sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Azeite aromatizado com sálvia a pensar no Natal


Quando Dezembro chegou pensei para comigo: "Este vai ser um mês muito mais calmo. De certeza que vou ter menos compromissos". Mas felizmente tem sido ao contrário. Gosto de ter sempre a agenda preenchida. Sou do tipo de pessoa que tem que estar sempre a fazer alguma coisa. A vida só faz sentido para mim, quando a posso preencher. Carpe diem, é um dos meus lemas.

Comecei esta semana por estar presente na festa de abertura da Lojas das Conservas. O sector das conservas tem-se modernizado, desde embalagens bonitas que apetece coleccionar até combinações interessantes que resultam em produtos apetecíveis para os consumidores. Cá em casa, nunca faltam umas latinhas.

Fui também conhecer o espaço Vestigius, um wine bar polivalente no armazém A, no Cais do Sodré. Um espaço com uma garrafeira muito interessante e com uma vista privilegiada para o Tejo.

Fui pela primeira vez à Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril para um almoço de harmonização com as cervejas Estrella Damm, desde as entradas à sobremesa, tivemos a possibilidade de conhecer toda a gama desta marca .

Este fim-de-semana, vou estar no Porto, na Essência do Gourmet Natal 2013, onde às 13h45 de sábado irei realizar um showcooking. Conto com a vossa visita.


No meio de toda a azáfama, continuo a pensar e a preparar os meus presentes de Natal. Para quem ainda não pensou, deixo-vos duas sugestões. A primeira, o meu livro, Cozinha para Dias Felizes, que para além das receitas tem pequenas histórias sempre ligadas à comida e às coisas boas que nos deixam a sorrir. A segunda, um azeite aromatizado, numa garrafa bonita, é um presente que de certeza leva consigo momentos felizes. Desenvolvi esta receita para a edição de Dezembro de 2012 da revista Saber Viver, inserido num artigo sobre azeites.


Azeite com sálvia

Ingredientes:
1 raminho de sálvia fresca
10 g de pimenta-branca em grão
3 malaguetas
3,5 dl de azeite


1. Lavar o raminho de sálvia e secá-lo muito bem.

2. De seguida, colocá-lo dentro de uma garrafa, juntamente com a pimenta e as malaguetas.

3. Aquecer o azeite em lume brando sem deixar de ferver, até atingir os 50ºC. O azeite deve ficar apenas morno.

4. Colocar o azeite dentro da garrafa e tapar.


Passadas duas semanas, retirar a sálvia do azeite. A sálvia pode ser substituída por outra erva a gosto, por exemplo, alecrim, tomilho, Lúcia-lima, etc.

8 comentários :

señorita mandarina disse...

que olorcillo y saborcillo debe de tener
http://senoritamandarina.blogspot.com.es/

Laranjinha disse...

Olá Senorita Mandarina,
este azeite fica com um aroma a sálvia muito agradável. Óptimo para usar em massas.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Obrigada, Susana.
Um beijinho.

Paula Moita disse...

É uma boa sugestão esse azeite aromatizado!

Idalina M.J DaSilva disse...

boa sugestao que eu ja fiz. agora espero para provar. adoro azeite aromatizado.
beijinhos
www.crochettoysandthings.com

Marvel disse...

Olá! Gostei muito da sugestão, mas o porquê de aquecer o azeite?

Laranjinha disse...

Marvel,

aqueço ligeiramente o azeite para ajudar a transferir o aroma dos ingredientes utilizados para o azeite.

Um beijinho.

Unknown disse...

Gosto muito dessa garrafinha. E gosto muito da ideia. Vou este ano começar, pela primeira vez, com os cabazes de Natal. Coisa pouca só para aquecer.. para o ano tento algo maior, com uma azeite destes :)