quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Biscoitos com frutas cristalizadas


Aproveitar tudo na cozinha de modo a rentabilizarmos o nosso orçamento, nem sempre é uma tarefa fácil. Este ano decidi que tenho que estar ainda mais atenta aos desperdícios e fazer algumas compras de forma diferente. Para terem uma ideia. Uma das coisas que gosto de preparar cá em casa é tranches de salmão. São muito práticas grelhadas ou assadas no forno. Costumava comprar congeladas, em embalagens de duas. Agora, decidi que vou comprar, mais vezes,o salmão inteiro, fresco. A diferença de preço é substancial. Quando o compro, peço logo na peixaria para o arranjarem. Até tiram a pele, se quiserem.

Outra coisa que faço, algumas vezes, é comprar o bacalhau salgado e depois demolhá-lo. Quando não o posso demolhar logo, coloco-o salgado, dentro de um saco, no congelador. Demolhado em casa, rende e fica mais barato também. Sempre se poupam alguns euros e continuamos a manter a nossa alimentação de sempre.

Das coisas que decidi aproveitar já e que me tinham sobrado do Natal, foram as frutas cristalizadas. O ano passado guardei-as para usar novamente no Natal e quando as utilizei, achei que já estavam um pouco secas, por isso, este ano, decidi dar-lhe logo destino. E o resultado foi uns biscoitos perfumados e deliciosamente bons. Com um chá ou um café, a meio da tarde, de um dia de Inverno, sabem tão bem! Experimentem.


Biscoitos com frutas cristalizadas

Ingredientes:
150 g de manteiga sem sal
125 g de açúcar
2 ovos médios
250 g de farinha de trigo T55
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de café de canela em pó
1 colher de café de gengibre em pó
Raspa de 1/2 limão
15 ml de vinho do Porto
115 g de fruta cristalizada
1 ovo batido para pincelar


1. Trabalhar a manteiga com o açúcar.

2. Adicionar os ovos, a farinha, as especiarias, a raspa de limão, o vinho do Porto e a fruta cristalizada, passada por água para retirar o açúcar e previamente picada. Misturar tudo.

3. Polvilhar a massa e as mãos com um pouco de farinha. Formar bolinhas com aproximadamente 30 g cada.

4. Colocar os bolinhos num tabuleiro de forno forrado com uma folha anti-aderente.

5. Pincelar os bolinhos com o ovo batido.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante aproximadamente 20 minutos.


Para além de usar as frutas cristalizadas nestes biscoitos podem optar por fazer um bolo inglês. É também um excelente destino.

10 comentários :

Anónimo disse...

Estes biscoitos lembram umas bolachas com fruta cristalizada que costumo fazer, e que fizeram parte das ofertas de Natal de 2014 e 2015 (uma das preferidas). Além do vinho do Porto, costumo usar uma pitada de canela, pimenta da Jamaica ou noz-moscada.
Temos que rentabilizar os alimentos de forma, de modo a não estragar o orçamento mensal. Compro o bacalhau inteiro (quando está em promoção) e peço para cortar em lombos, demolho e congelo. Ao comprar legumes, como nabos, rabanetes e beterrabas, compro-os com a rama, pois esta pode ser usada como qualquer legume de folha verde.
Estas são algumas coisas que costumo fazer, mas estamos sempre a tempo de corrigir/melhorar os nossos hábitos.

Um bom 2017 e um grande beijinho,
Sara Oliveira

Laranjinha disse...

Quando tenho oportunidade, também costumo comprar os legumes com a rama. Adoro as folhas de beterraba salteadas ou na sopa. :)
Adorei a ideia de juntar pimenta da Jamaica e noz moscada aos biscoitos/bolachas.
Um beijinho, Sara.

Olivia disse...

Realmente, dar um destino tão delicioso como esse às "sobras" vale mesmo a pena. Que belo aspecto!

Olá, sou a Olivia. Nova por estas bandas. Gostei de conhecer o teu espaço. **

Laranjinha disse...

Olá Olívia,
muito obrigada e muito bem-vinda a este espaço.
Um beijinho.

Sunflower disse...

Eu também costumo comprar o salmão inteiro. Peço para cortar uma arte em postas, e o resto em lombos. Uso a cabeça para fazer caldo de peixe ou cozinho com farinha de mandioca, que adoro. Asso a parte do rabo, e nada se desperdiça. E fica muito mais económico, sem dúvida! Beijinho e Bom Ano Novo, Laranjinha!

Carla Ramalho disse...

Cá em casa sobram sempre frutas cristalizadas aos montes. Desde as que sobram na embalagem porque eram demais para colocar no bolo-rei às que são guardadas da superfície do bolo-rei porque ninguém cá em casa gosta de as comer, acabo sempre com muitas para usar e geralmente acabam sempre no bolo inglês. Mas esta tua sugestão também é bem gulosa e perfeita para um chá nestes dias frios :)
Beijinhos ...
Blog: Guloso qb

Sofia Raminhos disse...

Obrigada pela sugestão! Fiquei com fruta cristalizada do Natal e estes biscoitos têm um aspecto delicioso. A propósito da outra alternativa, fiz no mês passado o teu bolo inglês e é óptimo! Para repetir!

O que eu repito em todos os Natais são as tuas broas de mel para oferecer! Lá em casa somos fãs!

Obrigada e um ano cheio de momentos felizes e deliciosos : )

Paula Meco disse...

Tentei fazer estes biscoitos, mas na hora de moldar em bolinhas foi uma tragédia. É horrível. A massa agarra tipo cola nas mãos...Coloquei uma hora no frigorífico e não consegui. Apesar do cheiro delicioso que fica na cozinha, não voltarei a repetir.😔

Laranjinha disse...

Paula,
Oh!
Neste tipo de biscoitos, os líquidos fazem muita diferença. Os ovos eram médios? A quantidade de vinho do Porto estava certa? Isto para tentar perceber o que poderá ter acontecido.

Paula Meco disse...

Os ovos eram médios, estava tudo bem medido. Usei farinha branca de neve, manteiga mimosa, açúcar amarelo. No entanto, ficaram deliciosos. Mesmo com a minha decepção, os gulosos da casa devoraram. Obrigada.