espremer os dentes de alho para uma taça. Adicionar a manteiga, a mostarda, o piripiri, uma colher de sopa de tomilho, o mel, sal e pimenta. Misturar tudo até obter uma pasta. Barrar a perna de peru,.

2. Colocar a carne numa travessa de forno, juntamente com o restante tomilho. Em volta dispor as batatas e as cebolas, descascadas e cortadas ao meio.

3. Regar com o vinho branco, o sumo de laranja e o azeite.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30. Ir regando a carne com o molho. Antes de retirar a carne do forno, verificar a cozedura.

4 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso. Deixou-me com água na boca com vontade de dar uma dentadinha.
.
Votos de um Natal muito Feliz
Se possível junto da família e de
Quem estiver em seu coração

Laranjinha disse...

Obrigada, Ryk@rdo.
Feliz Natal.

Dulce disse...

Grata pelas excelentes receitas e as simpáticas palavras da Isabel, feliz Natal, um beijinho desta seguidora

Unknown disse...

UAU 😍😋 que delícia adorei essa receitinha divina estou babando 🤤😆😘