quarta-feira, 15 de junho de 2016

Arroz de pato à portuguesa


O arroz de pato, desde que me lembro, que faz parte da mesa de família. Em ocasiões de festa, quando se juntavam avós, tios, tias e primos de ambas as partes da família o arroz de pato era muitas vezes o prato principal eleito. É um prato que rende e normalmente agrada a pequenos e graúdos.

Existem várias maneiras de fazer o arroz de pato. Aqui no Cinco Quartos de Laranja tenho algumas versões e deixo-vos, hoje, uma outra. Esta com a particularidade de o pato ser assado e de o arroz ir ao forno. Curiosos?


Arroz de pato à portuguesa

Ingredientes para 4 pessoas:
1 pato (pequeno)
1 cenoura
1 alho-francês sem rama
180 ml de vinho branco
2 cebolas
3 dentes de alho
1 folha de louro
100 ml de azeite
300 g de arroz agulha
50 ml de vinho tinto
100 g de bacon
1/2 chouriço
Sal q.b.
2 gemas de ovo para pincelar


1. Colocar o pato inteiro num tabuleiro de forno. polvilhar com sal grosso e levar a assar em forno pré-aquecido a 160ºC durante 2 horas.

2. Depois do pato assado, limpá-lo de peles e ossos. Reservar os ossos e desfiar a carne.

3. Colocar numa assadeira a cebola cortada em meias luas, a cenoura às rodelas e o alho-francês cortado em fatias finas. Regar com 50 ml de azeite e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos. De seguida juntar os ossos de pato e refrescar com o vinho branco. Levar ao forno durante 40 a 45 minutos ou até os ossos estarem bem dourados. Se for necessário deixar ficar mais tempo.

4. Colocar a mistura anterior de ossos e legumes numa panela com água e levar ao lume. Deixar ferver durante 45 minutos. Coar 450 ml de caldo.

5. Colocar o caldo num tacho ao lume.

6. Levar um tacho ao lume com 50 ml de azeite, uma cebola e os dentes de alho picados, a folha de louro. Deixar refogar um pouco.

7. Adicionar o bacon cortado em fatias finas (juliana) e o chouriço às rodelas fininhas, deixar refogar um pouco.

8. Adicionar o arroz e deixar fritar um pouco.

9. Refrescar com o vinho tinto e mexer.

10. Adicionar o caldo que deve estar a ferver.

11. Levar o tacho com o arroz ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 17 minutos. Ao retirar do forno soltar o arroz mexendo com um garfo. Tapar novamente o tacho e deixar descansar durante 5 minutos.

12. Colocar uma camada de arroz numa assadeira, de seguida uma camada de pato desfiado e terminar com uma camada de arroz.

13. Pincelar a superfície do arroz com gema de ovo. Dispor rodelas de chouriço e tiras de bacon por cima.

14. Levar ao forno a gratinar.


Este é sem dúvida o melhor arroz de pato que comi nos últimos tempos. As quantidades da receita podem ser adaptadas para uma mesa com mais comensais.

13 comentários :

Os bolos da anikas disse...

Sim calculo que sim, mas muito trabalhoso e muitas horas ao fogão. Mesmo assim deixou-me curiosa, vou guardar a receita para experimentar no Outuno quando a temperatura tiver mais baixa e apetecer estar no quentinho da cozinha!
Um abraço
Ana

Carla Ramalho disse...

Confesso que arroz de pato não gosto mas aprendi a trocar pelo frango e pronto, como de bom grado. Este está com um aspecto delicioso :)
Beijinhos ...
Guloso qb

Unknown disse...

Nunca fiz mas adoro ! Tenho tantas saudades de comer, posso me servir?? Beijinhos

Fumo Na Panela disse...

Ficou maravilhoso dá mesmo vontade de comer, eu troco o pato por frango para satisfazer os gostos de cá de casa!!!
Beijinhos

armalu,blogspot.com disse...

só um aparte, posso? deve ser magnifico , eu faço assim pois é bem mais rapido, logo économico e o arroz fica mais escuro, e super saboroso. Num tacho grande coloco o pato inteiro o chouriço e o bacon, vou deixando o pata ficar tostado e todos os lados , não cozido. quando esta todo douradinho, acrescento agua uma folha de louro um pouco de nóz mostarda, sal e deixo cozer bem o pato. no tacho onde vou cozer o arroz, ( com o caldo do pato, claro)ponho cebola finamente picada e retiro um pouquinho da gordura do pato e faço um leve refogado, sem deixar a cebola escurecer, acrescento o alho e deixo apurar um pouco,junto a agua que do pato que desengordurei, tirando a gordura em excesso para cozer o arroz.Desfio o pato. oloco num prato de ir ao forno e mesa, uma mamada de arroz outra de pato e outra de arroz, enfeito com o chouriço e o bacam fatiado e vai gratinar.

Laranjinha disse...

Ana,
se experimentar depois diga-me se gostou.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Carla,
pode fazer a receita com frango.
Fica um arroz muito saboroso feito assim.
um beijinho.

Laranjinha disse...

Floco D'Aveia,
adoramos esta versão de arroz de pato.
A travessa está na mesa é servir-se. ;)
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Cátia,
com frango também resulta bem.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Armalu,
obrigada. Já fiz uma versão de arroz de pato parecida com a sua e também ficou muito boa.
Obrigada pela partilha.

Anjo-de-Mel disse...

Gosto mt de arroz de pato, ainda ontem foi o meu almoço :) Bjinhos.

Unknown disse...

Olá Isabel,
Esta receita de arroz de pato é ótima, verdade que é trabalhosa mas valeu a pena, motivou muitos elogios, obrigada pela partilha,
beijinhos
Marta Goulão de Sousa

elisa disse...

Olá laranjinha uma dúvida que me surgiu ao assar o pato fica na assadeira gordura do próprio essa gordura na receita é dispensada isto é não é aproveitada? Obrigada