quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

As minhas 10 receitas preferidas de 2016


A cozinha é um mundo maravilhoso que me fascina. Cozinhar é uma forma de aprender. Aprender a misturar aromas e texturas, a escolher ingredientes, a fazer muitas vezes diferente do que é usual. Gosto de descobrir novos sabores e ingredientes menos usuais ou já esquecidos. Gosto de experimentar receitas. E foi o que tentei fazer no ano que passou. Fiz sopas, saladas, guisados, assados no forno, petisquinhos para partilhar com a família e os amigos, bolos, biscoitos, bolachas e doces maravilhosos de colher. Isto sem esquecer também os doces e compotas que faço todos os anos para aproveitar a fruta da estação, principalmente quando chega em abundância do quintal dos meus pais, perto de Santarém.

Entre as muitas receitas que cozinhei e partilhei convosco, decidi fazer uma pequena selecção daquelas que, por um motivo ou outro, me cativaram ou surpreenderam. As minhas 10 receitas preferidas de 2016 são:

- Arroz de Pato à Portuguesa - Adoro arroz de pato. É um prato que faz parte das festas de família desde a minha infância. Há muito que queria perceber como se fazia o arroz escurinho do arroz de pato que se come em muitos restaurantes. Depois de investigar e de perceber que há quem junte vinho tinto, vinho do Porto, café ou até molho de soja, o "segredo" deste arroz está num caldo feito com os ossos do pato assados. Fica mesmo muito bom!

- Chutney de figos - Tenho a sorte de os meus pais terem, perto de Santarém, duas figueiras Pingo de Mel que todos os anos, no Verão, nos brindam com muitos figos a estalar de doçura. Este ano para além de fazer doce decidi aventurar-me no maravilhoso mundo dos chutneys. Fica mesmo muito bom este chutney de figos. Foi acompanhamento de alguns pratos de carne. Conheço alguém que o serviu nas torradas da manhã com queijo, mas não vou dizer quem terá sido! ;)

- Doce de melancia - A melancia e eu não temos uma relação muito pacífica. Ora gosto, ora não me apetece. Confesso que ao longo do tempo tenho feito tentativas para usar mais este fruto sumarento e fresco. Para aproveitar uma melancia que tinha cá em casa, decidi, o ano passado, fazer doce com ela. E que boa surpresa foi! Uma maravilha. O destino das melancias muito maduras, cá em casa, já está traçado!

- Musse de chocolate com abacate e sementes de chia - Ao tempo que queria fazer uma musse de abacate com chocolate. Recebi até alguns pedidos, por eMail, de leitores a pedirem-me uma receita boa. Confesso que as que tinha comido, até esta altura, nunca me tinham cativado. Mas, esta receita surpreendeu-me. Ficou consistente. Nota-se o sabor a vegetal do abacate mas o chocolate domina e torna esta musse muito gulosa.

- Panna cotta de matcha com leite de coco e pistácios - Adoro panna cotta e costumo fazer muitas vezes. Gosto da cremosidade desta sobremesa misturada com fruta, doce ou frutos secos. O matcha é um chá verde em pó que há muito queria experimentar em sobremesas. Esta foi a primeira e resultou muito bem.

- Parmigiana - Adoro partilhar receitas com amigos, familiares e leitores. Muitas ideias para os pratos que faço surgem desta troca. Esta receita nasceu assim. E foi um sucesso maravilhoso cá em casa. Surpreendeu-nos.

- Perna de borrego recheada com farinheira e espinafres - O borrego é uma carne muito consumida cá em casa. Gostamos muito de costeletas grelhadas e depois de assar no forno, durante algumas horas, as pernas. Há já muito tempo que queria experimentar desossar uma perna e depois recheá-la. Consegui concretizar este objectivo o ano passado. E a perna ficou tão boa!

- Pão de leite com pepitas de chocolate - Fazer pão é uma arte. Parece tão simples mas tem muitos pormenores a que é preciso dar atenção. O ano passado comecei uma rubrica no blogue intitulada Vamos Fazer Pão?, onde todas as sextas-feitas partilho uma receita de pão ou de pão doce e muitas dicas e truques para fazerem bom pão. Entre todos os pães que fiz, destaco este, com pepitas de chocolate. Estes pães doces com pedacinhos de chocolate deixaram-nos a suspirar cá em casa. Se experimentarem fazer vão ver que desaparecem num abrir e fechar de olhos.

- Salmão curado - Às vezes há receitas que queremos fazer mas que nos levantam dúvidas, ou melhor, preocupações. Há muito que queria fazer salmão curado em casa mas só me decidi a fazê-lo depois de ver como uma chef o preparou, e passados uns dias, ter tido a possibilidade de provar o resultado final. Fiquei tão convencida que decidi fazer logo a receita em casa. A partir desse dia, curar salmão, passou a ser uma tarefa que não me deixa preocupações. Experimentem. Fica mesmo muito bom.

- Waffles de cenoura - Numa ida ao supermercado decido, assim de um momento para o outro, que queria muito ter uma máquina de fazer waffles. Como era uma necessidade urgente, de última hora, acabou por vir comigo. Ficou arrumada durante uns tempos numa das prateleiras da cozinha. Quando decidi dar-lhe vida nunca mais parou! A primeira receita que fiz para o blogue foi uns perfumados waffles de cenoura. Que bons que ficaram!

E qual é a vossa receita preferida de 2016?

3 comentários :

As coisas dela disse...

Hum... Deve ser tudo uma delícia!

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
obrigada. :)
Um beijinho.

Maria disse...

Hum.... muito dificil...arrisco Chutney de Figo.... adorava aprender a fazer.... está dificil.

bjs.