quinta-feira, 28 de março de 2024

Folar de Páscoa com doce de maçã

Vamos preparar a Páscoa!

Na Páscoa, a tradição pede folares. Todos os anos, gosto de fazer folares, para colocar na mesa de Páscoa e para incluir nas lembranças que ofereço à família e aos amigos, nesta quadra festiva. Este ano, a escolha recaiu num folar doce.

Desenvolvi esta receita, a convite da Fermipan. Fermipan é um fermento seco instantâneo, ideal para a confecção de todos os tipos de pães e massas panificáveis. É daqueles ingredientes que tenho, sempre, em casa e, que uso imenso na preparação das minhas massas lêvedas. Dá sempre jeito ter uma embalagem de Fermipan na despensa!

Para vos ajudar a preparar a Páscoa, deixo-vos, hoje, a receita deste tentador folar com doce de maçã.

quarta-feira, 27 de março de 2024

Cabrito assado no forno

Vamos preparar a Páscoa!

Se há prato que me faz lembrar a Páscoa, é cabrito assado no forno. Adoro! Em casa dos meus pais, durante anos, houve cabrito à mesa para celebrar a Páscoa. Talvez por isso e pelas memórias boas que associo a esta quadra, que gosto de preparar uma receita de cabrito no forno, por esta altura do ano. Já tinha partilhado, convosco, esta receita de cabrito assado. Deixo-vos, hoje, mais uma. Espero que gostem!

terça-feira, 26 de março de 2024

Bolo sandwich com ovo e salmão

Vamos preparar a Páscoa!

A Páscoa está, quase, a chegar. De uma maneira geral, penso que sabemos o que fazer para o almoço e para as sobremesas de Domingo de Páscoa ou, pelo menos, temos logo uma ideia. Muitos, optam pelo cabrito, pelo borrego e há, quem goste de fazer cozido à Portuguesa para a família, neste dia. As sobremesas passam pelo pão-de-ló, leite creme, doce de ovos, arroz-doce, bolo ninho e os tradicionais folares. E as entradas?

As entradas, cá em casa, costumam passar por uma tábua de queijos e enchidos, mas este ano, resolvi fazer um bolo sandwich. Bolo sandwich?

O bolo sandwich é feito com pão, em que se alternam camadas de pão com diferentes recheios. No fundo, é pão recheado como uma sandes, mas com a aparência de um bolo. Fica muito fresco e faz um brilharete, quando chega à mesa. Fica muito bonito.

O pão que usei, na receita que partilho, hoje, foi um pão regional. O mais usual para este tipo de bolos, é o pão de forma, que até já se vende aparado, sem a côdea e cortado em fatias. Este tipo de pão, deixa o bolo muito leve, torna-se fácil de cortar no final, e em termos de montagem, é só juntar e sobrepor as fatias. Optei pelo pão rústico porque queria um pão mais saboroso e queria que ficasse redondo e não rectangular, que é a forma que o outro pão permite imediatamente. Depois disto, experimentem e escolham o tipo de pão que mais vos agradar e que seja mais prático! Agora, deixo-vos a receita!

segunda-feira, 25 de março de 2024

Menu semanal #204

Mais uma semana que começa e, mais uma vez, voltamos às nossas rotinas. E uma das coisas que faço, é organizar as refeições da semana. As refeições organizadas e pré-preparadas ajudam-nos a comer de forma mais equilibrada, a rentabilizar os nossos ingredientes e a passar a semana com muito menos stress!

Começamos a contar os dias para a chegada da Páscoa. Por aqui, este ano, o almoço de Páscoa será em minha casa. Depois, mostro-vos o que irei preparar. Mas entretanto, e para quem procura ideias e sugestões para as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu, cheio de sugestões práticas e deliciosas, a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #203.

sexta-feira, 22 de março de 2024

Salada de laranja com mozzarella

A Primavera chegou! Acho esta estação do ano tão bonita. Os campos enchem-se de verde. Aparecem as papoilas e as flores mostram-nos o seu sorriso feliz. A Primavera muda-nos a disposição. Os dias cheios de luz trazem uma outra energia que apela à renovação, à mudança.

Para receber a Primavera, cá em casa, ontem fiz uma salada. Uma salada rápida, colorida, com as laranjas do quintal, que nos continuam a chegar com ambundância. Juntei frescura, cor e o resultado foi uma refeição que nos soube muito bem!

quarta-feira, 20 de março de 2024

Entrecosto assado na air fryer

Tudo que nos facilite a vida, na cozinha, é sempre muito bem-vindo. Um dos equipamentos que me ajuda e facilita muito a vida é a air fryer. Quando falamos em air fryer, pensa-se logo numa fritadeira, em que quase não é necessário usar gordura e que cozinha tudo de forma mais rápida. Mas para mim, mais do que uma fritadeira, a air fryer é um forno. É um forno onde podemos fazer mil e uma coisas, de forma rápida e prática. Uma das últimas receitas que fiz, foi entrecosto assado. E que bem que ficou!

segunda-feira, 18 de março de 2024

Menu semanal #203

Quando conseguimos pré-preparar e organizar as refeições da semana, temos muito menos preocupações sobre o que fazer para o jantar. Quando temos as refeições organizadas, conseguimos, também, variar aquilo que colocamos nas marmitas para comer no trabalho. Quando temos as refeições pensadas, temos a vida facilitada. Para vos ajudar, deixo-vos mais um menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #202.

sexta-feira, 15 de março de 2024

Ovos cor-de-rosa recheados com abacate

Vamos preparar a Páscoa!

A Páscoa é, a par do Natal, uma das minhas épocas preferidas do ano. Adoro a possibilidade de juntarmos a família, à volta da mesa, de presentearmos aqueles de quem gostamos com um ou outro miminho.

Um dos ingredientes, símbolos da Páscoa, é o ovo. E para a mesa de Páscoa, para servir como entrada, deixo-vos a receita de uns aptecíveis ovos cor-de-rosa recheados com abacate. Ao serem, previamente, mergulhados numa solução de beterraba, deixa-os simplesmente lindos. Experimentem!

quinta-feira, 14 de março de 2024

Salada de beterraba com laranja e queijo feta

Há combinações clássicas que fazem sempre sucesso. Uma dessas combinações, é a da laranja com beterraba. Adoro, seja em sumos ou em saladas. A laranja e a beterraba parece que nasceram para ficarem juntas, pelo menos no prato!

Nestes dias, que a chuva tem dado tréguas, as saladas começam a saber muito bem. Para dar destino a beterrabas que tinha cozidas e a algumas laranjas que trouxe do quintal, resolvi fazer uma salada. Que bem que nos soube!

Esta salada pode ser servida como prato principal ou como acompanhamento, por exemplo, de carne grelhada. Espero que gostem e que experimentem!

segunda-feira, 11 de março de 2024

Menu semanal #202

Tudo aquilo que nos facilite a vida, na cozinha, é sempre muito bem-vindo. E, para vos facilitar a organização e a preparação das refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de receitas práticas, a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #201.

sexta-feira, 8 de março de 2024

Arroz no forno com frango e chouriço

Gosto de experimentar receitas de uma panela só. São práticas, descomplicadas e de uma maneira geral, fazem sempre sucesso. Há uns tempos, em experiências para um workshop decidi experimentar uma receita de arroz no forno com frango e chouriço que tinha visto. Uma combinação vencedora e que me parecia muito boa. Fiz algumas alterações e o resultado agradou e muito cá em casa. Experimentem!

segunda-feira, 4 de março de 2024

Menu semanal #201

Para vos ajudar a planear e a preparar as refeições da semana, deixo-vos mais um delicioso menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #200.

sexta-feira, 1 de março de 2024

Torradas na air fryer

Adoro torradas. Ao pequeno-almoço, costumo servi-las com abacate e ovos. Tão bom! E torradas para o lanche? - Irresistível! Pão torrado barrado com manteiga de amendoim e servido com fruta - banana, por exemplo, ou barrado com húmus e polvilhado com pedaços de queijo, é qualquer coisa de muito especial.

Pão torrado vai bem com quase tudo! E a clássica torrada com manteiga nunca sai de moda. Quem inventou esta combinação de pão e manteiga mereceu, certamente, o caminho direto para o céu.

E para fazer torradas, na maioria das vezes, utilizamos uma torradeira. E quem não tem? Quem não tem pode fazer no forno ou na air fryer.

Sabem que uso imenso o forno, mas por vezes, para fazer pequenas quantidades, opto pela air fryer (que para mim é mais forno do que fritadeira!) e torna-se muito prática. Para quem não tem torradeira, deixo-vos a sugestão de fazerem torradas na air fryer. Vão ficar fãs. Experimentem!