quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Panna cotta de morango


Morango, um fruto muito apetecível

Perfumados, cheios de sabor, os morangos são uma das frutas mais apetecíveis, devido aos seus aromas complexos e pelas suas características sensuais.

Tantas são as formas que encontramos para apreciar esta fruta. Tornam-se irresistíveis saboreados ao natural, num sumo fresco, num gelado em que se notam os pedaços da fruta, numa tarte húmida, num bolo denso ou até numa salada salgada, em que os aromas doces do morango são enaltecidos pelos restantes ingredientes numa complexidade de sabores. Mas as combinações que nos transportam para boas recordações à mesa são por certo doces. Morangos, carnudos, cortados em fatias, polvilhados com um pouco de açúcar ou mel e umas folhas de hortelã a perfumar. Assim que começam a libertar os seus aromas para um molho doce e suculento, são de comer e chorar por mais. Isto para não falar dos clássicos morangos frescos servidos em taça de pé alto com natas batidas ou os irresistíveis morangos mergulhados em chocolate derretido, que nos ajudam a esquecer todas as agruras de um dia de trabalho.

O morango é um fruto muito versátil e que permite múltiplas combinações harmoniosas. Partilha aromas e sabores com as maçãs, as peras e o ananás. Gosta dos aromas sedutores da baunilha, da canela e do anis. Combina bem com a frescura da hortelã e do tomilho. Ganha elegância quando misturado com o chocolate branco, o coco ou os frutos secos como as amêndoas e as avelãs. É frequentemente acompanhado pelo ruibarbo que contém um delicioso aroma floral, com suculentas notas frescas e ligeiramente ácidas que combinam com este fruto vermelho.

Partilha com o tomate muitos compostos de sabor. O tomate contém o que é conhecido como a furanona do morango, encontrada em outras frutas como as framboesas ou o ananás. Podem até ser substituídos um pelo outro em alguns pratos ou saladas. Experimentem combiná-los, por exemplo, quando o tomate chega maduro e doce usá-lo numa salada com morangos frescos cortados ao meio, abacate, umas tiras finas de presunto de porco preto alentejano ou umas fatias de queijo mozzarella fresco. Temperem com um pouco de flor-de-sal, um bom azeite e um fio de vinagre balsâmico para contrabalançar a acidez. É absolutamente do outro mundo!

Escrevi este texto e preparei a receita de panna cotta de morango para a revista Comer de Maio/Junho de 2015.


Panna cotta de morango

Ingredientes para 6 pessoas:
200 ml de natas com 35% de gordura
200 ml de leite de coco
85 g de açúcar
5 g de folhas de gelatina
300 g de morangos


1. Triturar os morangos com a varinha mágica. Coar.

2. Colocar as folhas de gelatina numa taça com água.

3. Num tacho misture as natas com o leite de coco, o açúcar e o sumo de morango. Levar ao lume, mexendo, até começar a fervilhar.
4. Retirar do lume e adicionar as folhas de gelatina demolhadas e bem escorridas. Mexer muito bem com uma vara de arames.

5. Distribuir o preparado por seis copos e levar ao frigorífico durante 4 horas ou de um dia para o outro.


Esta panna cotta depois de fotografada seguiu para uma festa em casa da minha cunhada Cristina. Toda a gente adorou. Era ver quem agarrava o último boião!

6 comentários :

cozinha100segredos disse...

Tão bonitas! Adorei!

Laranjinha disse...

Cozinha100segredos,
obrigada. :)
E ficam tão boas. Frescas sabem mesmo bem.
Um beijinho.

Unknown disse...

Adoro morangos. Ficam bem com qualquer coisa.
https://deliciasdomomento.wordpress.com/

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Humm são tão bons esses "pudins".
Eu faço uns que só levam leite, iogurte, água e gelatina. Que maravilha.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/almondegas-vegetarianas-estufadas-com.html

Ana Mau disse...

Devem ter ficado super saborosos ;)

Daniel disse...

Tão giras!
Além do belíssimo aspecto devem ser deliciosas!

http://deaprendizachef.blogspot.pt