segunda-feira, 6 de Janeiro de 2014

Sopa de abóbora com espinafres e feijão e desejos para 2014


O começo de um novo ano é como um caderno que se compra novo, com o cheiro característico do papel e com páginas em branco. 365 novas páginas, prontas a receberem histórias, ideias, desejos, pensamentos.

O início de cada ano é uma nova etapa. É uma oportunidade de recomeçar. É uma oportunidade de mudarmos e dizermos: - a partir de agora é diferente. É tempo de fazermos avaliações e de pensarmos em colocar de lado as desculpas para não fazer ou arriscar algo que sabemos que adoraríamos mas que as vicissitudes da vida nos levam a adiar uma, duas, outras tantas vezes até ao momento em que achamos que já é tarde demais. É importante não deixarmos passar a oportunidade seja do que for.

Nesta altura do ano, gosto de pensar sobre o que desejo para os próximos doze meses. Gosto de pensar nas coisas que quero fazer. Esta reflexão é um impulso para me organizar, para ir buscar energias, e tentar fazer tudo aquilo que me ajude a ter uma vida feliz, de preferência cheia, que me faça olhar para traz e dizer: "Eu vivi!". Olho para cada novo ano como um mundo de oportunidades.

Em 2014 quero continuar a olhar para o que me rodeia com esperança. Quero continuar a acreditar que sou capaz, que consigo e que o impossível depende do modo como encaramos os obstáculos que se cruzam no nosso caminho. Em 2014 quero continuar a procurar o que me faz feliz. Quero rir. Quero juntar-me mais vezes com aqueles que me são queridos. Quero abraçar mais vezes os meus pais e dizer-lhes o quanto os adoro.

Neste novo ano volto a pensar que é importante distinguir o essencial do acessório. Deixar de me preocupar com o que não conta e valorizar tudo o que é bom, honesto, justo. Neste novo ano quero olhar para a vida ainda com mais alegria, com mais garra. Definir prioridades e seguir viagem. Deixar as sombras e caminhar em direcção à luz.

Todos os anos escolho uma palavra que quero que me acompanhe durante esse ano. Que seja uma palavra mentora dos meus objectivos e do que quero fazer durante esse ano. A minha palavra de 2014 é esperança. E como dizia o poeta brasileiro Mário Quintana:

Tão bom viver dia a dia ...
A vida assim, jamais cansa ...
Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu ...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência ... esperança ...
(...)


Ter esperança é acreditar. Ter esperança é procurar aproveitar muito melhor tudo o que a vida nos oferece. Ter esperança é persistir.

Entre tantos desejos para este novo ano, deixo-vos uma sopa de abóbora com espinafres e feijão quentinha e reconfortante para estes dias frios de inverno.

Sopa de abóbora com espinafres e feijão

Ingredientes:
600 g de abóbora
2 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
1 dl de azeite
1,3 l de caldo de legumes ou água quente
400 g de feijão encarnado cozido
200 g de folhas de espinafres


1. Colocar o azeite numa panela com a cebola e os dentes de alho picados. Levar ao lume e deixar cozinhar até a cebola quebrar.

2. Adicionar a abóbora e as cenouras cortadas em pequenos cubos. Temperar com sal e pimenta a gosto. deixar refogar durante dois a três minutos.

3. Regar com a água ou caldo de legumes. Tapar a panela e deixar os legumes a cozer durante aproximadamente quinze minutos.

4. Triturar os legumes com a varinha mágica.

5. Adicionar o feijão e as folhas de espinafre. Deixar cozer durante cinco minutos. Servir.


E vocês? Que palavra ou palavras escolheram para 2014?

5 comentários:

  1. As sopas constituem o melhor início de ano. Para apaziguar a gula das Festas e para retomar o equilibrio. E claro, são a refeição perfeita e saudável :)
    Feliz 2014 Isabel!

    ResponderEliminar
  2. Bela sopinha!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto de uma bela sopa de abóbora =) é do mais reconfortante que há =)
    Um excelente início de 2014 ;)

    ResponderEliminar
  4. Ola Isabel,
    Que todos os teus sonhos e desejos se realize, em 2014!
    Fabulosa esta sopinha.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. esta sopa e deliciosa! obrigada e feliz 2014!

    ResponderEliminar