quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Medalhões de pescada com bacon e salada de cuscuz com legumes


Fazermos uma alimentação equilibrada nem sempre se ajusta às nossas vidas agitadas. Sair de casa pela manhã cedo. Apanhar transportes. Passar o dia a resolver problemas, a encontrar soluções, entre reuniões e outras tarefas relacionadas com a nossa actividade profissional. A verdade é que quando chegamos a casa, a vontade de cozinhar normalmente não é grande. E quando até temos vontade, parece que nos falta a imaginação e acabamos por fazer o que é mais fácil. Preparar uma massa, comprar um frango assado ou passar previamente na pizaria.

Para que semana, após semana, preparem as refeições da família num ápice, há algumas pequenas dicas. Escolham um dia da semana para fazerem um calendário e planearem as refeições de toda a semana, intercalando, refeições de peixe e de carne. Podem também contemplar refeições para aproveitamento de sobras. Cá em casa, por exemplo, as refeições de sexta-feira são sempre mais descontraídas. Muitas vezes fazemos uma salada, grelham-se uns legumes e damos destino a algumas sobras das refeições da semana. Coloca-se também um queijo, umas fatias de pão fresco na mesa e faz-se uma refeição com muito pouco trabalho.

Outra das coisas que ajuda a organizar as refeições da família, é preparar uma sopa para a semana. Podem preparar a base, congelar em doses e depois irem juntado verduras diferentes. Um dia colocam espinafres, no outro alho-francês, no outro leguminosas cozidas e por aí adiante. A mesma base e sopas sempre diferentes.

Para fugirmos à tentação das pizas e dos pratos mais pesados para o jantar, aconselho-vos a terem legumes frescos no frigorífico. Brócolos, curgete, tomate, cenouras e folhas verdes para saladas. Façam todas as semanas uma lista dos legumes que a família gosta e tenham-nos sempre prontos a usar. Outra das coisas que procuro ter no congelador é medalhões de pescada. Descongelam rapidamente, são muito versáteis e fazer refeições de peixe com eles, para a família, é muito fácil. Cá em casa, há quem não aprecie muito peixe cozido e quando faço medalhões no forno, ou no tacho, não sobra nada!

Quando a Pescanova me desafiou a fazer uma receita com os seus medalhões de pescada do Cabo, decidi partilhar convosco uma das receitas que se faz muitas vezes cá em casa, depois de um dia de trabalho, e que toda a gente adora. Espero que gostem também!


Medalhões de pescada com bacon e salada de cuscuz com legumes

Ingredientes para 2 pessoas:
400 g de medalhões de pescada do Cabo Pescanova
Sumo de 1/2 limão
4 fatias de bacon
1 chalota
3 dentes de alho
100 ml de azeite
1 curgete
2 tomates
100 g de cuscuz
100 ml de água quente
Sal e pimenta-branca q.b.


1. Temperar os medalhões de pescada com sal, pimenta e sumo de limão.

2. Levar ao lume 50 ml de azeite, com a chalota e os dentes de alho picados. Deixar frigir até a chalota estar macia.

3. Adicionar a curgete cortada em pequenos cubos com a casca. Deixar cozinhar até a curgete estar macia mas crocante. Adicionar o tomate cortado em cubos, sem as sementes. Mexer e retirar do lume. Reservar.

4. Enrolar as fatias de bacon nos medalhões. Colocar os medalhões numa travessa de forno, previamente regada com 20 ml de azeite. Regar os medalhões com mais 25 ml de azeite e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos. E depois deixar mais 5 minutos na opção grill.

5. Colocar os cuscuz numa taça. Adicionar um pouco de sal e 5 ml de azeite. Regar com a água quente. Tapar a taça com um pano e deixar descansar durante 5 minutos. Soltar os grãos do cuscuz com um garfo.

6. Juntar os legumes cozinhados ao cuscuz. Mexer. Se necessario rectificar os temperos.

7. Servir os medalhões de pescada com o cuscuz de legumes.

11 comentários :

Maria disse...

Que bom aspeto. Adoro cuscus com peixinho....

Laranjinha disse...

Obrigada, Maria.
Este é um daqueles pratos que se preparam num instante e faz sempre sucesso.
Um beijinho.

Na Cozinha da Leonor disse...

Olá :)...
5 ***** como sempre!
Beijocas

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Obrigada, querida Leonor.
Um beijinho.

Paula disse...

Bela sugestão!...

As coisas dela disse...

Hum... acho que vou experimentar!

Laranjinha disse...

Obrigada, Paula.
Fica tão bom.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
espero que gostes. Cá em casa é prato que faz sempre sucesso.
Um beijinho.

Xica Maria disse...

Que boa ideia, vou fazer na sexta! Obrigada :)

veralis_mms@hotmail.com disse...

Vou fazer esta iguaria no fds!!! Que optimo aspecto!!
!

Anónimo disse...

Nunca comi cuscuz...é semola de trigo, certo?
Onde compra?