quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A cozinhar na Essência do Gourmet Natal 2013 no Porto


O Porto é uma cidade de encantos. Gosto de passear junto ao Douro, de atravessar a Avenida dos Aliados e de descobrir lojas a lembrar outros tempos. Adoro voltar ao Porto. Desta vez, fui, para participar na Essência do Gourmet Natal 2013 no Palácio da Bolsa.

A Essência do Gourmet é uma iniciativa que juntou no mesmo espaço vinhos, produtos de várias regiões do país, restaurantes, aulas de cozinha e showcookings. Eu tive a felicidade de ser convidada para realizar uma apresentação no Salão Árabe, um espaço encantador. Assim que entrei na sala pensei: "Eu vou cozinhar aqui!? Isto é um sonho!". O tema do evento era o Natal e decidi apresentar duas alternativas para cozinhar bacalhau, ingrediente preferido de muitas mesas portuguesas nesta quadra festiva.

O primeiro prato que confeccionei foi embrulhos de bacalhau no forno com pimento vermelho. Uma forma muito saborosa, prática, de confeccionar bacalhau e que pode ser uma excelente alternativa a quem não aprecia o tradicional bacalhau cozido. A segunda receita, optei por trazer para a mesa de Natal as lembranças de outros tempos, uma sopa que nos faz recordar a das nossas avós e que era comida à volta da lareira com uma fatia de bom pão. Sopa de bacalhau com tomate e ovo escalfado, onde procurei também explicar qual o segredo de um ovo bem escalfado. E o segredo, é sem dúvida a frescura do ovo, que não deve ter, de preferência, mais de uma semana.

Foi muito gratificante ter na assistência muitos leitores, alguns que reconheci outros que tive o prazer de conversar no final da apresentação. Este contacto com o público é para mim, das melhores coisas que o blogue e as apresentações de cozinha ao vivo me têm proporcionado. Adoro. Venho sempre com a alma cheia e com mais vontade de fazer coisas, de continuar a apostar neste caminho.


Depois da minha apresentação fui descobrir alguns dos expositores que marcaram presença no evento. Desde a Origem Transmontana, a que não resisti ao chamamento de um saco de cuscos, que adoro, à flor de sal da Salmarim, aos queijos da Aldeias da Beira, especialmente os queijos de cabra curado e de pasta mole com poejo - tão bons! Entre muitos outros, desde chocolates, fruta desidratada, conservas, mel, azeites e até utensílios para cozinha.

Tive também a possibilidade de assistir à harmonização da cerveja artesanal Super Bock Selecção 1927 Belgian Christmas Ale com o chef Renato Cunha do restaurante Ferrugem. O chef para esta harmonização preparou mini bolos-reis com lombo de porco marinado e compota de cebola. Que surpresa boa a do bolo rei com a carne de porco. E para sobremesa uma mousse de pudim Abade de Priscos servida com umas raspinhas de laranja que combinou muito bem com a cerveja.


Muito obrigada a todos os que fizeram questão de assistir à minha apresentação e à Cláudia Costa, à Sara Tavares e ao Leandro, alunos da Escola Profissional de Esposende, pela sua ajuda.

11 comentários :

Jorge Filipe disse...

Obrigado e foi um prazer te conhecer melhor. Espero-te por terras de Castro Marim!

Maria João Clavel disse...

Sempre uma verdadeira senhora! Não tive oportunidade de ir ao Essência do Gourmet, mas tenho a certeza que foste, como sempre, excepcional. Beijinhos

Ondina Maria disse...

Qualquer dia ainda te mudas aqui para a minha "Inbicta" :p

Paula Moita disse...

Que experiências tão enriquecedora! E não perdi a esperança de a ver ao vivo no showcooking num evento deste género!

Cacau disse...

Tenho curiosidade em assistir a um showcooking! Da próxima, que seja cá em Lisboa vou!

Laranjinha disse...

Jorge,
obrigada. Deixa chegar o tempo quente e rumo a Castro Marim. :)
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Maria João,
muito obrigada pelas tuas palavras doces, deixaram-me muito contente.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Ondina,
qualquer dia mudo-me! ;)
Um beijinho.

Laranjinha disse...

António,
muito obrigada pela sua visita.
Tudo de bom.

Laranjinha disse...

Paula,
obrigada. Espero que 2014 nos traga essa possibilidade.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Cacau,
para 2014 fica combinado. Pode ser?
Um beijinho.