quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Como fazer gravlax (salmão curado)?


Quando decorreu a Expo 98 em Lisboa, lembro-me de num dos pavilhões ter comido uma sandes de salmão curado que me fez sonhar com viagens maravilhosas pelos mares do norte. Desde essa altura que fiquei com vontade de curar salmão em casa mas acabei por me render ao salmão fumado que entretanto fomos encontrando facilmente à venda nos nossos supermercados.

Salmão curado e salmão fumado são produtos diferentes, apesar de pelo tom rosado e brilhante, parecerem o mesmo. Tanto um como outro são produtos caros, podemos dizer que são produtos de luxo. Por isso, podermos fazê-los em casa acaba por ser um verdadeiro privilégio.

O gravlax é salmão curado em sal e açúcar aromatizado com ervas, normalmente aneto ou funcho, e especiarias. Nos países da Escandinávia grav, significa enterrar, e lax, salmão. Em tempos idos, era assim que os pescadores do norte da Europa preparavam o salmão, enterrando-o na areia até fermentar. Hoje em dia, essa técnica já foi abandonada.

Mas o grande impulso para fazer gravlax em casa, foi-me dado pela chef Eugénia Maria Ferreira, com quem aprendi a receita que aqui vos deixo hoje. Não se assustem com a quantidade de sal e de açúcar. É mesmo assim.


Gravlax

Ingredientes:
850 g de salmão fresco inteiro
1 colher de chá de pimenta-preta em grão
125 g de açúcar branco
70 g de sal marinho
Funcho de rama q.b.


1. Retirar a pele e as espinhas ao salmão.

2. Colocar duas folhas, traçadas, de película aderente numa superfície plana.

3. Esmagar, num almofariz, grosseiramente os grãos de pimenta.

4. Misturar o açúcar com o sal e a pimenta.

5. Polvilhar o salmão de um lado e do outro, com a mistura anterior.

6. Colocar por cima das folhas de película aderentes funcho cortado grosseiramente. Colocar o salmão com a mistura de sal. Colocar mais funcho picado por cima.

7. Enrolar muito bem o salmão na película aderente.

8. Colocar o salmão numa travessa. Colocar um peso por cima, de modo a fazer pressão. (Pode ser uma outra travessa com embalagens da despensa.)

9. Guardar no frigorífico durante 3 dias. Todos os dias virar o salmão.

10. Ao terceiro dia, lavar o salmão e está pronto a consumir.


O salmão ao curar deve estar dentro de uma taça pois vai libertar molho. Podem fazer uma mistura de pimentas, brancas e pretas. Há quem junte à mistura de sal e açúcar, vodka e raspa de limão ou de laranja. Para esta receita comprei salmão fresco na peixaria.

O gravlax pode ser servido cortado num prato com um molho de mostarda e funcho a acompanhar. Pode também ser servido em sandes ou para uma mesa de aperitivos. Cá em casa, foi um destes dias, ingrediente de uma deliciosa salada.

19 comentários :

Alho Francês disse...

Zimbro também fica muito bem!!!

Post muito bom!

Laranjinha disse...

Alho Francês,

obrigada pela sugestão.

CSS disse...

Adorei a receita e vou ter de experimentar. Fiquei com uma dúvida, nos ingredientes fala em funcho, mas as imagens a erva parece-me endro.
De funcho só conheço o bolbo com a pequena ramagem.

Laranjinha disse...

CSS,
pode usar o endro ou aneto. Sabe que ao ler o seu comentário de repente fiquei na dúvida. Mas fui consultar a embalagem e diz Funcho de Rama. Comprei no Continente embalado.
Espero que goste.
Um beijinho.

Unknown disse...

Aneto e endro são a mesma coisa e são a parte da "erva", mas funcho é o bolbo dessa erva.

Sunflower disse...

Sou uma perdida por salmão, sobretudo, salmão fumado. Já vi gravlax em alguns menus, mas a um preço muito elevado. Com esta receita já poderei experimentá-lo! Muito obrigada pela partilha!

Alho Francês disse...

Ora essa.

Isto são aqueles "cons" de se ter um blog vegetariano.
Alho Francês - Blog Verde

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Hummm que bela sugestão.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/marmelada-de-cereja-e-mirtilo.html

CSS disse...

Obrigada pela resposta!
Esta é uama receita a experimentar já que lá em casa adoramos salmão fumado, e esta aparenta ser outra forma de salmão que vai para as favoritas :)

Anónimo disse...

Adorei a receita, vou experiemntar! Gosto muito do blog, faz-me sonhar com cozinhados deliciosos e bons momentos gulosos em boa companhia.

Alexander Barrett Darius disse...

Não corremos o risco de salmonela? Fica cozinhado assim, peço desculpa pela questão.

Laranjinha disse...

Olá,
muito obrigada. Fico muito contente.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Alexander,
o salmão não fica cru. É curado com o sal. Mas como em tudo é preciso alguns cuidados, o peixe deve ser fresco, por exemplo, sem cheiros suspeitos. E é sempre guardado no frigorífico.
Fica tão bom!

Oito Pes disse...

Laranjinha,

Também adoro gravlax. Quando experimentei fazer, adicionei ao sal e às erva, beterraba ralada. O final, além de muito saboroso, fica visualmente muito bonito, porque o salmão ganha um tom rosado num dos lados.

Experimente.

Continuação do optimo trabalho,
Oito Pés

Ana disse...

Ao fim de tres dias esta pronto a consumir mas gostaria de saber se pode ser hguardado assim no frigorifico mais dias para ir consumindo.

Laranjinha disse...

Ana,
sim. A cura é feita nesse espaço de tempo e depois, guarda-se no frigorífico para ir consumindo.
Se quiser, da primeira vez faça apenas metade da receita.

Laranjinha disse...

Olá Oito Pés,

já vi imagens desse salmão e fica tão bonito.
Vou experimentar.
Obrigada.

São disse...

Um molho para acompanhar e que fica excelente.... Creme fraiche, uma delícia!

Unknown disse...

Aneto e endro são a mesma coisa o funcho é bastante semelhante, e tanto pode ser boldo ou em rama, o bolbo é uma cultivar específica. Em termos de sabor e aroma, há grandes diferenças entre funcho e aneto.