quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

25 pratos de carne e de peixe para receber o novo ano em grande


2014 chega ao fim. É tempo de fazer balanços e olhar para o novo ano com esperança. 2015, traz-nos 365 dias para novos projectos, novas amizades, novas oportunidades, para muitos encontros com as pessoas que preenchem a nossa vida. São 365 dias para fazermos aquilo que realmente gostamos, para acreditarmos mais nas nossas capacidades e apostarmos no que queremos. São 365 dias para olharmos para a vida de forma positiva e fazermos a diferença.

2015, traz-nos 365 dias para colocar em prática os nossos sonhos e para sonhar ainda mais. São 365 dias para fazermos felizes aqueles de quem gostamos, para muitos abraços, para muitos encontros à volta da mesa e para muitas gargalhadas de alegria.

O ano novo traz-nos 365 dias para voltar a acreditar, para apostar, aprender e investir. Espero que 2015 nos traga a todos muitos motivos para sorrir.

E para receber o novo ano em grande, deixo-vos 25 deliciosas sugestões:
Entradas:
- Almôndegas de salmão com molho de maionese e iogurte;
- Cascas de batata com maionese picante;
- Cataplana de amêijoas;
- Croquetes de alheira com maionese de marmelada;
- Lollipops de polvo;
- Mexilhões no tacho;
- Queijo Brie panado com compota de frutos vermelhos.

Carne:
- Aba da costela de vaca no tacho;
- Carne de vaca assada com puré de cherovias e azeite trufado;
- Chili de carne com chocolate;
- Frango assado no forno com mostarda em grão;
- Frango com laranja, vinagre balsâmico e puré de feijão branco;
- Peitos de frango recheados com espinafres e queijo;
- Peitos de pato com redução de vinho do Porto e puré de aipo;
- Perna de borrego assada com azeitonas, tomilho e tomate seco;
- Pernas de peru assadas no forno com vinho do Porto;
- Risoto de farinheira e agrião.

Peixe:
- Arroz de berbigão com coentros;
- Bacalhau com puré de grão e sálvia;
- Bacalhau confitado com migas de broa e grelo;
- Bacalhau confitado com puré de batata e curgete salteada;
- Filetes de peixe gato riscado em papelote;
- Polvo assado com batata-doce;
- Risoto de camarão com vieiras e pesto de coentros;
- Suflé de bacalhau.

Feliz Ano Novo!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

25 sobremesas para a passagem de ano


Dezembro está quase a chegar ao fim. Para mim, é tempo de começar a pensar nos balanços do que foi o ano de 2014, que objectivos cumpri e quais quero realizar para o novo ano que está quase a chegar. Mas enquanto, não começo os meus balanços, deixo-vos hoje várias sugestões de sobremesas para a mesa da festa de final de ano, para entrarem em 2015 de forma doce e feliz.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Feliz Natal


Queridos leitores,
a todos, votos de um Feliz e Santo Natal na companhia dos que vos são mais queridos. Deixo-vos, hoje, estas lindas etiquetas de Natal feitas pelos primos Tété e Gino.
Um beijinho.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Bolachas de amêndoa com chocolate para oferecer no Natal


O Natal traz-nos o aconchego de uma casa cheia à volta da mesa. A lareira acesa. O cheiro bom dos sonhos de abóbora polvilhados com canela, das azevias, do arroz-doce, da aletria, dos bolos com frutas cristalizadas. O Natal é, oficialmente, a época mais doce do ano. Se o bacalhau e as couves têm tradição na consoada, ou o peru não pode faltar em muitas casas no dia de 25 de Dezembro, o que é certo, é que não há Natal sem coisas doces e boas em cima da mesa. Os doces na minha família têm tanta importância como os pratos principais servidos nestes dias.

E de doces também se fazem muitos presentes para oferecer. Para quem precisar de uma lembrança de última hora para oferecer a amigos ou a familiares, hoje, deixo-vos umas bolachas feitas com carinho para aqueles de quem gostamos.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Bolo coroa de Natal


A árvore de Natal, na sala, já tem as luzes a piscar e muitos presentes com fitas coloridas em redor. Do presépio, guardo apenas memórias vagas, em que ia apanhar musgo com as minhas primas, mas em minha casa esta nunca foi uma tradição. Nesta altura do ano, enfeita-se a casa, compram-se e embrulham-se os presentes, escrevem-se postais, telefona-se a quem nos traz boas recordações, mas o principal acaba por ser o convívio à volta da mesa.

Da cozinha, vem o cheiro ao bacalhau cozido e às gargalhadas de quem está feliz por ter a casa cheia com a família. A Tia Dulce, compõe nas travessas as couves, os brócolos, os ovos, como só ela sabe apresentar, e que é a tradição na noite de consoada. O galheteiro com o azeite e o vinagre já estão prontos. A pimenta-preta não pode faltar. Na sala, ouve-se o riso das crianças da família encantadas com os presentes que brilham à volta do pinheiro de Natal. Sente-se uma alegria e uma excitação no ar que estes dias de festas permitem, a que eu chamo construir memórias. O peru descansa tapado e bem recheado, com uma receita que passa de geração em geração na família e que toda a gente adora. No dia de Natal, é só aquecer e seguir, imponente, para a mesa.

Junto à mesa de jantar posta a preceito para a ocasião, coloca-se também uma mesa para os doces. E assim que alguém chega, a primeira coisa que faz é espreitar as doces iguarias que ali são colocadas para nos abrir o apetite para tanta coisa boa que estes dias de festa nos trazem. Até à altura do jantar, costumo passar a véspera de Natal na cozinha. Ora se prepara arroz-doce, aletria com amêndoa, rabanadas e este ano quero colocar uma coroa especial na mesa. Uma coroa com sabores de Natal, cheia de frutas cristalizadas e frutos secos. Este ano, a mesa de Natal, vai ficar ainda mais bonita.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Presentes de Natal



Dar e receber presentes é típico desta quadra do ano. Mas nem sempre encontramos os presentes certos ou ideiais para as pessoas de quem gostamos. E por que não, nesta altura, fazer presentes em casa para oferecer?

Na passada terça-feira, no Telejornal da RTP1, apresentei algumas sugestões de presentes muito práticos que podem ser feitos em casa e oferecidos a quem faz parte da nossa vida de maneira especial. Espero que gostem!

Ideias para presentes de Natal:
- Biscoitos de azeite;
- Bolachas de gengibre;
- Bolo de chocolate no frasco;
- Livro Cozinha para Dias Felizes;
- Livro Delicioso Piquenique.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Sonhos de abóbora


Há tradições que se mantêm ao longos dos anos que não podem faltar na mesa nesta quadra festiva. O Natal não teria o mesmo sabor sem o bolo-rei, sem as rabanadas regadas com uma calda de limão e um pouco de rum, as azevias com recheio de grão, a aletria ou o arroz-doce polvilhados com o aroma quente da canela. Um dos meus doces de Natal preferidos desta altura do ano são os sonhos. Adoro. Principalmente, os sonhos que são fofos e ficam ocos por dentro.

No dia em que fiz estes sonhos recebi a visita dos meus sogros. Preparei um café e coloquei um prato de sonhos na mesa. Uns dias depois, quando os visitei, diz-me a minha sogra: "Isabel, tenho um pedido a fazer." E eu fiquei logo em sentido. Um pedido das nossas sogras, é coisa de respeito. Diz-me ela, "Quero que faça os sonhos de abóbora para o Natal. São tão bons!" Fiquei mesmo contente. É um bom elogio, não é?

Adaptei esta receita tradicional para a rubrica Cuisine Companion, o robot de cozinha da Moulinex.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Salada de abóbora e beterraba assadas com cuscuz


Antes do final do ano costumo sempre marcar alguns almoços e jantares com amigos. É uma pequena tradição, que procura renovar a amizade e o carinho que temos para com as pessoas de quem gostamos e que fazem parte da nossa vida. No fundo, não queremos acabar o ano sem nos juntarmos à mesa, conversarmos e brindarmos a muitos encontros no próximo ano.

Estes encontros já começaram a semana passada, renovam-se esta semana e para a próxima, também já estão agendados. São estas pequenas coisas que nos dão alegria e sentido à vida. Eu adoro! Mas entre os almoços e jantares demorados típicos desta altura do ano, sabe bem fazer umas refeições mais leves, como a que hoje vos trago e que desenvolvi para a revista Comer de Setembro/Outubro de 2014.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Papos de Anjo com claras


Papos de Anjo podem ser envolvidos em folha de hóstia ou assim, cozidos no forno e mergulhados numa calda. A receita que hoje vos trago é de Papos de Anjo com claras e menos gemas do que esta outra receita que publiquei recentemente. Diga-se que é uma versão mais light para quem não quer perder os prazeres desta época do ano.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Bolachas de gengibre com melaço de cana


O Natal traz a vontade de cozinhar. Não que essa vontade não esteja presente ao longo do ano, mas nesta altura adoro ir para a cozinha, ligar e forno e fazer bolachas. Deve ser a quadra do ano em que penso em fazer mais doces, principalmente para oferecer. Deixo-vos, hoje, mais uma sugestão, bolachas de gengibre com melaço de cana, para colocarem na mesa de Natal ou embrulhadas em papel bonito, resultam num presente de Natal bem docinho.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Doce de abóbora com pêra rocha


Estes últimos dias têm sido de preparação de presentes de Natal. A par da azáfama da minha cozinha, fui a uma prova de sumos da Compal. Entre os vários sabores apresentados, o que eu mais gostei, não sei se por me chamarem de Laranjinha, foi o da laranja do Algarve.

Esta semana fiquei muito contente ao ver o meu livro, Delicioso Piquenique, recomendado para presente de Natal pelo Boa Cama Boa Mesa.

O fim-de-semana vai ter muitos cozinhados. E para quem quem como eu anda à volta dos presentes de Natal feitos em casa, deixo-vos hoje mais uma sugestão, doce de abóbora com pêra rocha, que desenvolvi para a revista Comer de Setembro/Outubro de 2014.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Pasta de azeitona preta


Depois de escolher os cestos para os cabazes de Natal deste ano - encontrei uns de cor laranja ou melhor laranjinha, que achei o máximo! - comecei esta semana a tratar de preparar as pequenas lembranças que os irão rechear. A cozinha não tem parado e já preparei várias fornadas de bolachas que espero que façam muitos sorrisos de satisfação a quem as receber. Para além de coisas doces, este ano vou colocar também alguns salgados. Uma das receitas que decidi incluir é esta de pasta de azeitona preta.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Salada de massa cuscus com abóbora assada e queijo


Nos últimos tempos a minha casa cheira a Natal. Esta semana já preparei bolachas com gengibre e melaço de cana, sonhos de abóbora e muitas outras coisas boas, com os cheiros quentes das especiarias e o aroma fresco do limão. No meio da azáfama e de uma cozinha com sabores de Natal, sabe bem preparar algumas refeições ditas mais leves. Esta salada foi o meu almoço um destes dias depois de manhã intensa na cozinha a preparar doces de Natal. Soube tão bem!

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Batata-doce assada com salada de coentros


O fim-de-semana prolongado que passou teve um cheirinho a férias. Apesar de não ter partido em viagem, aproveitei para estar com a família. Uma ida a Santarém e uma tarde à volta da mesa. A minha mãe preparou um tacho de coelho bravo guisado, que estava tenro e muito saboroso. Na minha família sempre me lembro do meu pai e do meu avô Júlio irem à caça. Assim que pôde, o meu irmão herdou o mesmo gosto e paixão.

No domingo, rumei para casa dos meus cunhados Cristina e Paulo para mais uma festa com muitas iguarias em cima da mesa. Entre os almoços e as tardes de conversa, que sabem sempre tão bem, ainda tive tempo de passar pelo mercado. Uma das coisas que trouxe foi batata-doce, que adoro. Ontem, para o almoço, preparei para o Ricardo e para mim esta entrada.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Papos de Anjo


Não sei quem deu o nome, Papos de Anjo, a esta sobremesa tradicional portuguesa, mas quem o fez, por certo, era conhecedor das delícias e dos prazeres do céu. É suave, delicada, e cada colherada deixa-nos muito boas recordações.

Adaptei esta receita tradicional para a rubrica Cuisine Companion, o robot de cozinha da Moulinex.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Bolo de dióspiro com especiarias e frutos secos


O Natal está à porta e nesta altura no ano, gosto de usar nos meus bolos, para além das especiarias e dos tradicionais frutos secos, algumas das frutas da estação. E por isso, para este bolo com cheirinho a Natal, decidi usar dióspiro.

Este bolo acompanha muito bem um chá ou café a meio da tarde. Embrulhado num papel bonito, transforma-se num presente doce para esta altura do ano.

Preparei este bolo para a rubrica Sidul, sempre presente nos doces momentos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Biscoitos de azeite para presentes de Natal


Há pessoas que passam na nossa vida e sabemos que não é por acaso. Por mais voltas ou menos voltas que a vida dê, o que é certo é que quando chega a altura, essas pessoas chegam à nossa vida. E sabemos quem elas são, porque parece que as conhecemos desde sempre. Quando falamos, quando trocamos ideias, apercebemo-nos que pensamos da mesma forma, olhamos para vida com um olhar de confiança, mesmo que estejamos em fase de mudança.

Uma das coisas que gosto nestas pessoas que chegam à minha vida e parece que sempre fomos amigas, é a camaradagem. É darmos as mãos, sentirmos o apoio, nem que seja num olhar, num gesto, a presença num momento que nos é querido. Num mundo cada vez mais competitivo, em que andamos todos apressados para tudo e para nada, sabe muito bem encontrar pessoas em que podemos contar.

E nesta altura do ano, não nos podemos esquecer de todos os que marcaram a nossa vida de forma positiva. Enviar um postal de boas festas, telefonar a todos aqueles de quem temos saudades e que já não falamos há meses ou anos, ou, quem sabe, oferecer um miminho especial feito em casa, como estes biscoitos de azeite.

Aprendi esta receita com a minha amiga Isabel, que chegou à minha vida como se a conhecesse desde sempre. Numa das nossas conversas sobre receitas, contei-lhe que no ano passado, a Oliveira da Serra, na apresentação do azeite primeira colheita, ofereceu uns biscoitos de azeite feitos pelo chef Vítor Sobral, que adorei, e que gostava de fazer para oferecer no Natal. Passado uns minutos de termos a conversa, diz-me tens aqui. É a receita que a minha mãe nos deixou no seu caderno de receitas.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Farófias no forno e histórias com sabor a Natal ...


Dezembro chegou com dias frios e o cheiro doce do Natal no ar. Um destes dias dei por mim a pensar o quanto adoro histórias que evoquem o espírito desta época do ano. Quando era miúda, umas das histórias que me deliciou, e que ainda hoje adoro, foi Um Conto de Natal de Charles Dickens onde através de vários fantasmas vamos visitando o Natal do Passado, do Presente e do Futuro do Sr. Scrooge. Uma história, adaptada ao cinema, que nunca me canso de ver nesta altura do ano.

Mas uma das histórias para mim mais bonitas e que expressa o sentimento de caridade, de fazer bem aos outros, de acarinhar os que nos rodeiam que o Natal nos tenta trazer, é a que Paul Auster contou no filme Smoke pela voz de Auggie Wren e que podem ver, ou então, ler. É linda. Quem me dera saber contar histórias assim!



E como Dezembro é o mês do Natal, deixo-vos uma deliciosa sugestão para colocarem na vossa mesa nesta altura do ano.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Manteiga de amendoim


Nesta altura do ano, uma das coisas que me gosto de ocupar é dos presentes de Natal. Ir aos poucos e poucos enchendo a árvore cheia de luzinhas a piscar e bolas coloridas que tenho a alegrar a sala, dá-me imenso prazer. Comecei com apenas um pequeno saco, e à medida que os dias vão passando, vou colocando mais lembranças com laçarotes bonitos para oferecer à família e amigos. Para além das lembranças compradas, gosto sempre de fazer presentes em casa e oferecer. Arranjo uns cabazes, que muitas vezes não são os tradicionais que estamos habituados a ver nesta altura do ano, são, por exemplo, caixas bonitas, cestos de plástico colorido, entre outras opções que vou encontrando. As ideias para presentes feitos em casa são várias, desde bolachas, broas, azeites aromatizados e o bolo de chocolate no frasco. Hoje, deixo-vos uma outra sugestão.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Bolachinhas de gengibre


Já se sente a chegada do Natal. Cá por casa já comecei a organizar a lista de presentes. Hoje já falei com a minha mãe sobre os pormenores do almoço de Natal. Na minha casa nunca se come peru. As opções passam normalmente pelo galo ou polvo. Nestes almoços, eu faço sempre os doces.

Um dos doces que servi o ano passado para acompanhar o café no final das refeições nesta época do ano foram umas bolachinhas de gengibre, que preparei para a edição de Dezembro de 2013 da revista Saber Viver.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Os workshops no Porto foram assim ...


No passado fim-de-semana rumei para o Porto para os workshops do mês de Novembro no espaço WORK IT. Este ano tem sido marcado pela realização destas oficinas de cozinha em que me encontro sempre com pessoas que adoro conhecer, ou outras que já fazem questão de estar presentes. Estes momentos em que partilhamos ideias, rimos e nos divertimos à volta da cozinha, sabem sempre muito bem!


A partilha de experiências enquanto preparamos as receitas é sempre muito gratificante. Se ensino, o certo é que também aprendo muito com todas as pessoas que fazem questão de se inscrever. A troca de ideias é sempre preciosa.


Nos workshops vive-se um ambiente muito positivo. As receitas são sempre pontos de partida, não há quem faça mal ou quem faça bem. Todos contribuímos para o resultado final. E quando, por acaso há enganos, esses momentos ficam para contar a história. Como alguém me dizia, "quando aqui nos enganamos, em casa fazemos logo bem". A verdade é que todos conseguem fazer e quando colocamos a mesa com as receitas preparadas, sente-se um orgulho muito especial no trabalho realizado.


Sinto-me sempre muito orgulhosa quando vejo as receitas a ganharem forma. Ando de grupo em grupo, a ajudar, a tirar dúvidas, a dar sugestões, a exemplificar. Fico ainda mais satisfeita, quando no final os participantes provam e adoram as receitas. Se me tirassem uma foto nessa altura, acho que conseguiriam ver o tamanho do meu sorriso e o bater de um coração cheio de alegria.


Quando durante mais de duas horas nos concentramos nas coisas boas que estamos a preparar, quando se cria um ambiente de felicidade à volta da mesa, para mim, estes são dos melhores momentos dos workshops. No domingo, vim do Porto para Lisboa com um sorriso de felicidade no rosto. Obrigada a todos os que fazem de cada workshop um momento especial.

No dia 29 de Novembro, já neste sábado, vou realizar pela primeira vez workshops em Lisboa. O local escolhido foi a ACPP - Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal. O primeiro workshop, de manhã, será dedicado a Entradas e Aperitivos a pensar nos dias de festa que se avizinham. À tarde, iremos preparar Doces de Natal, por isso, vai ser por certo uma tarde bem doce e feliz. Podem fazer a vossa inscrição através do email: formacao@acpp.pt.


Que temas gostavam que eu abordasse nos meus próximos workshops? Deixem as vossas sugestões no formulário. Obrigada.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Cataplana de amêijoas


O Outono tem um encanto especial. Apesar dos dias frios, esta estação do ano traz-nos uns raios de sol que entre tantos dias de chuva nos deixam felizes. Hoje, soube-me bem sair de casa e ver o sol a espreitar por entre as árvores. Senti-me com muito mais energia. Lembrei-me dos dias solarengos de verão em que nos apetece juntar os amigos à volta da mesa, petiscar e conversar, muito. Para estes dias mais bonitos de Outono, deixo-vos um delicioso petisco.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Almôndegas de salmão com molho de maionese e iogurte


Já cheira a Natal. As ruas enfeitadas, as montras coloridas, as luzes dos pinheirinhos das janelas a piscar ajudam a criar o espírito desta época do ano. O Natal é das alturas do ano de que mais gosto, o pelo menos a que mais me entusiasma.

Gosto de toda a azáfama de decorar a casa, de pensar nos presentes para os que me são mais queridos, de fazer bolos e outros doces e ficar com a casa a cheirar a canela, limão e gengibre.

O Natal é uma festa da mesa. De juntar a família e os amigos. Deixo-vos, hoje, uma sugestão para, quem sabe, uma entrada ou amuse-bouche num destes dias de festa que se avizinham, que desenvolvi para a rubrica Cuisine Companion, o robot de cozinha da Moulinex.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Salada de choquinhos grelhados com arroz e agrião


O Natal está quase a chegar e por cá já se começou a pensar nos presentes para oferecer à família e amigos. Nos últimos anos tenho oferecido cabazes com produtos feitos em casa, desde compotas, azeites aromatizados, bolachas e bolinhos. Este ano, vou realizar um workshop no Porto dedicado a presentes de Natal e algumas das ideias colocadas em prática irão integrar os presentes deste ano.

Não sei se vos acontece, mas às vezes temos pessoas para quem é difícil encontrar uma prenda. Hoje deixo-vos algumas sugestões, a pensar nessas situações. Para quem gosta de comida ou de cozinhar, a assinatura da revista Comer pode ser uma boa opção. Ou então, um voucher para um workshop no espaço WORK IT, no Porto. Defendendo a prata da casa, podem oferecer exemplares autografados dos meus livros Delicioso Piquenique e Cozinha para Dias Felizes. Basta fazer a encomenda através do eMail: livros@cincoquartosdelaranja.com. Um cabaz com produtos portugueses para um piquenique, pode ser também uma solução.

Uma das coisas que não me pode faltar antes de começar um novo ano é uma agenda. Já conhecem a Agenda da Boa Vida do Lifecooler? Adorei a ideia das semanas temáticas e as indicações de actividades e festas em todo o país. Esta agenda pode ser também um bom presente.

E enquanto vamos fazendo os preparativos para o Natal, hoje deixo-vos uma saborosa salada que desenvolvi para a revista Comer de Julho/Agosto de 2014.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Workshop Doces de Natal em Lisboa


O segundo workshop em Lisboa irá realizar-se no sábado, dia 29 de Novembro de 2014 das 14h30 às 17h00 e será dedicado aos Doces de Natal. Iremos confeccionar mais de uma dezena de receitas tradicionais que irão alegrar a mesa de Natal. Será certamente uma tarde bem docinha e divertida. No final, degustaremos todos as sobremesas realizadas.

O workshop vai ter lugar na ACPP - Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, perto do Jardim da Estrela.

Conto com a vossa participação. Inscrevam-se!

Inscrições e mais informações:
formacao@acpp.pt   21 362 2705   ACPP


Que temas gostavam que eu abordasse nos meus próximos workshops? Deixem as vossas sugestões no formulário. Obrigada.


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pá de porco assada no forno


Este fim-de-semana a minha sogra festejou o seu aniversário e a família decidiu organizar uma pequena festa. Como costumamos fazer nestas ocasiões, dividimos as tarefas e há sempre alguém que fica responsável ou pelas entradas, pelo prato principal ou pelas sobremesas. Eu desta vez ofereci-me para preparar o prato principal. Um dos meus cunhados, o Paulo, por diversas vezes já me tinha perguntado como assar carne de porco no forno mas que fique tenra, quase a desfazer-se com o toque do garfo. Desta vez, e em virtude de a festa se realizar na sua casa, decidi preparar uma pá de porco assada lentamente e durante várias horas no forno. Tantas horas, que este prato me obrigou a sair da cama por volta das seis e meia da manhã de um domingo. Quando é para a família, fazemos sempre tudo!

Workshop de Entradas e Aperitivos em Lisboa


Depois de muitas solicitações por parte dos leitores, os workshops em Lisboa vão, finalmente, começar e já têm data marcada. O primeiro realiza-se no dia 29 de Novembro de 2014, sábado, às 10h30 e será dedicado a Entradas e Petiscos para Festas ou outras ocasiões especiais. Iremos confeccionar várias receitas práticas, mas principalmente vai ser uma manhã muito especial e divertida. No final do workshop, degustaremos todas as receitas realizadas.

O workshop vai ter lugar na ACPP - Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, perto do Jardim da Estrela.

Conto com a vossa participação. Inscrevam-se!

Inscrições e mais informações:
formacao@acpp.pt   21 362 2705   ACPP


Que temas gostavam que eu abordasse nos meus próximos workshops? Deixem as vossas sugestões no formulário. Obrigada.


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Broas de milho e trigo


Na zona de Santarém é tradição no dia de Todos-os-Santos as famílias terem broas para oferecem às crianças que pedem o pão por Deus ou para colocar na mesa para receber a família. Em minha casa, sempre se fizeram broas e eu adorava todo o ritual de amassar, tender, colocar as broas em tabuleiros, serem pinceladas com ovo batido e seguirem para o forno. O cheirinho das broas acabadas de cozer é divinal.

Este ano, por altura do dia de Todos-os-Santos, numa das minhas idas a Santarém, uma das vizinhas dos meus pais, a Maria Alice, deixou-me umas broas para eu provar. Gostei tanto que lhe pedi a receita e resolvi fazer cá em casa para partilhar com a família e amigos de Lisboa. Hoje, deixo-vos a receita.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Risoto de farinheira e agrião


Assim que o Outono nos bate à porta, chega também a vontade de pratos reconfortantes. Que nos ajudem a superar os dias cinzentos, com chuva que nos fazem chegar a casa com os pés molhados e algumas varetas do guarda-chuva partidas. Pratos que nos façam sorrir de satisfação e esquecer que, em dias de chuva, não se passeia por Lisboa.

Hoje deixo-vos o conforto apaladado de um risoto que desenvolvi para a revista Comer de Julho/Agosto de 2014.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O que comer no Outono? - 25 sugestões ...


Uma das coisas boas de se visitar mercados é perceber as mudanças das estações pelas frutas e legumes que encontramos nas bancas. Hoje em dia, encontramos alguns legumes ao longo do ano, mas chegam-nos em abundância e qualidade sobretudo na sua estação e a preços mais acessíveis. Isso reflecte-se nas bancas dos mercados em cada época do ano. O Outono, é uma estação de transição entre o Verão, com dias quentes e longos, e o Inverno. Chegam-nos o frio e a vontade de pratos quentes e reconfortantes. E o que comer, de legumes, nesta época do ano?
 
Nestes dias de Outono, temos em fartura, as abóboras, as beterrabas, os brócolos, os cogumelos, as couves, os grelos e as nabiças entre outros. Para aproveitar alguns destes produtos, deixo-vos, hoje, vinte e cinco sugestões:
Abóbora:
- Bolo de abóbora com especiarias;
- Sopa de abóbora assada com tomilho e bacon;
- Sopa de abóbora com espinafres e feijão.

Beterraba:
- Bolo de chocolate e beterraba;
- Brownie de chocolate e beterraba;
- Risotto de beterraba com ovo escalfado;
- Sopa de beterraba com cominhos e queijo feta.

Brócolos:
- Arroz de bacalhau com brócolos;
- Batata com brócolos e atum;
- Orecchiette com brócolos e camarão.

Cogumelos:
- Arroz de cogumelos com bacon e orégãos;
- Cogumelos recheados com cobertura de queijo Brie;
- Tartelettes de farinha de grão com alho-francês e cogumelos.

Couves:
- Bacalhau no forno com couve-flor;
- Creme de couve lombarda;
- Feijoada de salsichas;
- Salada de couve-flor e salmão;

Grelos:
- Arroz de grelos com camarão e feijão encarnado;
- Arroz de grelos com farinheira;
- Bacalhau salteado com grelos;
- Sopa de bacalhau com grelos e ovo;
- Sopa de feijão frade com grelos.

Nabiças:
- Arroz de pimentos com nabiças;
- Peitos de frango recheados com farinheira, nabiças e nozes;
- Sopa de nabiças com feijão.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Frittata de curgete com queijo cottage


Hoje falo sobre o quê com os meus leitores? Ter um blogue onde se escreve todos os dias, sobre a vida, gostos, desejos, leituras, viagens, é como encontrar pessoas na rua e parar para conversar um pouco.

Se hoje nos encontrássemos, diria-vos que ando a planear os próximos workshops no Porto. Que comecei em Setembro a fazer workshops privados, em Lisboa, para um número mínimo de sete pessoas. Que finalmente consegui ver o filme A Lancheira. Adorei as alusões à comida! O filme mostra-nos como se conquista o coração pelo carinho que se coloca no que se cozinha. Uma história muito bonita.

Este mês chegaram cá a casa novos livros, Receitas Fáceis para Todos os Dias de Luísa Ginoulhiac e Top with Cinnamon de Izy Hossack. É muito interessante ver que há cada vez mais bloggers a chegarem ao mundo do papel.

Diria-vos que os cozinhados cá por casa têm sido muitos. Nos últimos tempos tenho aproveitado para colocar em prática algumas receitas que gostaria de fazer e que por um motivo ou outro foram sendo adiadas. Uma dessas receitas é a frittata de curgete que hoje vos trago. O queijo cottage foi uma deliciosa surpresa.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Pão-de-ló de Alfeizerão


O pão-de-ló húmido é uma das muitas receitas de origem conventual que marcam a nossa doçaria. Existem várias receitas. A primeira que conheci foi a do pão-de-ló de Rio Maior, que deve diferir da de Alfeizeirão, localidade perto de Alcobaça, apenas pelo nome.

Segundo Virgílio Nogueiro Gomes o pão-de-ló de Alfeizerão nasceu em Cós, no Mosteiro Cisterciense de Santa Maria de Cós, mas sem a certeza de ser confeccionado como hoje o conhecemos. O que hoje conhecemos "(...) vem dos finais do século XIX, com o mosteiro definitivamente fechado [as ordens religiosas foram extintas em 1834]. O rei D. Carlos visitava com alguma frequência o seu amigo fidalgo Vitorino Froes, «passando temporadas entre a quinta de Alfeizerão e uma casa em São Martinho do Porto». Foi pois numa dessas ocasiões que, com uma retirada antecipada do forno, ou por falta de prática, que o pão-de-ló ficou mal cozido. Eis senão que se prova, e a resposta foi de excelente aprovação. O próprio rei elogiou tanto aquela preparação que, a partir desse momento, parece que as poucas que saberiam fazer a receita começaram a retirá-los antecipadamente do forno, pela satisfação que davam. E assim se instala uma tradição que perdura." in Doces da Nossa Vida, p. 127.

Esta pequena história foi mesmo um doce engano para nosso deleite. Cá em casa adoramos este pão-de-ló.

Em Novembro, 3 workshops no Porto


Este mês de Novembro volto ao Porto para mais três workshops no espaço WORK IT. Para mim este é o mês em que começamos a pensar no Natal e por isso, os workshops de Novembro trazem coisas boas para esta época do ano.

No sábado, dia 22, às 10h30 teremos um workshop dedicado a Entradas e Aperitivos para Festas. Iremos preparar receitas práticas e saborosas para as festas de Natal que se avizinham.

À tarde o tema é Doces de Natal, neste workshop iremos confeccionar várias receitas para colocar na mesa de Natal. Vai ser uma tarde doce e bem saborosa.


No domingo, dia 23 de Novembro, às 10h30, iremos preparar presentes para oferecer no Natal. Sugestões de Presentes de Natal feitos em casa, desde azeites aromatizados, a bolachinhas, entre muitas mais sugestões. Vai ser uma manhã com cheirinho a Natal e cheia de ideias para encherem a vossa casa ou a de amigos e familiares de deliciosos presentes.


Conto com a vossa participação. Inscrevam-se!

Para mais informações:
work@sott.pt   91 700 1802   espaço WORK IT


Que temas gostavam que eu abordasse nos meus próximos workshops? Deixem as vossas sugestões no formulário. Obrigada.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Arroz de berbigão com coentros



Quando era miúda, nos meses das férias de Verão, era muito comum ir até à praia da Foz de Arelho. E uma das coisas que guardo na memória, não sei se hoje ainda é possível, era a apanha de berbigão pelos veraneantes. Havia imenso berbigão! Em casa, os meus pais chegaram a fazer vários petiscos e inclusive um arroz de berbigão, que ficava tão bom. Hoje, trago-vos um arroz inspirado na nossa cozinha tradicional, mas adaptado aos tempos modernos.

Desenvolvi este delicioso arroz de berbigão com coentros para a rubrica Cuisine Companion, o robot de cozinha da Moulinex.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Bolo-podre


Quando fiz o levantamento das receitas para o workshop de receitas tradicionais portuguesas que realizei no passado mês de Outubro, no Porto, uma das primeiras receitas que escolhi foi o bolo-podre. Não sei porque se chama assim, mas sei que é um bolo que fica rico, perfumado. Excelente para partilhar com a família ou os amigos numa festa ou num lanche de domingo.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Sopa de batata com bacon crocante


Já andava um pouco cansada dos dias quentes a lembrarem o Verão, por isso soube bem a chegada da chuva. Gosto do que cada estação do ano tem para oferecer. Gosto da mudança e do que isso nos traz. Gosto de mudar o guarda-roupa. De trocar os chinelos e os sapatos abertos, pelas botas e pelas meias quentinhas. Gosto de usar os casacos de lã. De escolher os cachecóis coloridos para quando saio logo cedo de casa. Gosto de me sentar em frente à lareira sempre que visito os meus pais. De ouvir o crepitar da lenha ao sentir o calor do fogo. Gosto de comida quente. De assados no forno ou então de um prato de sopa a fumegar. Gosto dos dias de Outono. Da nostalgia e do conforto dado pela comida. Para estes dias frescos e de chuva, trago-vos uma sopa que começa no forno.

Desenvolvi esta receita para a edição de Março/Abril de 2014 da revista Comer, inserida num artigo sobre a batata.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Aba da costela de vaca no tacho com cenoura e cogumelos


Desde que comecei o Cinco Quartos de Laranja que dou por mim a desejar ter vários apetrechos e gadgets para a minha cozinha. Uns por capricho, outros porque me ajudam nas minhas tarefas quando cozinho e são realmente úteis para algumas receitas que gosto ou que pretendo experimentar. Costumo fazer todos os anos uma pequena lista e deixar em local bem visível, para o Pai Natal cá de casa, assim sem pedir muito, dar uma olhadela. E quem sabe, me surpreenda na véspera de Natal!

Às vezes dou por mim, a querer ter um sifão, para o chantilly e espumas, é perfeito. Na minha lista coloco também um banneton para fazer alguns pães. Acho os cestos bonitos e o pão, fica muito apetecível. Preciso também de reciclar o meu rolo da massa, para um mais eficiente.

Uma das coisas que gostaria muito de ter, que já tinha incluído numa outra lista, e que estou a adorar é um tacho de ferro fundido. Estes tachos, são bastante pesados, espero não o deixar cair pois presumo que ou o chão ou tacho não iriam ficar de boa saúde, mas a comida feita neles, fica muito saborosa. A receita que hoje vos trago, é feita num tacho de ferro fundido.

A cozinhar com o Delicioso Piquenique em Torres Vedras


Novembro chegou com sol e dias bonitos. No sábado à tarde estive em Torres Vedras, onde tenho amigas, a Alexandra e a Carla, desde o tempo de faculdade e que me deram a conhecer os famosos pastéis de feijão, ex libris desta cidade, e com quem passei alguns fins-de-semana na região e que já não via há anos. Soube tão bem reencontrá-las.

Desta vez voltei a Torres Vedras, ou melhor ao Arena Shopping para dois showcookings com receitas do meu livro Delicioso Piquenique. Para estas demonstrações escolhi um saboroso arroz de tomate com alheira, um prato cheio de sabores portugueses e uns biscoitos de aveia e chocolate, muito fáceis de preparar, práticos e que para além de agradarem a todos os que assistiram, foi uma forma de festejar o dia de Todos os Santos.


O público que assistiu foi muito simpático e foi com um sorriso feliz que soube que tinha vários leitores e leitoras na região. Estes momentos são sempre muito especiais para mim. Vivo-os com uma alegria enorme.

No seguimento de várias sessões de autógrafos e pedidos, deixo uma sugestão para uma prenda de Natal, um exemplar do Delicioso Piquenique ou Cozinha para Dias Felizes. Quem quiser receber exemplares autografados dos meus livros, por correio, poderá fazê-lo enviando um eMail para: nospam_please@hotmail.com