terça-feira, 12 de novembro de 2019

Bacalhau com amêijoas e grão-de-bico


Nos últimos dias, tenho andado de um lado para o outro. Na passada sexta-feira fui para a Praia da Vitória, na Ilha Terceira, para participar no festival literário Outono Vivo. Para além de uma entrevista para o programa Atlântida, apresentado por Sidónio Bettencourt, tive ainda a possibilidade de falar do livro Petiscos do Rio e do Mar, feito em co-autoria com Virgílio Nogueiro Gomes. Regressei no domingo à noite, mas antes, deliciei-me com o bom tempo e com muitas das coisas boas que a Ilha Terceira nos tem para oferecer.

Na segunda-feira, rumei para o Porto. Voltei ao programa Praça da Alegria para confeccionar um perfumado caril de peru com abóbora e lentilhas vermelhas. Viram? É um prato de conforto para esta altura do ano.

Ao regressar, ontem, a casa, decidi preparar uma receita que se faz, num abrir e fechar de olhos. Sempre que posso gosto de ter pré-preparações já feitas ou comida no congelador à espera de dias em que não tenha tempo para estar na cozinha. Para além disso, gosto de ter, também, alguns ingredientes que me permitam preparar uma refeição rapidamente. Todos os anos faço molho de tomate e congelo em doses. Gosto de demolhar e congelar bacalhau. Gosto de ter algumas embalagens de produtos congelados que considero práticos no momento de cozinhar, principalmente nos dias em que temos pouco tempo, como ervilhas, couves de Bruxelas, milho, salmão, amêijoas ou bacalhau desfiado fresco.

As nossas cozinhas reflectem a nossa vida. Há dias, em que queremos que a comida chegue à mesa com um estalar de dedos. Se tivermos preparados, conseguimos!


Bacalhau com amêijoas e grão-de-bico

Ingredientes para 4 pessoas:
400 g de bacalhau desfiado fresco
450 g de amêijoas
300 g de grão-de-bico
600 g de molho de tomate
Sal e pimenta-preta q.b.
Salsa picada para polvilhar


1. Levar o molho de tomate ao lume, num tacho.

2. Adicionar as amêijoas, o bacalhau e o grão. Temperar com uma pitada de pimenta.Tapar o tacho.

3. Assim que as amêijoas estiverem abertas, se necessário rectificar o sal. Deixar apurar um pouco.

4. Servir polvilhado com salsa picada.


Podem servir este prato com fatias de pão torrado. O bacalhau desfiado fresco foi previamente descongelado. As amêijoas que utilizei eram congeladas.

1 comentário :

Anjo-de-Mel disse...

Hmm, que ar delicioso! Para fazer em breve cá em casa :) Bjinhos.