sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Azeite aromatizado com zimbro e malaguetas


Esta semana foi mais uma semana cheia. Fui almoçar ao restaurante Buondi/Nobre da chef Justa Nobre numa iniciativa promovida pelos vinhos Muxagat. Foi um almoço com pratos de bacalhau harmonizados com estes vinhos do Douro.

Passei por um curso de receitas práticas de Natal no Instituto Vaqueiro. Sabe-me sempre bem voltar a fazer este tipo de cursos, principalmente acompanhada por bloggers que tornaram esta noite bem especial e divertida.

Passei ainda pelo restaurante Come Prima, para um jantar dedicado às trufas brancas de Alba. Adoro trufas. Este restaurante, todos os anos por esta altura, promove jantares com estes preciosos diamantes, vindos de Itália e que tornam cada prato ainda mais especial.

Esta semana comecei também a preparar a minha lista de livros a pedir ao Pai Natal cá de casa. Da lista inicial já retirei, Comer e Amar em Paris de Elizabeth Bard e O Pasteleiro Que Queria Ser Rei De Portugal de Ruth Mackay, ambos editados pela Marcador, que entretanto já recebi. Estava tão curiosa com o Comer e Amar em Paris que assim que lhe pus as mãos em cima, comecei logo a lê-lo.

Continuo a pensar e a organizar os presentes de Natal. Hoje deixo-vos mais uma sugestão de azeite aromatizado, que desenvolvi para a edição de Dezembro de 2012 da revista Saber Viver, que pode ser uma ideia interessante para oferecer aos amigos ou familiares.


Ingredientes:
15 bagas de zimbro
7 malaguetas secas
4 piripiri
1 haste de alecrim
1,5 dl de azeite


1. Colocar os ingredientes, com excepção do azeite numa garrafa.

2. Aquecer o azeite em lume brando sem deixar ferver, até atingir os 50ºC.

3. Colocar o azeite na garrafa e tapar.

4. Passadas duas semanas, retirar a haste de alecrim.

4 comentários :

Anónimo disse...

É mesmo uma ideia bem personalizada para oferecer este Natal. Por cá preparei um Baileys caseiro. Foi a primeira vez que fiz e adorei o resultado. Também será prendinha em garrafinhas diversas.
Tudo de bom para os dois nesta quadra natalícia (e sempre, claro)
Beijinhos.
Patrícia

www.amsk.org.br disse...

Além de delicioso, maravilhoso.

bjs

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Isabel! Por acaso esta ideia do azeite aromatizado é excelente. Tenho umas malaguetas na horta de varanda e não sabia como as conservar, agora já sei o que lhes vou fazer. ;)
Adorei a tua companhia no curso da Vaqueiro, foi um prazer rever-te e partilhar da tua simpatia. Beijinhos e bom fim de semana.

Unknown disse...

Gosto tanto destas ideias! Levo daqui mais um azeite para a minha pasta de receitas.