quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Sandes de picanha com cebola caramelizada

Quando organizamos e planeamos as refeições da semana, um dos objectivos, é que não sobre comida. Por isso, nas minhas conversas e directos, quando falo sobre o tema, aconselho-vos a verem as necessidades da família, a terem um calendário partilhado com as actividades e compromissos, para que, por exemplo, não sejam apanhados de surpresa e num dia em que pensavam ter quatro pessoas ao jantar, afinal será só uma. Se o planeamento nos ajuda a evitar ter sobras, a verdade é que há dias, eventos famíliares, épocas festivas, em que sobra sempre alguma coisa.

Contei-vos, que há uns tempos atrás, assei no forno um pedaço de picanha. No dia em que a fiz, soube muito bem, mas sobrou. Em vez de voltarmos a comer a picanha assada, como na primeira vez, decidi transformar a carne que tinha, em novos pratos. Fiz uma salada, fajitas e uma sandes.

Comemos o mesmo, mas sempre de maneira diferente. Esta é a magia! Assim, não nos cansámos de ter picanha, na mesma semana, em mais do que uma refeição! Podem adaptar esta ideia a outras sobras de carne. Espero que gostem e que se inspirem!

Sandes de picanha com cebola caramelizada

Ingredientes para 2 pessoas:
2 cebolas
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinho do Porto
2 pães (bolinhas de mistura)
Manteiga q.b.
Mistura de folhas de agrião e rúcula q.b.
Mostarda Dijon q.b.
150 g de picanha grelhada fatiada


1. Colocar o azeite numa frigideira antiaderente e levar ao lume. De seguida, acrescentar as cebolas cortadas em meias luas finas. Deixar que a cebola quebre, mexendo. Adicionar o vinho do Porto e deixar cozinhar a cebola até estar caramelizada. Reservar.

2. Cortar o pão ao meio. Barrar com manteiga e torrar.

3. Dispor a mistura de folhas verdes na base do pão torrado. Por cima colocar as fatias de picanha.

4. Distribuir a cebola caramelizada pelas sandes. Tapar com a outra metade de pão torrado, previamente barrado com mostarda Dijon. Servir.

4 comentários :

Receitas Fáceis Simples disse...

Amei

Anónimo disse...

Boa noite.
A carne cozinha primeiro e depois corta em fatias?

Anónimo disse...

Boa noite
Como fez a picanha no forno?

Laranjinha disse...

Olá,
não cozi a carne previamente.
Assei-a no forno. Tenho um forno SteakMaster da Teka, que permite assar carne.