terça-feira, 16 de agosto de 2022

Menu semanal #126

Para vos ajudar a planear e, a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu, cheio de sugestões práticas e frescas para estes dias quentes de Verão. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #125.

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Bolo de iogurte de lima e coco com framboesas

A revista Continente Magazine de Agosto 2022 é uma edição especial com produtos Continente. Está organizada em subtemas. A grande tendêndia: simplificar, vida saudável é equilíbrio, boas práticas à mesa, amigos felizes e, oferece-nos, em todos eles, receitas deliciosas com um ou mais produtos da marca Continente.

As revistas de cozinha são uma inspiração para mim. Sempre que recebo a revista, marco, logo, várias receitas para experimentar. Esta edição, ajudou-me também a descobrir mais alguns produtos da marca Continente.

Uma das receitas da revista deste mês, que já coloquei em prática, para partilhar com a família, foi o bolo de iogurte de lima e coco com framboesas. Fresco. Muito bom!

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Menu semanal #125

A vida de hoje em dia, não se coaduna com termos que cozinhar, todos os dias, pratos do princípio ao fim. Depois de um dia de trabalho, termos que passar uma ou duas horas a cozinhar uma refeição, para a família, deixa-nos exaustos. O ideal é seguirem o meu método de pré-preparações para as refeições da semana e, terem bases alimentares para prepararem as refeições da família em 20 minutos. Para se inspirarem, deixo-vos, hoje, um delicioso menu, cheio de receitas frescas a pensar nesta altura do ano. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #124.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Batido de batata-doce com especiarias

Nas minhas pré-preparações para as refeições da semana, uma das coisas que costumo fazer, é assar batata-doce. Uso a batata para servir de acompanhamento, para fazer puré, para rechear ou, para usar em bolos, panquecas, pães e nos meus batidos. Quando asso em quantidade, congelo. Para certas preparações, em que a possa usar directamente do congelador, dá imenso jeito.

Os batidos são uma excelente opção para os pequenos-almoços de Verão ou, para os lanches. O batido de batata-doce com especiarias, que partilho, hoje, convosco, fica tão bom! Faz lembrar um bolo denso e delicioso. espero que gostem.

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Menu semanal #124

Mais uma semana que começa! E para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, um menu cheio de deliciosas e frescas sugestões, a pensar nas refeições, em família, nestes dias de calor. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #123.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Ovos no purgatório

Ovos no purgatório. É um prato simples em que os ovos são escalfados em molho de tomate. Existem muitas versões. Em relação ao nome, diz-se que o branco da clara representa as almas tentando escapar do inferno, representado aqui pelo vermelho do molho de tomate. No México são conhecidos como Huevos Rancheros e, no Médio Oriente, esta receita é conhecida por Shakshuka.

Para o pequeno-pequeno-almoço costumo fazer uma versão rápida. Coloco passata de tomate numa frigideiria antiaderente. Acrescento um fio de azeite.

Adiciono os ovos, um a um. Tempero com sal e pimenta-preta. Deixo cozinhar os ovos até que a clara esteja cozida e a gema mole. Sirvo com folhas de manjericão.

Uma verdadeira delícia!

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Arroz de coelho com açafrão-da-Índia e nozes

Há uns tempos atrás, fiz um directo onde partilhei uma receita de carne de coelho. Uma receita maravilhosa para servir nesta altura do ano. Uma receita para a família ou para quando recebemos amigos e, queremos fazer algo prático e que surpreenda.

Podem ver o passo a passo da receita no Instagram do Cinco Quartos de Laranja. Espero que gostem.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Menu semanal #123

No Verão apetecem comidas frescas e coloridas. Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, um delicioso menu com sugestões muito práticas, para esta altua do ano. Espero que gostem. Espero que se inspirem!


Ver também menu semanal #122.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Picles rápidos de beterraba

Num destes Domingos, quando fui à feira, trouxe beterrabas amarelas ou douradas. Nos supermercados e, de uma maneira geral, as beterrabas que encontramos são as vermelhas. Existe também beterraba branca e beterrabas listradas ( Chioggia ). Para quem gosta de comida colorida como eu, poderá perceber o meu entusiasmo, sempre que encontro algum alimento com uma cor fora do habitual.

Este ano, decidi fazer picles de frigorífico, para preservar e, ir dando destino a alguns legumes que trago da horta ou que me chegam cá a casa. O destino das beterrabas, que trouxe da feira, foi este.

Os picles de frigorífico são muito fáceis de fazer. Precisamos de vinagre, água, açúcar para equilibrar o sabor, algumas ervas e/ou especiarias para aromatizar. E podemos fazer picles do que quisermos.

Comecei por fazer picles de cebola roxa, depois fiz de couve-roxa e, agora, deixo-vos a receita dos picles de beterraba amarela. Espero que gostem e que se aventurem nesta deliciosa viagem de fazerem picles em casa.

terça-feira, 19 de julho de 2022

Salada crocante de frango com laranja e sésamo

Adoro ler. Faço listas dos livros que leio e, dos livros que quero comprar para ler. O Verão é a altura do ano em que tento ler mais romances. Talvez pelo calor, pelas idas à praia, a verdade, é, que nesta altura do ano, ler romances sabe-me tão bem!

De há uns anos para cá, procuro ler romances em que a comida seja um elemento principal na história. Por isso, estou, sempre, atenta às novidades das editoras nacionais ou das obras que vão saindo lá fora. Sabem que um dos meus sonhos era escrever uma história de amor, com viagens e muita loucura de sabores?

Neste momento, estou a ler A Cozinha Inglesa de Miss Eliza, mas já tenho escolhidas algumas das próximas leituras. E vocês, o que estão a ler?

Para acompanhar as leituras de Verão, deixo-vos uma fresca e deliciosa salada. Perfeita para esta altura do ano. Confeccionei-a na passada segunda-feira, no programa A Nossa Tarde, com a querida Tânia Ribas de Oliveira. Viram? Espero que gostem!

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Menu semanal #122

Para o menu desta semana, escolhi receitas frescas e muito práticas. Receitas que combinam com os dias quentes de Verão. Espero que gostem e que estas sugestões vos inspirem!


Ver também menu semanal #121.

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Salada de meloa cantaloupe com massa e mozzarella

A pouco e pouco, vou organizando as minhas leituras de Verão. Ainda não fechei a minha lista de livros que quero ler nesta altura do ano, mas já escolhi estes:

- A Cozinha Inglesa de Miss Eliza de Annabel Abbs;
- É Tempo de Reacender as Estrelas de Virginie Grimaldi;
- Frágil de Jenny Lawson;
- Lições de Química de Bonnie Garmus;
- A Música das Abelhas de Eileen Garvin.

Nesta altura do ano, adoro ler romances. Romances que nos tragam viagens, histórias doces, que nos façam sonhar e que se leiam muito bem.

Para acompanhar as leituras de Verão, deixo-vos uma deliciosa salada de meloa cantaloupe. Espero que gostem.!

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Wraps de Verão

No passado fim-de-semana, voltei ao Porto. O Porto é uma cidade que me recebe sempre tão bem. Foi aqui que comecei a fazer showcookings, workshops e a participar regularmente num programa de televisão diário, a Praça da Alegria. Por isso, e, pelas pessoas que me acompanham nestas ocasiões, tenho sempre, o Porto no coração.

A minha ida, desta vez, à Invicta, foi para dinamizar um workshop a convite da Oliveira da Serra no Festival Comida Continente. Digo-vos que foi uma experiência muito boa. Muita gente a querer participar, até se formou uma fila. O grupo que fez o workshop foi muito colaborativo e fizeram tudo na perfeição. Nas minhas acções, as pessoas fazem sempre a diferença. Obrigada a quem esteve comigo.

O tema deste ano do festival estava associado à sustentabilidade e ao desperdício. A receita que fiz no workshop com os participantes foi um wrap de Verão. Um wrap que podemos fazer com sobras de frango assado. Dei vários exemplos de como podemos aproveitar aparas de legumes, sobras de cebola, etc., evitando o desperdício.

Os pedidos para partilhar a receita foram muitos. E, como prometido, partilho convosco a deliciosa receita de wraps para fazerem este Verão. Espero que gostem!

Salada de massa fusilli com frango

Em tempo quente, apetecem comidas frescas e coloridas. Nestes dias de Verão, as saladas têm sido rainhas na minha cozinha. Uma das últimas que confeccionei, foi para aproveitar sobras de frango assado. Espero que gostem!

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Menu semanal #121

Para vos ajudar, a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, mais um menu delicioso, a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #120.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Borrego assado no forno

Um a dois meses antes de ir de férias, gosto de dar destino ao que tenho na arca congeladora. O congelador é um excelente aliado das pré-preparações para as refeições da semana. Permite-nos prolongar a vida dos nossos alimentos mas, não é lugar para que a comida fique à espera de destino por tempo indeterminado. O ideal, é que haja circulação da comida que temos congelada, seja crua ou já cozinhada.

Ter o congelador cheio dá-nos segurança. Temos comida para alguma eventualidade. Mas, se por norma, temos uma grande quantidade de comida sem que a façamos circular, penso que não faz sentido acumular, só porque sim, só porque, um destes dias, a vamos utilizar. O congelador faz parte da nossa despensa. E devemos procurar organizar e utilizar a comida congelada da mesma maneira que fazemos com a nossa despensa de produtos secos e enlatados. Fazer cicular, é a palavra de ordem!

Na Páscoa, aproveitei uma promoção e comprei carne de borrego. Na semana passada, decidi, dar-lhe destino e fiz um delicioso assado no forno.

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Menu semanal #120

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, mais um menu, cheio de receitas práticas, frescas, a pensar nos dias quentes de Verão. Espero que se inspirem!


Ver também menu semanal #119.

sexta-feira, 1 de julho de 2022

15 saladas para levar para a praia

O Verão chegou e é tempo de praia. Nesta altura do ano, apetecem as saladas frescas e coloridas. Saladas para refeições rápidas, práticas e, até, para levar para a praia. Para saborearem, junto ao mar e sentados na areia, deixo-vos 15 delicosas saladas. Espero que gostem!


Nas saladas para levar para a praia, não juntem, logo, o molho. Levem o molho num recipiente à parte e, na altura de servir, é que o juntam à salada. Caso contrário, as saladas perdem o seu aspecto viçoso e apetitoso.

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Picles rápidos de couve roxa

Os picles são uma excelente maneira de conservarmos legumes. Este ano, decidi aproveitar de forma mais eficiente os legumes que trago da horta e os picles rápidos ou, de frigorífico, são uma excelente opção.

Já partilhei, convosco, a receita de picles rápidos de cebola roxa. Deixo-vos, hoje, a receita dos picles rápidos de couve roxa. Este picles são fáceis de fazer e podem ser usados em saladas, para servir com hambúrguers, entre outras opções, como guarnição de pratos de peixe ou, de carne. Ter os picles já feitos, ajuda-me a incluir mais legumes nas minhas refeições. Espero que gostem!

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Salada de melancia com queijo feta e rúcula

O que é que apetece comer em dias de calor? Comidas frescas, saladas, sopas frias, batidos, águas aromatizadas. Pelo menos, cá em casa, é assim. Nesta altura do ano, procuro fazer receitas mais práticas e que me libertem da cozinha.

Uma das coisas que faço, mesmo, muitas vezes, é saladas. Saladas para acompanhar os grelhados ou, como prato principal. Uma das últimas que fiz, foi com melancia, numa combinação clássica, com queijo feta e rúcula. Resulta tão bem! Espero que gostem.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Menu semanal #119

Para quem procura inspiração para organizar e planear as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu, cheio de receitas práticas a pensar nos dias de Verão.


Ver também menu semanal #118.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Batido pina colada

Variar os pequenos-almoços é um desafio, para mim. De há uns anos para cá, que procuro começar o dia com comida colorida e equilibrada. Em tempo frio, escolho o conforto das papas de aveia no tacho ou forno, de pão torrado com abacate e ovos ou, das deliciosas tostas de batata-doce. No Verão, tento fazer pequenos-almoços frescos e nutritivos.

Durante este mês de Junho, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, está a decorrer a iniciativa 30 dias, 30 batidos. Ao longo deste mês, a minha sugestão de pequeno-almoço é um batido. Um dos últimos, que partilhei, foi o de pina colada. Espero que gostem!

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Pré-preparações para os pequenos-almoços da semana

Tomar o pequeno-almoço, é, na minha opinião, um hábito de quem procura fazer uma alimentação equilibrada. Mas, entre acordar e prepararmos-nos para sair, cuidar de quem precisa de nós, por vezes, quando vamos a ver, o tempo para o nosso pequeno-almoço fugiu.

Mas o que fazer então?
Tendo algumas coisas já pré-preparadas,que nos ajudem a rentabilizar o nosso tempo. Se tivermos algumas pré-preparações já feitas, isso irá ajudar-nos a tomar o pequeno-almoço de forma mais tranquila, mesmo nos dias em que temos muito pouco tempo. Preparar o pequeno-almoço previamente ajuda-nos a comer melhor, de forma mais equilibrada, e ainda nos permite poupar dinheiro.

E como podemos fazer pré-preparações para os pequenos-almoços?
Dependendo dos hábitos alimentares de cada um, vejam o que se poderá ajustar daquilo que são algumas das minhas práticas e que partilho convosco. Cá em casa, em relação à lista de compras, procuro ter sempre iogurtes (sólidos e líquidos), leite, tostas de milho, queijos e frutas.

Em termos de pré-preparações, para terem uma ideia, gosto de fazer ovos cozidos, granola ou muesli, manteigas de frutos secos, pão, panquecas ou waffles (que podemos fazer em quantidade e congelar), papas de aveia no forno ou overnight oats, pudim de chia, compotas rápidas e por vezes, queques salgados.

Se gostarem de começar o dia com batidos, podem dividir as frutas em doses e congelar. Depois, de manhã é só colocar no liquidificador e está feito. Estão a acompanhar o desafio 30 dias, 30 batidos no Instagram do Cinco Quartos de Laranja?

Para quem quer começar a fazer pré-preparações para os pequenos-almoços, deixo-vos as seguintes sugestões:

Muesli
Como fazer muesli?
Muesli de cevada com espelta e chocolate
Muesli com morangos desidratados
Muesli com quinoa e trigo sarraceno

Granola
Granola com morangos desidratados
Granola com tâmaras, chocolate e caju
Granola de coco
Granola de coco e azeite
Granola de coco e chocolate
Granola de chocolate

Ovos cozidos
Como cozer ovos

Pudim de chia
Como fazer pudim de chia

Waffles
Waffles de espelta e batata-doce
Waffles de espelta com iogurte

Panquecas
Panquecas de aveia com abóbora assada
Panquecas de espelta e abóbora
Panquecas de trigo sarraceno com beterraba

Manteigas ou pasta de frutos secos
Manteiga ou pasta de amendoim
Manteiga ou pasta de amêndoa
Manteiga ou pasta de avelã com canela
Manteiga ou pasta de caju
Manteiga ou pasta de noz

Queques
Queques de queijo e fiambre

Compotas rápidas
Compota de framboesas com semente de chia
Compota de morango com sementes de chia

Iogurte
Iogurte natural

Papas de aveia no forno
Papas de aveia com batata-doce no forno
Papas de aveia no forno com banana e morangos

Pão
Pãezinhos de trigo
Pão de alfarroba
Pão doce com canela

Lembrem-se que as pré-preparações ajudam-nos a poupar tempo. Em relação aos pequenos-almoços, é uma forma de começarmos um dia com menos stress.

Para quem começa, não precisam de fazer tudo de uma só vez. A despensa, o frigorífico e o congelador podem ser excelentes aliados das pré-preparações dos pequenos-almoços.

terça-feira, 21 de junho de 2022

Pesto de couve kale

Este ano, na horta, decidi ter couve kale. Plantei poucos pés de couve, mas o resultado tem sido delicioso. Todas as semanas, tenho conseguido apanhar folhas de couve para as saladas, sopas e outras preparações. Uma das receitas, que decidi fazer para dar destino à couve que me chega da horta, foi fazer pesto.

Pesto é um molho italiano, feito originalmente com manjericão, pinhões, azeite e queijo parmesão, mas claro que podemos, sempre, adaptar e fazer pesto de mil e uma coisas. Espero que gostem deste pesto de couve kale.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Menu semanal #118

Para vos ajudar a organizar e, a planear as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu. Espero que vos inspire!


Ver também menu semanal #117.

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Tacos de frango, abacaxi e couve roxa

Os dias quentes, com sabor a Verão, pedem comidas frescas e coloridas. Ao folhear a revista Continente Magazine de Junho de 2022, decidi experimentar a receita de tacos de frango com abacaxi e couve roxa. Uma receita prática, colorida e perfeita para partilhar com a família em dias de calor, ou, para quando se chega da praia. Resulta tão bem!

A revista Continente Magazine, como vocês sabem, é uma das minhas revistas preferidas de cozinha. As receitas são sempre muito apelativas e originais. É uma revista cujas sugestões me inspiram.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

15 receitas sem carne e sem peixe

Variar o que comemos, ajuda-nos a alimentar o corpo e a alma. A comida é um factor de felicidade e comermos, sempre, o mesmo, traz monotonia aos nossos dias. Cá em casa, umas vezes, optamos por pratos de carne, outras, por pratos de peixe e, outras ainda, sem peixe e sem carne. Para quem procura variar as suas refeições, deixo-vos, hoje, 15 receitas sem carne e sem peixe. Espero que gostem!

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Menu semanal #117

Organizarmos e planearmos as refeições facilita-nos imenso a vida, no dia-a-dia. Para vos ajudar, deixo-vos, hoje, um menu com sugestões de receitas práticas. Espero que vos ajude e que se inspirem.


Ver também menu semanal #116.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Tofu com arroz e couve kale

Variar o que comemos, só nos faz bem, não só fisicamente, mas também, emocionalmente. Colocar na mesa, comida diferente suscita a curiosidade dos comensais, desperta os sentidos, leva-nos a falar sobre alimentos. E comida é vida, é família, é amor.

Cá em casa, o meu marido pede-me, muitas vezes, que faça refeições sem carne e sem peixe. É importante procurarmos um equilíbrio nas nossas refeições. Se num dia comemos carne, no outro já não o fazemos. Optamos por peixe ou, por pratos em que não incluímos estas proteínas.

Em 2022, coloquei na minha lista de objectivos, fazer uma horta e jardim com a minha mãe. Uma horta pequena, mas que tem sido um delicioso projecto a dois. Uma das coisas que plantámos na horta, foi couve kale. E esta semana, trouxe as primeiras folhas de couve para usar na minha cozinha. Uma das primeiras receitas que fiz foi a que partilho, hoje, convosco. Espero que gostem e que vos inspire!

Para esta receita, usei arroz integral cozido das minhas pré-preparações e que tenho normalmente congelado em doses.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Bolo de chocolate com farinha de mandioca

Tinha na despensa, a farinha de mandioca, já há algum tempo, para experimentar. De vez em quando, dou uma volta à despensa e identifico os produtos a que tenho de dar destino e a farinha de mandioca foi colocada na linha da frente. Para os lanches, do fim-de-semana que passou, fiz um bolo de chocolate com a farinha e adorámos! Deixo-vos, hoje, a receita.

terça-feira, 7 de junho de 2022

Feijão verde com bacon e ovos cozidos

É tempo de feijão verde. Quando trago feijão verde de Santarém, uma das primeiras coisas que me lembro de fazer, é sopa. Adoro sopa de feijão verde! Mas a verdade, é que o feijão verde pode ser usado de mil e uma maneiras. Na semana passada, quando trouxe feijão verde da horta dos meus tios, juntei-o a uma carne de borrego guisada, e que bom que ficou!

E o que fazer ao restante feijão que tinha trazido?

Decidi fazer uma receita simples, mas que fica deliciosa, feijão verde com bacon e ovos cozidos. Experimentem!

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Menu semanal #116

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu. Espero que vos ajude e inspire!


Ver também menu semanal #115.