terça-feira, 20 de setembro de 2016

Carne à Bolonhesa


Há receitas que faço muitas vezes e por um ou outro motivo ainda não tinha publicado aqui no blogue. Agora com o regresso à escola das crianças e ao trabalho dos adultos, partilho convosco uma receita de carne à Bolonhesa.

Sempre que faço carne à Bolonhesa faço em quantidade suficiente para fazer uma refeição e congelar em caixas o que sobrar. Se há receita prática para congelar em doses e depois ir usando nas refeições da semana, para a família, é esta.

Preparem uma boa quantidade de carne. Coloquem em caixas. Marquem em cada caixa a data de confecção, usando uma etiqueta. Congelem. A carne à bolonhesa tem mil e uma aplicações. Podem servi-la com esparguete ou outra massa que gostem, cá em casa gostamos de servi-la com couve-flor ou outros legumes cozidos em substituição dos hidratos de carbono. Podem usá-la em lasanhas, em cannelloni, numa pizza, num empadão, numa moussaka, em tartes ou pastéis, em tortilhas, usar para rechear curgetes, beringelas ou outros legumes, servir em tacos ou tortilhas, vol-au-vents, entre muitas outras aplicações. Ter a carne à Bolonhesa pronta é uma ajuda fabulosa para preparar as refeições da semana rapidamente. E claro, toda a gente vai adorar!


Carne à Bolonhesa

Ingredientes:
800 g de carne de vaca picada
70 ml de azeite
80 g de bacon
1500 g de tomate maduro
1 cebola
3 dentes de alho
1 cenoura
1 talo de aipo
100 ml de vinho branco
30 folhas de manjericão
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Escaldar o tomate e retirar-lhes a pele e as sementes. Reservar.

2. Picar o bacon, a cebola, os dentes de alho, a cenoura e o aipo.

3. Levar o azeite ao lume com o bacon e deixar frigir um pouco. Adicionar a cebola, o alho, a cenoura e o aipo e deixar cozinhar um pouco mexendo.

4. Juntar a carne e deixar cozinhar, mexendo, até perder a cor de sangue.

5. Regar com o vinho branco. Adicionar o tomate picado e as folhas de manjericão. Temperar com sal e pimenta.

6. Deixar cozinhar durante 40 a 45 minutos em lume branco, mexendo de vez em quando até o molho ter apurado.


Caso queiram aumentar a quantidade e diminuir o consumo de carne, juntem soja granulada, previamente demolhada, e cozinhem com a carne. A substituição parcial da carne pela soja, torna esta receita mais económica.

6 comentários :

Maria disse...

Pois é .....por acaso é uma boa sugestão (... e não são todas? Claro que sim!) tenho alguma preguiça, faço apenas para uma vez....por vezes para aproveitar uns hambúrgueres ou almôndegas ou "resto de carne".
Obrigado

Unknown disse...

É uma boa sugestão.... vou fazer logo logo, obrigado.

https://jeitosa.wordpress.com/

Tânia Tiago disse...

Realmente é bastante rentável a carne à bolonhesa. Uma refeição prática e económica.
Beijinhos

Bimby & Sabores da vida

Beauty Follower disse...

Kids fave pasta sauce ;)

http://beautyfollower.blogspot.gr/

Unknown disse...

Muito parecida com a minha receita. Um cozinheiro italiano disse-me que se deve fazer com vinho tinto. Exprimente e verá. Beijinho

Lita disse...

Boas Festas,Feliz Ano Novo. Beijinhos😘🎅