sexta-feira, 15 de novembro de 2019

O workshop Natal com Activa Vita D, em Lisboa, foi assim


A Activa Vita D é levedura de padeiro seca, enriquecida com vitamina D, isenta de glúten. Esta vitamina, essencial à saúde humana, é sintetizada pelo nosso corpo depois da exposição solar directa. Mesmo vivendo num país com muitos dias de sol, não nos expomos assim tanto à luz solar, ao longo do ano, como seria de esperar. Em casa, podemos usar a Activa Vita D nas nossas massas. Esta levedura tem sabor neutro.

As massas lêvedas são sempre um desafio. Mas quando as compreendemos, começa a acontecer magia. Conseguirmos colocar pão feito por nós na mesa, para a família, é um acto de amor, de partilha. No passado dia 2 de Novembro, dia em que se comemora o Dia Internacional da Vitamina D, teve lugar o workshop Natal com Activa Vita D, cá em Lisboa.

Aos poucos começamos a preparar o Natal. As massas lêvedas costumam fazer parte desta quadra festiva e neste delicioso workshop procurámos preparar várias receitas a pensar nos dias de festa que se avizinham. Preparámos massas doces e salgadas.


Durante cerca de quatro horas, preparámos tanta coisa boa! Começámos por fazer mini bolos-rei. Estes bolos podem ser uma opção para colocar na mesa de Natal ou para oferecer. Dentro de uma embalagem bonita tornam-se um presente tão especial.

Fizemos bolo rainha, que é também uma boa escolha para colocar na mesa de Natal. Preparámos um bolo coroa de Natal e uma coroa recheada com creme de avelãs. Ficaram lindas!

Mas a mesa de Natal não vive, só, de doces. Preparámos duas massas lêvedas salgadas que podem ser servidas como entrada na quadra que se avizinha. Preparámos pão com queijo, mais precisamente, bolinhas de pão com tomilho e alecrim com um queijo Camembert no centro. Para além de surpreender, fica tão bom!


Uma das estrelas deste workshop foi um magnífico bolo-rei salgado. Para além de ser uma verdadeira tentação, fica lindo e muito saboroso.

No final do workshop, degustámos tudo o que foi preparado entre muitas conversas e boa disposição. Estes momentos de convívio são uma forma de construirmos memórias.

Um muito obrigada a todos os que participaram neste evento. Um agradecimento especial à Lallemand e à Activa Vita D por nos terem proporcionado esta experiência única!

3 comentários :

ARocha disse...

Boa noite Isabel.

Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho. Pode dizer-nos onde se encontra à venda o fermento Activa Vita D ?
Obrigado,
Álvaro Rocha

Laranjinha disse...

Olá Álvaro,
encontra-se à venda em alguns supermercados e grandes superfícies.

ARocha disse...

Olá Isabel.
Como procurei no Continente e no Pingo Doce e não encontrei, supus que se vendia em locais "especiais". De qualquer modo obrigado, vou continuar a procura.
Álvaro