segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pernas de peru assadas no forno com vinho do Porto


Todos os anos em Janeiro volto a pensar no que quero para a minha vida. E todos os anos volto a sentir que devo continuar em busca do que mais me faz feliz. E o que me faz feliz é tudo o que me permite sentir realizada, que me permite sentir bem comigo e com os que me rodeiam, tudo aquilo que me dá força para continuar a acreditar que somos nós que fazemos o caminho a que chamamos "a nossa vida". Com boas ou más opções, com mais ou menos amigos, com mais ou menos dias bons, o importante é seguir o que nos diz o coração e acreditarmos.

Tenho o hábito de em Janeiro escolher uma palavra que resume o que quero para esse ano de forma mais abrangente. A palavra para 2014 é Esperança. Para além disso, procuro definir objectivos que me permitam subir mais uns quantos degraus na busca do que me ajuda a ser feliz. Objectivos que são no fundo pequenas resoluções que gostaria de cumprir a curto prazo, ou seja no decorrer do ano e que se prendem sempre com aspectos práticos da minha vida.

A primeira coisa que faço é responder à seguinte questão: - O que quero fazer ao longo deste ano? De seguida escrevo uma lista de coisas que gostaria de fazer sem nenhuma ordem em especial. Ao escrever o que pretendo fazer, tenho sempre em mente se o que estou a pensar é realista ou não. Por exemplo, gostaria de visitar a cidade de Paris, mas como é um objectivo que não depende só de mim, não o coloco. Por outro lado, é importante também perceber os motivos que nos levaram a escolher cada um dos nossos objectivos. Se não nos comprometermos com o que queremos, o mais certo é nem nos esforçarmos para os tentarmos realizar.

Na listas de um ano para o outro, há objectivos que se repetem. Neste ano quero ler trinta livros. Curiosamente, ao contrário dos dois anos anteriores, o ano passado não consegui e fiquei-me apenas pelos dezoito. Mas não encaro isso como algo negativo. Os objectivos são intenções que me ajudam a agir, a decidir, mas não são guilhotinas de stress ou de ansiedade que acabem por me paralisar. Este ano tenho que escolher melhor as minhas leituras.

Há muito que gostaria de ter um Projecto 365 de fotografia. Mas, com os compromissos profissionais assumidos, sempre soube que não iria conseguir tirar uma foto que documentasse algum aspecto do meu dia, por isso, decidi criar um outro projecto que intitulei A Espuma dos Dias. Organizado por meses, vou colocando as fotos, na minha página pessoal de Facebook, que consigo tirar. E não é que estou a adorar?! Não é um Projecto 365, mas é o meu Projecto tipo 365.

Depois de definir os objectivos, costumo escrevê-los numa das primeiras páginas da minha agenda. Escrevo-os na agenda, para de vez em quando os ir relembrando e no final do ano fazer o balanço do que me propus a atingir.

Em 2014 quero aprender mais sobre a Cozinha Portuguesa. Há tanta coisa e tantos ingredientes para descobrir. E é a cozinha que me dá força a continuar, por isso deixo-vos mais uma receita que preparei para a edição de Dezembro de 2013 da revista Saber Viver:

Pernas de peru assadas no forno com vinho do Porto

Ingredientes:
3 pernas de peru
500 g de batatas-primor
3 dentes de alho
7 g de salsa
8 g de pimentão-doce
1 dl de azeite
1,5 dl de vinho branco
1,5 dl de vinho do Porto ruby
Sal grosso e pimenta-preta q.b.


1. Colocar num almofariz os dentes de alho, a salsa picada grosseiramente, o pimentão-doce, sal e pimenta. Trabalhar a mistura até obter uma pasta.

2. Adicionar o azeite à mistura anterior. Com ela, barrar as perna de peru.

3. Colocar as pernas num pyrex. Regar com o vinho branco e com o vinho do Porto.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 190ºC durante aproximadamente 1h40. A meio regar as pernas com o molho ou virá-las.

5. Servir as pernas de peru com batatas-primor cozidas, regadas com azeite e salsa picada.

5 comentários :

Diogo Marques disse...

É muito importante fazer esses pensamentos, para podermos melhorar e planear o ano que agora chegou :)

Quanto ao perú, é algo que adoro, e essa perna está simplesmente linda!
_____________________
aculpaedasbolachas.com

Marlene Teixeira disse...

Ficou com um aspecto maravilhoso esta perna de peru! Deve ser bem saborosa!

Ps: Adorei também as batatinhas!
Beijinhos*

Unknown disse...

Fiquei com vontade de experimentar! As batatas então, tem mesmo um ar apetecível :-)

beijinhos

Delícias da Pipas disse...

Que delícia Isabel :)
Ficou com um aspecto delicioso.
Bjo doce

Pimentinha disse...

Os meus olhos gostaram de provar e a boca ficou com vontade de testar!
Bjinhos