sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Vamos fazer pão: Pão de trigo no tacho


Para fazer pão em casa, só custa mesmo começar. Os ingredientes são fáceis de encontrar. Farinha, sal, fermento e água. Eu gosto de amassar à mão. Faço-o por que gosto de sentir a massa, e por um certo prazer de no final poder dizer: Amassei este pão com a força das minhas mãos! Mas podem usar uma batedeira ou máquina do pão para o fazer.

Quando se começa a fazer pão em casa, nunca mais queremos parar. Hoje, fazemos um pão branco simples, na próxima semana, já misturamos farinhas, na outra usamos ervas, e assim por diante.

Ao fazer pão em casa, não podemos ter medo que vá correr mal. Umas vezes corre mas depois com prática, melhora-se, como em tudo na vida! Um dos truques para fazer pão, é dar tempo às massas e ter paciência para esperar.

Há muitas maneiras de fazer pão. Desde Setembro de 2016 que aqui no Cinco Quartos de Laranja, às sextas-feiras, temos pão fresco, acabadinho de fazer, para partilhar convosco. Temos feito também pão doce, que tanto adoro. Para além das receitas, vou dando também algumas dicas de como se faz pão em casa. Desde a quantidade de água a usar, o tipo de fermentos que temos à nossa disposição, como podemos fazer os nossos pré-fermentos e como proceder para cozer o pão nos nossos fornos de casa. Esta rubrica tem sido uma deliciosa aventura. E vocês, quem aceita o desafio? Vamos fazer pão?


Pão de trigo no tacho

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo T65
2 saquetas de 4,6 g de fermento seco de padeiro
400 ml de água morna (37ºC)
45 ml de azeite
10 g de sal


1. Colocar a farinha numa taça. Juntar o fermento, 30 ml de azeite e o sal. Regar com 300 ml de água e mexer.

2. Adicionar mais um pouco de água e começar a amassar. Amassar durante 10 minutos e adicionando a restante água aos poucos para que a farinha a vá absorvendo.

3. Formar uma bola com a massa. Untar a superfície com 15 ml de azeite. Tapar e deixar descansar durante 10 minutos.

4. Puxar as pontas da massa no sentido do centro. Fazer esta operação duas vezes. Tapar a massa novamente. Deixar levedar em local abrigado durante 1 hora.

5. Numa superfície polvilhada com farinha, enrolar um pão redondo. Colocar o pão num cesto. Tapar e deixar levedar durante 40 a 45 minutos.

6. Vinte minutos antes do pão acabar de levedar, pré-aquecer o forno a 230ºC com um tacho de ferro lá dentro.

7. Colocar o pão no tacho, com cuidado porque está mesmo muito quente. Se necessário compor um pouco para o pão ficar centrado. Com uma lâmina ou faca bem afiada fazer três cortes na superfície da massa.

8. Tapar o tacho e levar ao forno durante 30 minutos. Retirar a tampa do tacho e deixar mais 20 minutos para o pão ganhar cor.

4 comentários :

As coisas dela disse...

Que ideia engraçada!

Carla Ramalho disse...

Também já fiz pão assim, fica uma delícia. No meu caso usei tacho de vidro, hei-de experimentar num de ferro, pode ser que dê outro gostinho :)
Beijinhos ...
Blog: Guloso qb

Laranjinha disse...

Carla,
em tacho de vidro é também uma boa opção. Há quem faça também em tacho de barro. Um destes dias experimento.
Adoro pão feito em casa.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
o pão fica mesmo muito bom.
Cá em casa estou fã deste método.
Um beijinho.