terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Musse de chocolate com fios de ovos e os desejos para 2017


A cada novo ano gosto de formular desejos. Gosto de pensar e definir pequenas coisas que gostaria de fazer ao longo do ano. Ao fazê-lo, a primeira questão que coloco sempre, é: Como é que eu quero viver a minha vida? O que é que eu posso fazer para que no final de cada dia, mês ou ano tenha a sensação boa de que vivi?

Ao longo destes anos sinto que fazer uma pequena lista de desejos ajuda a concretizar coisas que queremos fazer. A lista não tem que ser rígida. Só o facto de pensarmos em coisas que queremos fazer já é uma ajuda para, mais cedo ou mais tarde, tentarmos realizar os nossos desejos. A lista pode ser feita em família. Cada um escreve os seus doze desejos, partilham entre si e no final de cada ano analisam o que conseguiram ou não concretizar. Já imaginaram, daqui a uns anos, os vossos filhos relerem os seus sonhos ou desejos de infância? São estas pequenas coisas que dão sal à vida.

Os meus desejos para 2017 são:

1. Quero continuar a aprender. O conhecimento traz-nos felicidade. Este ano tenho o desafio de usar uma máquina de sous-vide para cozinhar a baixa temperatura. Vai ser de certeza uma deliciosa aventura. Depois conto-vos.

2. Quero continuar a melhorar o modo como cozinho. Há tanta coisa para fazer e aprender. Este ano gostava de voltar à cozinha portuguesa. Para chegarmos mais longe temos que conhecer as bases da nossa tradição gastronómica. E há tanto para fazer!

3. Quero fazer um naked cake. Acho os bolos lindos, lindos. É um desejo para concretizar este ano!

4. Arrumar o armário das especiarias. Tenho e uso muitas especiarias e ervas-secas. Ao longo do tempo tenho vindo a perceber que o modo como as tenho arrumadas não é muito funcional e este ano terá que levar uma reviravolta.

5. Fazer pão. Gosto tanto de pão! O pão é um alimento maravilhoso e feito em casa, com a força das nossas mãos, torna-se especial e único. Vamos fazer pão, em casa, em 2017? Quem me acompanha?

6. Aumentar as minhas leituras. Os livros fazem parte da minha vida, do meu dia-a-dia. O ano passado comecei a escolher, pelo menos, um livro para ler em cada mês do ano. Este ano quero continuar este projecto. Desafio de leituras para 2017: 30 livros! O de Janeiro já está escolhido, Arquipélago de Joel Neto.

7. Há uns anos atrás comecei um projecto 365 que consistia em tirar uma foto por dia. O ano passado correu muito bem. E fui relatando mês a mês o que fui fazendo, sempre com as fotos que tirei a acompanhar. Este ano este é um projecto para dar continuidade. E já comecei! A primeira foto de 2017 é do mar. Todos os anos gosto de ir ver o mar no primeiro dia do ano. Tornou-se uma tradição, do Ricardo e minha. Podem ir acompanhando na página de Instagram do Cinco Quartos de Laranja.

8. Participar na corrida de São Silvestre, em Lisboa. Foi um desejo feito em família. Agora é ganhar coragem e começar os treinos!

9. O espaço em que vivemos, dormimos, e a que chamamos casa tem que ser confortável, acolhedor. Tem que nos mimar, tem que nos dar alegria e incentivo quando precisamos. Em 2016 senti que tinha que olhar mais para a decoração da minha casa. Espero consegui-lo neste novo ano que começa.

10. É fundamental pensarmos nas outras pessoas e não apenas em nós próprios nas muitas situações que a vida nos reserva. Ter o apoio, o carinho, daqueles de quem gostamos é essencial. E essencial é também olharmos mais vezes para eles. Espero conseguir continuar a mimar aqueles que me rodeiam. Surpreendê-los com coisas boas. Um gesto às vezes faz toda a diferença!

11. Os muros existem por um motivo, para nós os ultrapassarmos. O problema é que muitas das vezes não sabemos como o devemos fazer. Ficamos ali impotentes. Nestas alturas, o importante é não desistir. Se for necessário volta-se atrás para termos perspectivas diferentes. Espero ter força para continuar a trabalhar e para tentar fazer melhor. Que 2017 nos brinde com saúde!

12. Espero conseguir dar importância ao que é mesmo importante e deixar ir tudo o que não é essencial. Espero poder continuar a seguir o que me diz o coração quando hesito ou tenho dúvidas. Espero poder continuar a tentar cuidar bem da vida para que ela olhe para mim e me traga coisas boas. Espero poder continuar a sonhar.

Que 2017 seja um ano muito doce para todos vocês, queridos leitores. Por isso, deixo-vos, hoje, uma deliciosa musse de chocolate com uns tentadores fios de ovos.


Musse de chocolate com fios de ovos

Ingredientes para 6 pessoas:
200 g de chocolate negro para culinária
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 pitada de sal
Fios de ovos q.b. para servir


1. Misturar, muito bem, a manteiga com o açúcar. Adicionar as gemas uma a uma e bater entre cada adição, até obter um creme esbranquiçado.

2. Derreter o chocolate, partido em pedaços, em banho-maria.

3. Adicionar o chocolate derretido, em fio, à mistura de gemas, mexendo sempre.

4. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal.

5. Envolver as claras em castelo, no preparado anterior, com movimentos de baixo para cima.

6. Distribuir o preparado por taças e levar ao frio.

7. Servir a mousse com fios de ovos por cima.

12 comentários :

Tânia Tiago disse...

Que delícia!!! :)
Bom Ano Isabel... :)
Beijinho!!

Bimby & Sabores da vida

Fascínio pelos Pontos disse...

Mas que delícia de receitas e bons desejos :)
Tudo de bom para os poder concretizar Isabel :)
Bom Ano :)
Beijinhos

Laranjinha disse...

Obrigada, Tânia.
Um beijinho e bom ano novo.

Laranjinha disse...

Obrigada, Sandra,
Um grande beijinho e bom ano novo.

Marmita disse...

A mousse parece-me muito boa, mas confesso que o que mais gostei foi de ler os teus desejos. Acho a ideia fantástica, uma vez por graça escrevi num papel algo do gênero com o meu marido, ele em 3 meses realizou os dele e eu levei uns 3 anos acreditas? :) Espero que este ano te traga tudo o que desejas e muito mais, eu por cá continuo a espera das tuas receitas sempre tão boas, beijos para ti e para o teu fotografo :D

Laranjinha disse...

Olá querida Marmita,
obrigada. Eu adoro formular os desejos. Todos os anos os escrevo. Depois vou tentando conretizá-los. :)
Um grande beijinho e bom ano novo.

As coisas dela disse...

Adoro a ideia de poder juntar a mousse de chocolate com os fios de ovos!

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
exacto. Eu adorei esta junção. É excelente para quando temos festas.

Mary - Strawberrycandy disse...

Ai essa mousse ficou a olhar para mim,...
Feliz Ano Novo 2017,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Maria Alexandra Antunes disse...

Adorei a lista.
Um excelente ano de 2017.
Um grande beijinho

Laranjinha disse...

Obrigada, Mary.
Bom ano novo.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Maria Alexandra,
obrigada.
Um beijinho e bom ano novo.