segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Adeus Dezembro, bem-vindo Janeiro ...


Dezembro é o único mês do calendário que se reveste de uma magia especial que se espalha pelas ruas das cidades, nos entra pelas portas das casas e enche os nossos corações de uma luz que reflecte esperança e generosidade. Uma luz que nos impele a juntar a família, a partilhar com aqueles que nos são mais queridos pequenas lembranças que simbolizam a amizade, o carinho e a gratidão de termos todas essas pessoas boas à nossa volta.


Dezembro foi para mim um mês de trabalho e de aprendizagens. Aprendi a temperar chocolate, a fazer bombons e um pouco mais do maravilhoso mundo das massas lêvedas que tanto adoro e que se revestem de tantos segredos ou pequenos pormenores que fazem toda a diferença no produto final.


Em Dezembro realizei demonstrações de culinária em Lisboa, Sintra, Constância e Abrantes. Estive no Mercado de Natal Jogos Santa Casa da Misericórdia, na Praça do Município em Lisboa, com um showcooking em que demonstrei como preparar uma deliciosa coroa de Natal. Participei no Mercado de Natal de Alvalade com três workshops, dois deles realizados na loja Maria Granel e o último, na mercearia Morteira & Santos. Estive em Sintra para um workshop de presentes de Natal para pais e filhos. Em Constância apresentei entradas para a mesa de Natal e em Abrantes fizemos presentes de Natal na cozinha. Uma das coisas que me deixa feliz é o carinho com que as pessoas, ou melhor, muitos de vocês queridos leitores, me recebem nos meus workshops ou demonstrações de culinária. Estes momentos enchem-me de alegria. Sinto uma satisfação enorme. Obrigada.


Reencontrei amigos de longa data. Entre um delicioso passeio pela quinta da Cardiga, na Golegã, e uma visita a Almourol, houve tempo para rirmos e falarmos muito. Parece que afinal, quando estamos em sintonia, o hiato de tempo em que não nos vemos é rapidamente superado, deixando boas memórias até ao próximo reencontro. No final, fica sempre a promessa de não deixarmos passar tantos anos entre cada um dos nossos encontros.

Em Dezembro, estive num almoço de Natal organizado pelo Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, no espaço Las Cholas. O evento decorreu em jeito de workshop, onde tivemos a possibilidade de ver confeccionar todas as receitas. Para uma apaixonada por quinoa como eu, este almoço foi maravilhoso. Todos os pratos, desde a entrada à sobremesa foram feitos com quinoa, um deles até juntou os três tipos de quinoa que encontramos, hoje em dia, facilmente à venda, a branca, a vermelha e a preta. Para quem gosta de quinoa, vejam algumas das minhas receitas.


Festejei com o Ricardo 16 anos de casamento. Bem, como o tempo passa! Parece que foi ontem que nos conhecemos. Fazer um casamento durar só se torna fácil quando há tolerância e capacidade para superar os pequenos nadas do dia-a-dia. Torna-se fácil quando ambos se sentem satisfeitos com o que cada um alcança e quando mantêm a vontade de continuar. Um dos nossos segredos é que dizemos todos os dias, um ao outro: "Eu gosto de ti". Ou às vezes na brincadeira, digo-lhe: "Olha, hoje já te disse que gosto muito de ti?!".


Em Dezembro estive com a minha família em Santarém. Entre a visita à horta, houve tempo para ir apanhar laranjas e tangerinas ao nosso quintal. Agora só me resta dar-lhes destino. Acho que algumas das laranjas ainda vão virar geleia para as torradas do pequeno-almoço. Voltei ao programa da RTP1, A Praça, onde fui recebida com muito carinho pela Sónia Araújo e pelo Jorge Gabriel. Aí apresentei muitas sugestões para presentes de Natal feitos nas nossas cozinhas. Participei, enquanto membro do júri, no prestigiado concurso A Revolta do Bacalhau, que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Foi um dia muito bem passado, primeiro a ver os concorrentes a preparem os seus pratos e depois a provar o que confeccionaram. Nem imaginam o que se aprende nestes momentos.

Dezembro foi um mês bom. Com muita magia. Espero que Janeiro nos traga luz e a possibilidade de continuarmos a sonhar.

7 comentários :

As coisas dela disse...

Que janeiro continue com as alegrias de dezembro :)

Assunção disse...

Isso é que foi um ano em cheio! Que 2017 seja igualmente cheio de projectos e alegria!

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
muito obrigada.
Um grande beijinho.

Laranjinha disse...

Assunção,
muito obrigada.
Bom ano novo!
Um beijinho.

Maria disse...

Tudo de bom e de Melhor para a Princesa da Culnaria, petiscos e companhia.

Obrigado por "adoçar" a nossa vida, com comida e sugestões deliciosas (e acima de tudo que se fazem, ficam bem e fazem sucesso).

Um delicioso 2017.

Bem Haja e até Breve!!!

Laranjinha disse...

Maria,
muito obrigada.
Um grande beijinho e tudo de bom para vocês neste novo ano.

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Bom ano. :-)


Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/dia-um-na-cozinha-e-petiscos-variados.html