Quando Dezembro chegou pensei para comigo: "Este vai ser um mês muito mais calmo. De certeza que vou ter menos compromissos". Mas felizmente tem sido ao contrário. Gosto de ter sempre a agenda preenchida. Sou do tipo de pessoa que tem que estar sempre a fazer alguma coisa. A vida só faz sentido para mim, quando a posso preencher. Carpe diem, é um dos meus lemas.
Comecei esta semana por estar presente na festa de abertura da Lojas das Conservas. O sector das conservas tem-se modernizado, desde embalagens bonitas que apetece coleccionar até combinações interessantes que resultam em produtos apetecíveis para os consumidores. Cá em casa, nunca faltam umas latinhas.
Fui também conhecer o espaço Vestigius, um wine bar polivalente no armazém A, no Cais do Sodré. Um espaço com uma garrafeira muito interessante e com uma vista privilegiada para o Tejo.
Fui pela primeira vez à Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril para um almoço de harmonização com as cervejas Estrella Damm, desde as entradas à sobremesa, tivemos a possibilidade de conhecer toda a gama desta marca .
Este fim-de-semana, vou estar no Porto, na Essência do Gourmet Natal 2013, onde às 13h45 de sábado irei realizar um showcooking. Conto com a vossa visita.
No meio de toda a azáfama, continuo a pensar e a preparar os meus presentes de Natal. Para quem ainda não pensou, deixo-vos duas sugestões. A primeira, o meu livro, Cozinha para Dias Felizes, que para além das receitas tem pequenas histórias sempre ligadas à comida e às coisas boas que nos deixam a sorrir. A segunda, um azeite aromatizado, numa garrafa bonita, é um presente que de certeza leva consigo momentos felizes. Desenvolvi esta receita para a edição de Dezembro de 2012 da revista Saber Viver, inserido num artigo sobre azeites.
Azeite com sálvia
Ingredientes:
1 raminho de sálvia fresca
10 g de pimenta-branca em grão
3 malaguetas
3,5 dl de azeite
1. Lavar o raminho de sálvia e secá-lo muito bem.
2. De seguida, colocá-lo dentro de uma garrafa, juntamente com a pimenta e as malaguetas.
3. Aquecer o azeite em lume brando sem deixar de ferver, até atingir os 50ºC. O azeite deve ficar apenas morno.
4. Colocar o azeite dentro da garrafa e tapar.
Passadas duas semanas, retirar a sálvia do azeite. A sálvia pode ser substituída por outra erva a gosto, por exemplo, alecrim, tomilho, Lúcia-lima, etc.
8 comentários :
que olorcillo y saborcillo debe de tener
http://senoritamandarina.blogspot.com.es/
Olá Senorita Mandarina,
este azeite fica com um aroma a sálvia muito agradável. Óptimo para usar em massas.
Um beijinho.
Obrigada, Susana.
Um beijinho.
É uma boa sugestão esse azeite aromatizado!
boa sugestao que eu ja fiz. agora espero para provar. adoro azeite aromatizado.
beijinhos
www.crochettoysandthings.com
Olá! Gostei muito da sugestão, mas o porquê de aquecer o azeite?
Marvel,
aqueço ligeiramente o azeite para ajudar a transferir o aroma dos ingredientes utilizados para o azeite.
Um beijinho.
Gosto muito dessa garrafinha. E gosto muito da ideia. Vou este ano começar, pela primeira vez, com os cabazes de Natal. Coisa pouca só para aquecer.. para o ano tento algo maior, com uma azeite destes :)
Enviar um comentário