quarta-feira, 31 de março de 2021

Cestinhos de fiambre de peru com espinafres e ovo

Uma das minhas preocupações é variar a minha alimentação, começando pelo pequeno-almoço. Gosto de começar o dia com comida colorida, nutritiva e que nos deixe com energia para enfrentar todos os desafios. Comer bem, com equilíbrio, logo na primeira refeição do dia, é fundamental, para quem se preocupa em fazer uma alimentação saudável.

Há ingredientes que procuro ter, cá em casa, regularmente, para os meus pequenos-almoços ou, lanches. Para além do pão, dos abacates, dos ovos, gosto de ter, também, fiambres de aves, nomeadamente peito de peru ou peito de frango fumado da Izidoro, muito saborosos e de uma marca 100% portuguesa que também tem carne fresca, facto que só muito recentemente descobri.

O fiambre de peru e de frango da Izidoro são feitos com apenas carne do peito destes animais, sem acrescentos de outras partes de carne das respectivas aves. E são fumados de forma natural, com o fumo da lenha. Factores que ajudam estes fiambres de aves a distinguirem-se pelo sabor.

A pensar nos pequenos-almoços de Páscoa, em família, deixo-vos uma deliciosa sugestão feita com fiambre de peru, espinafres e ovo. Fica tão bom!

terça-feira, 30 de março de 2021

Folar de carnes

Páscoa é sinónimo de amêndoas, de ovos de chocolate, de cabrito assado no forno, de pão-de-ló e de folares. É tempo de nos juntarmos, à mesa, e festejar a renovação da vida, em espírito de união, de amor.

De há uns anos para cá, que nesta altura do ano, gosto de fazer folares para partilhar com a família. Um folar doce ou salgado torna-se um presente, sempre muito apreciado.

Esta receita do folar de carnes foi desenvolvida a convite da Fermipan. Fermipan é um fermento feito à base de leveduras e isento de glúten. É ideal para todo o tipo de massas lêvedas. Dá sempre jeito ter uma embalagem de Fermipan à mão! É daqueles ingredientes que procuro ter sempre em casa.

Nesta Páscoa, vamos fazer folares?

segunda-feira, 29 de março de 2021

Menu semanal #54

Como estamos na semana da Páscoa, decidi escolher algumas receitas alusivas à quadra. Espero que gostem! Tudo o que nos ajude e, facilite a vida na cozinha, é sempre bem-vindo, verdade?

Que este menu vos inpire e vos ajude a preparar as refeições, para a família, de forma feliz.


Ver também menu semanal #53.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Salada de bacalhau com chícharos

No final do ano passado tive a oportunidade de visitar Alvaiázere, no âmbito da iniciativa Alvaiázere Sabe Bem, de que vos fui falando, aqui, no Cinco Quartos de Laranja e, que participei enquanto membro do júri.

A iniciativa Alvaiázere Sabe Bem teve mais de 50 receitas a concurso e os jurados tiveram uma tarefa bastante difícil, pois é terra onde se cozinha muito bem. Entre os pratos vencedores, dos restaurantes, temos, nas diferentes categorias:

Entradas:
Ouro - Restaurante Os Grelhados - Salada de chícharo com bacalhau desfiado
Prata -  Casa Lagoa - Pataniscas de Chícharo
Bronze - Os Pestinhas Dos Cabaços - Pizza de chícharo

Prato Principal:
Ouro - Restaurante O Brás - Chícharada
Prata - Restaurante Os Grelhados - Coelho caseiro com chícharo, couve e enchidos
Bronze - Café O Cantinho - Migas de chícharo com petinga
Menção Honrosa - Casa Benfica Alvaiázere - Chícharada de Polvo

Sobremesa:
Ouro - Doce Felicidade - Travesseiro de chicharo
Prata - Restaurante Os Grelhados - Pastel de chícharo com gelado de baunilha e canela
Bronze - Pastelaria David - Trouxa de chicharo
Menção Honrosa - Casa Lagoa - Pudim de chícharo
Menção Honrosa - Restaurante O Brás - Doce de chícharo

Entre os pratos vencedores da população, temos:

Entradas:
Ouro: ASCRA - Associação Social, Cultural e Recreativa de Almoster - Aveludado de chícharo
Prata : Fernanda Maria Simões Carvalho - Sopas de nabos com chícharo
Bronze: Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - Pataniscas de coelho com chícharo

Petiscos:
Ouro: Alva Canto - Associação de Cultura - Ovos mexidos com farinheira de chícharo
Prata : Alva Canto - Associação de Cultura - Ensalsado de chícharo com orelha de porco
Bronze: Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - Salada de Bacalhau

Prato Principal:
Ouro: Alva Canto - Associação de Cultura - Cabrito de Sicó e batatas assadas no forno, com arroz dos seus miúdos com chícharo, e grelos
Prata : Associação de Pais e Encarregados de Educação A.E de Alvaiázere - Aveludado de bovino com puré de chícharo
Bronze: Sandra Margarida Rosa de Carvalho - Chicharo com bacalhau e couve na abóbora Hokaido

Sobremesa:
Ouro: Dora Rodrigues - Nicolau
Prata: Tuna e Cantares da Misericórdia de Alvaiázere - Tarte de Chícharo
Bronze: Mariana José - Desmontado de cheesecake de frutos vermelhos

Foram ainda atribuídos, os seguintes prémios especiais:

Prémio Especial Tradição:
Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - Bucha à Pobre
ASCRA - Associação Social, Cultural e Recreativa de Almoster - Bacalhau grelhado com migas de chícharo e batata a murro

Prémio Especial Inovação:
Rui Manuel Miguel Marques - Bombom de Chícharo
Grupo Desportivo de Alvaiázere - Puré abaunilhado de Chícharo com Pombo e Mini Legumes

Os vencedores e participantes estão todos de parabéns. Para além da boa comida, Alvaíazere tem pessoas boas que nos recebem de braços abertos.

Inspirada nas saladas de bacalhau com chícharos que tive a oportunidade de provar durante o concurso, deixo-vos também a minha versão. Uma salada fresca a pensar nos dias bonitos de Primavera. Espero que gostem.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Jardineira de carne de vaca

Há pratos que me fazem viajar pelos sabores da memória. São os cheiros, a combinação de ingredientes e o sabor. Os sabores da memória são, tantas vezes, dados pelos momentos vividos à volta da mesa, pelas vozes, pelos sorrisos de quem saboreou esse prato connosco. São marcados pelo tempo.

Há pratos que me levam para as refeições, do dia-a-dia, com os meus pais e restante família. « O que se faz para o almoço? E para o jantar? » Ou então, « o que querem que a mãe faça para o almoço? - são tantas vezes estes os temas das conversas do quotidiano, em família. A comida, une-nos. O cuidar através da comida é um gesto de amor.

Sempre que possam, cozinhem para aqueles de quem vocês gostam. A comida marca a nossa vida e deixa tantas memórias felizes, mesmo que sejam pratos descomplicados e simples. Um dos pratos que recordo, sempre com boas memórias, é jardineira de vaca. Um prato de conforto que fez tantas vezes a minha família feliz.

terça-feira, 23 de março de 2021

Menu semanal #53

Os menus, com sugestões de receitas para as refeições da semana, são uma forma de nos organizarmos e facilitam-nos a vida no momento de colocar as refeições na mesa, para a família. Para esta semana, decidi escolher receitas com alguns sabores da Primavera, como as ervilhas. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #52.

terça-feira, 16 de março de 2021

Papas de aveia no forno com banana

Uma das coisas que me faz feliz é, conseguir variar os meus pequenos-almoços. Adoro! É tão bom começar o dia com comida colorida e que nos traga energia.

Uma das coisas que gosto de fazer para os pequenos-almoços e, até, para os lanches, é papas de aveia no forno. Este tipo de papas torna-se uma boa opção para quem não tem tempo, de manhã, para preparar nada. Podemos fazer as papas com antecedência e, depois, ir consumindo.

Estas papas podem ser consumidas quentes ou frias. A sua consistência assemelha-se à de um bolo, por isso, podemos até cortá-las em quadrados ou em fatias. Cá em casa, as papas de aveia passaram a ser muito bem-vindas. Confesso que também aprendi a gostar.

Preparei a receita destas papas no directo que fiz, no domingo, na minha cozinha. Caso queiram passar a acompanhar, no próximo dia 21 de Março às 10h, iremos fazer overnight oats ou, traduzindo assim de uma forma livre, papas de aveia adormecidas. Marquem na agenda e juntem-se a mim!

Para quem gosta de papas de aveia ou, até, para quem procura sugestões para variar os pequenos-almoços e lanches, deixo-vos esta receita que se revela muito prática. Espero que gostem!

segunda-feira, 15 de março de 2021

Menu semanal #52

Mais um menu semanal, com uma mistura de receitas práticas com outras que surpreendem, mas todas com ingredientes acessíveis. Espero que gostem e que esta partilha vos ajude a serem felizes com a família, à volta da mesa.


Ver também menu semanal #51.

sexta-feira, 12 de março de 2021

Sopa tailandesa de cogumelos e camarão ou tom yum

Uma das sopas mais famosas da cozinha tailandesa e, talvez do mundo, é a sopa de cogumelos com camarão ou tom yum. É uma sopa onde sobressaem os sabores da erva príncipe, da galanga e das folhas de lima kaffir, juntamente com o toque ligeiramente picante das malaguetas e da frescura do sumo de lima. É uma sopa com uma complexidade de sabores que nos leva a viajar.

Em Dezembro, tive a possibilidade de provar esta sopa nos restaurantes tailandeses que conheci no âmbito de um projecto dinamizado pela embaixada da Tailândia, em Portugal. Os restaurantes que visitei foram o Sala Thai, o Siam Square e o InterThai. Em todos eles, adorei esta sopa. Um caldo tão perfumado e saboroso que fiquei com vontade de o reproduzir, cá em casa.

Existem duas versões principais da sopa tom yum. Uma é feita com leite evaporado, deixando o caldo aveludado e mais escuro e, a outra, é a de um caldo claro. E, é esta última, a versão que vou partilhar convosco.

Existem três ingredientes que tornam o sabor desta sopa tão característico e são, os talos de erva-príncipe, a galanga e as folhas de lima kaffir. Estes ingredientes encontram-se à venda nas lojas de produtos asiáticos, na zona dos congelados e em alguns supermercados. Servem para aromatizar o caldo e ao preparar a sopa, podem ser retirados. Na versão que fiz, só deixei as malaguetas, porque, cá em casa, somos fãs de picante.

A sopa tom yum pode ser feita com camarão, misturas de mariscos ou, até, com frango. Espero que gostem da versão que partilho convosco!

quinta-feira, 11 de março de 2021

Pão de trigo em forma


Vamos fazer pão?

Este foi o desafio que lancei, há uns anos atrás, aqui no blogue. Um desafio que me levou a partilhar muitas receitas de pão convosco, a fazer workshops em Lisboa e no Porto e, a escrever um livro sobre pão.

Fazer pão, é um processo e existem muitas maneiras de o fazermos, em casa. Apesar da simplicidade de ingredientes usados - farinha, água, sal e levedura - a verdade, é que com estes ingredientes podemos fazer pães, mais ou menos hidratados, podemos fazer as nossas combinações de farinhas usando diferentes proporções, podemos usar mais ou menos levedura, podemos fazer fermentações mais lentas ou mais rápidas. As massas têm os seus caprichos e reagem a factores como a temperatura ambiente e à humidade. Talvez por tudo isto é que fazer pão se torna mágico e especial. Para além de nos dar a satisfação de podermos partilhar com a família.

E quem resiste ao cheiro de um pão acabado de fazer?! Adoro pão! Com tudo. E para partilharem com a família, deixo-vos, hoje, mais uma receita de pão que se prepara de forma muito fácil. Espero que gostem.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Bacalhau gratinado com grão-de-bico e broa de milho

Em Fevereiro, o Cinco Quartos de Laranja fez 15 anos. Para além de fazer um bolo de aniversário para festejar, este ano, decidi, também, fazer um evento virtual para assinalar a data. Podem acompanhar este evento, 15 Anos, 15 Conversas, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja.

As conversas são, em directo, com diferentes convidados. Os convidados são pessoas que admiro, que dominam temas pelos quais me interesso ou que, por um ou outro motivo, também, fazem parte da história do blogue.

Para terem uma ideia, agendei as seguintes conversas:
  1. 15 anos de Cinco Quartos de Laranja. Vale a pena continuar?
  2. O mundo dos blogues e das redes sociais com Ricardo Martins Pereira, O Arrumadinho
  3. A Escolha do Consumidor com José Borralho
  4. Criatividade, escrita e gastronomia com Nelson Nunes
  5. Feng Shui, na cozinha, é prosperidade com Inês Franco
  6. Jejum, sim ou não? com a nutricionista Patrícia Aguiar
  7. Como organizar a casa com Paula Margarido
  8. Sal, um ingrediente essencial com Jorge Raiado.
  9. Como reduzir o desperdício alimentar com Eunice Maia da loja Maria Granel
  10. Podemos alterar as receitas tradicionais? com Virgílo Nogueiro Gomes
  11. Como emagrecer depois dos 40? com a nutricionista Mária Benedito
  12. A Mesa dos Portugueses com Paulo Amado
  13. Alimentos bons e maus? O que comer? com o nutricionista João Rodrigues
  14. Azeite, como escolher, saborear e conservar? com Helena Beghetto da loja D'Olival
  15. Podemos ser felizes todos os dias? com Catarina Beato. Conversa que irá ter lugar no sábado, 13 de Março às 21h30.
Sou uma pessoa de pessoas. Adoro conversar, aprender, partilhar. Os temas das conversas foram variados e tentei que trouxessem conhecimento útil para quem me acompanha. Aprendemos tanto, uns com os outros.

Para além das conversas, as festas também se fazem de comida. Deixo-vos, hoje, uma daquelas receitas que são óptimas para quando juntamos a família ou os amigos, à volta da mesa. Espero que gostem!

terça-feira, 9 de março de 2021

Falsa lasanha de raviolis com espinafres

Cá em casa, também se fazem receitas rápidas e super rápidas. O facto de estarmos em confinamento e cozinharmos todos os dias para a família, obriga-nos a procurar mais ideias e sugestões para irmos variando as refeições da semana. Há alturas, em que temos tempo e preparamos receitas mais elaboradas mas, há outras, em que queremos colocar o almoço ou o jantar, num abrir e fechar de olhos, na mesa, para a família.

Houve uma fase da minha vida que quando queria fazer uma refeição rápida pensava logo em ovos mexidos. Hoje, já penso nas latas de atum, nas misturas de folhas verdes que tenho no frigorífico para as saladas, em pratos de massas ou em alguns produtos já pré-preparados que tenha e que me facilitem a vida na cozinha.

Um destes dias, decidi experimentar uma receita de lasanha. Aproveitei os raviolis que tinha no frigorífico e o molho de tomate da despensa. O resultado foi uma falsa lasanha, que se prepara em 15 minutos. Uma lasanha rápida, como?

Espero que gostem desta receita!

segunda-feira, 8 de março de 2021

Menu semanal #51

Os inícios de semana são um regresso às rotinas e, uma das nossas preocupações, costuma ser, o que iremos cozinhar para a família.

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos mais um menu com receitas variadas e deliciosas. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #50.

sexta-feira, 5 de março de 2021

Caril massaman de frango

Em Dezembro, do ano passado, tive a possibilidade de fazer uma viagem pelos sabores da Tailândia, em Lisboa. Esta experiência passou pela ida a três restaurante certificados com o selo Thai Select, um reconhecimento atribuído pelo governo da Tailândia. Comecei por visitar o restaurante Sala Thai, de seguida passei pelo InterThai e, por fim, estive na cozinha do Siam Square. Para além da visita aos restaurantes, estive à conversa com a senhora Embaixadora da Tailândia, em Portugal, que me explicou algumas das influências portuguesas na cozinha tailandesa.

Nesta viagem, percebi que os pratos de caril tailandeses se distinguem dos caris indianos. Enquanto, estes últimos, são feitos com uma mistura de especiarias, na Tailândia os pratos de caril são feitos a partir de pastas frescas. Existem três tipos principais de caril, neste país, que se distinguem pela cor: vermelho, verde e amarelo. As pastas de caril são feitas quase com os mesmos ingredientes, no entanto, o que as ajuda a distinguir é o tipo de malaguetas usadas que podem ser vermelhas, verdes ou amarelas, resultando em caris, mais ou menos, picantes. Para além destes três tipos, temos, também, o famoso caril massaman.

Provei, pela primeira vez, o caril massaman de frango, no restaurante InterThai feito pela mão da chef Jena Rasanee e, adorei! O caril massaman tem um sabor suave, o que ajuda à popularidade deste prato.

Em relação aos ingredientes tailandeses, para esta receita, de uma maneira geral, já se encontram em alguns supermercados, mas são de fácil aquisição nas lojas de produtos asiáticos.

A versão do caril massaman que vos trago é muito prática e rápida de preparar. É uma forma de viajar, sem sair de casa. Acho que vão adorar este prato.

quinta-feira, 4 de março de 2021

10 dicas para fazerem uma tábua de queijos e enchidos

Que entradas preparar quando recebemos amigos em casa? Como podemos fazer uma refeição prática, para a família, em jeito de petiscos e que não nos obrigue a estar muito tempo na cozinha e que toda a gente adore?

A sugestão que partilho convosco é fazeremos uma tábua de frios. E podemos fazer tábuas de tudo. Nos últimos tempos, tenho partilhado no Instagram do Cinco Quartos de Laranja as tábuas de queijos e enchidos que tenho feito para os almoços de domingo, em tempos de confinamento, cá em casa.

Para quem quer fazer tábuas de queijos e enchidos, deixo-vos algumas dicas:
  1. Coloquem em primeiro lugar os queijos na tábua. A disposição dos queijos irá ajudar na colocação dos restantes ingredientes. Em vez de os juntarem, coloquem-nos em lados opostos para criar um sentido estético mais apelativo.
  2. Cortem os queijos duros em fatias, podem fazê-lo de maneiras diferentes de modo a criar padrões. Podem alternar queijos cortados em fatias com outro cortado em cubos. Podem optar por deixar alguns queijos inteiros, principalmente os de pasta mole. Os queijos azuis podem ser colocados na tábua ligeiramente esboroados.
  3. De seguida coloquem a charcutaria. Podem optar por presunto, salame, paio, etc. Dobrem em quatro e façam os chamados "rios" de salame. Podem fazer rosas de salame. Esteticamente fica muito apelativo. Como se costuma dizer, os olhos também comem e as tábuas vivem da conjugação feliz dos seus elementos.
  4. Caso usem produtos frescos ou em conservas, sequem-nos, em papel absorvente, muito bem antes de os colocarem na tábua.
  5. Coloquem azeitonas, mel, compotas, húmus, em taças. Disponham estes ingredientes juntos de outros que combinem em termos de sabor. Por exemplo, mel e compotas junto aos queijos. Palitos de cenoura ou de pepino, junto ao húmus ou a um molho de iogurte.
  6. Juntem elementos crocantes à vossa tábua, sortido de bolachas, fatias de pão fresco ou torrado, gressinos, etc. Acrescentem frutos secos, nozes, amêndoas, pistácios, por exemplo.
  7. Acrescentem legumes, frutas frescas e/ou secas. Pepino, rabanetes, cenouras, palitos de aipo, são boas opções. Morangos, uvas, framboesas, são frutas que ajudam a dar cor, vida, e que resultam bem.
  8. Acrescentem colheres ou outros utensílios que possam ser necessários. Se colocam taças com compotas, disponham pequenas colheres e facas para retirar os patés ou para cortar algum outro ingrediente como os queijos, por exemplo.
  9. Decorem a tábua com ervas frescas ou flores comestíveis.
  10. Sirvam a tábua e divirtam-se em família!

quarta-feira, 3 de março de 2021

Beringela assada e legumes salteados com bacalhau

Nos dias em que faço as pré-preparações das refeições da semana, há, sempre, muita azáfama na minha cozinha. Procuro lavar e guardar alguns vegetais. Faço sopa, cozo e asso ingredientes que depois tenho prontos para as minhas refeições.

Um destes dias, depois de passar a manhã na cozinha, quando chegou a hora do almoço, pensei: - E agora o que faço para o almoço? Olhei para o que tinha cozinhado, aproveitei a rama dos rabanetes que tinha acabado de lavar e, preparei o almoço num abrir e fechar de olhos.

As pré-preparações feitas por ingredientes ou, componentes, facilita-nos tanto a vida!

terça-feira, 2 de março de 2021

Frango assado no forno com limão, alho e salsa

Adeus Fevereiro. Bem-vindo Março! Este é o mês em que chega a Primavera e, com esta mudança, vem também a esperança de dias melhores, com mais luz, mais energia. Nas ruas já se nota os pássaros a cantarolar e as árvores aos poucos enchem-se de flores. Esta é uma época tão bonita. É tempo de renovação.

Enquanto não nos despedimos do Inverno, as comidas, cá de casa, continuam a ser de conforto. Sopas, comidas de tacho e muitos assados no forno. Um dos últimos que fiz, foi um delicioso frango assado. Espero que gostem!

segunda-feira, 1 de março de 2021

Menu semanal #50

Para vos ajudar a preparar as refeições da semana, deixo-vos mais um menu variado com sugestões práticas.


Ver também menu semanal #49.