segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Menu semanal #135

Ter as refeições pensadas, planeadas e organizadas ajuda-nos imenso. Para além de pouparmos, conseguimos, também, ter uma alimentação mais equilibrada. Para vos ajudar a pré-preparar as refeições da semana, deixo-vos um delicioso menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #134.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Broas fervidas de café

O Dia de Todos os Santos comemora-se no próximo dia 1 de Novembro, feriado. Desde que me lembro, este dia era dia de pedir o Pão por Deus na aldeia, onde nasci e cresci. Com o passar do tempo, esta tradição tem caído em desuso, mas o hábito de fazermos broas e, de as partilharmos com a família, mantém-se. Este ano, decidi fazer as conhecidas broas fervidas de café. Tenho uma receita idêntica no livro Petiscos de Açúcar e de Mel, assim como outras receitas de bolinhos para fazerem, em família, nesta quadra festiva. Nesta altura do ano, também, costumam fazer broas?

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Menu semanal #134

Planear e organizar as refeições da semana ajuda-nos a poupar, a rentabilizar as nossas compras e a comer de forma mais equilibrada, para além de nos libertar do stress de estar sempre a pensar no que fazer para os almoços ou jantares. Para vos ajudar deixo-vos mais um delicioso menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #133.

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Chutney de tomate

Aproveitar e conservar o tomate, quando nos chega pleno de sabor, é algo que aprendi, desde sempre. Todos os anos, no Verão, em casa dos meus pais, se apanhava tomate. Fazia-se doce e congelava-se o restante para termos tomate todo o ano, pronto a usar.

De há uns anos para cá, passei a fazer passata de tomate para congelar. Torna-se mais prático e, ajuda-me a rentabilizar o espaço no congelador. E este ano, para dar destino a algum tomate da horta, decidi fazer um chutney. O chutney é ótpimo para acompanhar carnes assadas ou como complemento a uma tábua de queijos. Pode ser servido com hambúgueres. É fácil de fazer e fica delicioso! Espero que gostem.

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Massa com carne à bolonhesa e creme de ricotta

Como podemos chegar a casa e colocar o jantar na mesa, em 20 minutos? Como podemos preparar uma refeiçao, num abrir e fechar de olhos, com comida feita por nós, com os ingredientes que escolhemos e que seja nutricionalmente equilibrada?

A resposta para muitas destas necessidadades está na preparação prévia das refeições da semana. Podemos pré-preparar as receitas fechadas ou, podemos fazer bases alimentares e preparações que depois nos permitam variar o que comemos. Ou seja, com os mesmos ingredientes, uma ou outra alteração e, temos diferentes pratos para servir, à família.

Uma das bases alimentares que é muito versátil é a carne à bolonhesa. Com carne à bolonhesa podemos fazer um prato diferente durante 365 dias! Basta termos imaginação e disponibilidade.

Para vos mostrar que é muito fácil preparar as refeições para a família, em 20 minutos, com as pré-preparações para as refeições da semana, que vos vou mostrando tenho a rubrica Em Directo da Minha Cozinha, receitas em 20 minutos no Instagram aos domingos, de manhã. Costumam acompanhar? Para além das receitas, costumo também partilhar muitas dicas sobre ingredientes, técnicas e maneiras de pouparmos e de rentabilizarmos a nossa comida.

A última receita que fiz em Em Directo da Minha Cozinha foi massa com carne à bolonhesa e creme de ricotta. Espero que gostem e que se inspirem!

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Menu semanal #133

Para vos ajudar a pensar e organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal, cheio de sugestões práticas e cheias de sabor, a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #132.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Pão de leite na forma

No dia 16 de Outubro comemora-se o Dia Mundial do Pão. A data foi instituída com o objetivo de homenagear um dos alimentos mais antigos e populares do mundo, o pão. Criado pelos egípcios depois de observarem o processo de fermentação de uma massa feita com farinha de trigo, simboliza dádiva e partilha e, é considerado um alimento básico para milhões de pessoas no mundo inteiro. Ao longo dos tempos, tal como a água e o vinho, o pão tornou-se um acompanhamento fundamental nas refeições e, por isso, deve estar, sempre, à mesa. De uma maneira geral, toda a gente gosta de pão. Quem resiste ao cheirinho de um pão quente acabado de sair do forno?

Para celebrar o Dia Mundial do Pão, deixo-vos um delicioso pão de leite feito numa forma de bolo inglés, a pensar em toda a família, e desenvolvido a convite da Fermipan.

Fermipan é um fermento seco de fácil utilização, indicado para o fabrico de todo o tipo de massas que precisem de fermentação. É ingrediente que tenho, sempre, em casa, dado a facilidade de utilização e, pelo alargado prazo de validade.

O pão de leite feito na forma é ideal para servir nos pequenos-almoços ou, para os lanches. Experimentem. É delicioso!

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Scones de queijo da ilha

A revista Continente Magazine, de Outubro 2022, traz uma secção dedicada a receitas imprescindíveis para festas de aniversário. Entre as deliciosas sugestões, confesso que a receita de scones com queijo da ilha, me chamou, logo, a atenção.

Os scones salgados ficam bem numa mesa de festa. São óptimos para servir com compotas ou doces, ou para acompanhar uma tábua de queijos e enchidos. Para além de serem versáteis, preparam-se num instante. Espero que gostem. Cá em casa, foram um sucesso!

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Arroz com frango e açafrão

Aos poucos, as refeições, cá em casa, vão mudando. As saladas começam a dar lugar a pratos de tacho e de forno. A comida que fazemos muda com a estação do ano, em que estamos. Há que aproveitar os legumes e as frutas que nos chegam em cada altura do ano, há que fazer receitas reconfortantes, a fumegar, ou frescas, leves, dependendo dos dias e da época em que estamos. Cá em casa, é assim e na vossa também, certamente.

No entanto, independentemente da época do ano, costumo pré-preparar as refeições da semana. Cozo e desfio frango, cozo e congelo arroz, principalmente integral. E, procuro ter, sempre, ervilhas no congelador, prontas a usar. Um destes dias, para um almoço de Outono, mas ainda com aparência de Verão, decidi dar destino a algumas das minhas pré-preparações e o resultado foi uma refeição rápida e deliciosa. Fiz um arroz com frango e açafrão. Espero que gostem!

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Menu semanal #132

E, mais uma semana que começa. Para vos ajudar a organizar as refeições da família, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu, cheio de sugestões práticas. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #131.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Goraz assado no forno com alecrim

Comer de forma equilibrada, é uma preocupação que me acompanha, de há uns anos para cá. A verdade, é que não é, só, comer de forma equilibrada, o que procuro fazer, de há alguns anos a esta parte, é ter um estilo de vida mais saudável com uma alimentação (mais) equilibrada.

Todos sabemos que o envelhecimento é uma inevitabilidade. No entanto, cheguei a uma idade em que gostaria de envelhecer com qualidade. E, não devo ser, só eu, certo!?

Comer mais legumes e menos produtos processados, fazer exercício físico, beber mais água, cuidar mais da pele, passaram a ser objectivos pessoais. Diariamente, procuro fazer algumas mudanças nas minhas rotinas de modo a conseguir promover um estilo de vida que considero mais saudável. Para o conseguir, procuro ajuda nos livros, em autores, em estudos. O modo como a alimentação influencia a nossa saúde e retarda, ou não, o envelhecimento, são questões que já começam a ter algumas respostas.

Para me ajudar, chegou recentemente, cá a casa, o livro O Teu Corpo em Chamas de Beatriz Larrea editado pela Esfera dos Livros. Mais do que livros de dietas, ou sobre como perder peso, o que procuro, são livros com informação que me esclareçam e que permitam cuidar mais de mim. Este, é um daqueles livros que vos recomendo ler!.

Peixe assado no forno acompanhado de legumes cozidos, é um prato que se faz, muitas vezes, cá em casa, em prol de uma alimentação (mais) equilibrada. Deixo-vos a receita de um goraz que fiz esta semana, para um dos nossos almoços. Espero que gostem!

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Coelho assado no forno com mostarda e massa de pimentão

O Outono traz-nos o desejo de comida de conforto. Nestes últimos dias, tenho procurado fazer receitas de tacho e de forno. Sabem tão bem!

Uma das últimas receitas que fiz, para um almoço, cá em casa, foi coelho assado no forno com mostarda e massa de pimentão. A carne de coelho é uma carne maravilhosa, magra e muito versátil. É daquelas carnes que gosto de ter no meu congelador, porque rapidamente consigo fazer uma refeição. Espero que gostem da receita de hoje. Fica deliciosa!

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Arroz frito

Arroz frito é uma receita muito prática, perfeita, para quando queremos dar destino a arroz que tenhamos cozido ou a sobras de legumes. Podemos fazer arroz frito simples, como a receita que partilho, hoje, convosco, e que fiz na rubrica Em Directo da Minha Cozinha, num domingo de manhã. Podem fazer arroz frito de camarão, de atum, de frango, de tofu, de bacalhau ou, só com legumes, caso prefiram.

Há várias maneiras de fazermos arroz frito, no entanto, aconselho-vos a usar arroz cozido de véspera, para que fique mais solto e seco. Cozinhem o ovo na mesma frigideira, chegando os legumes para o lado, é menos uma coisa que terão para lavar. Neste prato gosto de usar óleo de sésamo, dá-lhe um sabor delicioso, mas caso não tenham, podem usar outro óleo da vossa preferência. Este arroz pode ser servido como prato principal ou como acompanhamento. Espero que gostem!

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Menu semanal #131

No Outono, começam a apetecer comidas de conforto, feitas no forno ou no tacho. No menu desta semana, têm várias sugestões reconfortantes, para esta esta época do ano. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #130.