quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Hummus de grão e salsa


Agosto ainda agora começou e vai ser por certo o mês das leituras. Como sabem, ler faz parte dos meus dias. Desde que me lembro que ando sempre a ler um ou mais do que um livro ao mesmo tempo. Houve uma altura em que não gostava deste método. Começava e terminava um livro sem interrupções. Agora, não. Até porque há leituras que exigem mais atenção ou um determinado estado de espírito. Por isso, há livros que gosto de ler no Verão e outros nos dias mais frios e cinzentos. Manias de leitora! Também vos acontece?

Nestes primeiros dias de Agosto, li:
- História de um gato e de um rato que se tornaram amigos do escritor chileno, Luís Sepúlveda. Um livro que se lê de um fôlego e fala sobre a amizade de um rapaz com um gato, e do gato com um rato. Com pequenos exemplos, Sepúlveda apresenta-nos valores sobre a amizade. De como dois seres tão diferentes podem unir esforços e serem mais fortes. É um livro para pequenos leitores mas que os crescidos também vão gostar;

- À Mesa com Kafka de Mark Crick. Este livro foi uma deliciosa surpresa. Assim que comecei quis logo lê-lo todo, num enorme entusiasmo. Crick apresenta 14 receitas e 14 grandes nomes da literatura universal. Cada receita resulta num pequeno conto escrito ao estilo de um desses escritores. Temos por exemplo, ovos com estragão à la Jane Austen, fenkata à la Homero ou passarinhas desossadas e recheadas à la Marquês de Sade. É um livro de histórias com receitas ou melhor, receitas com histórias. Como adoro estes livros!

- My Berlin Kitchen de Luisa Weiss, um livro da autora do blogue The Wednesday Chef. Numa viagem autobiográfica, Luisa conta-nos como decidiu criar o seu blogue, como o seu coração andou dividido durante anos entre Berlim e os Estados Unidos. Quando reencontra Max, percebe que tem que tomar uma decisão e não vai ser fácil. Ao longo do livro e no final de cada capítulo há sempre uma receita. Quem gosta de comida, de viagens e de histórias, este é um livro que vale a pena. Eu por mim, fiquei com vontade de visitar Berlim, de ir até Torre em Itália e de fazer compota de ameixas no forno!

Agosto para além de ser o meu mês de leituras é também um mês de cozinhados com sabor a petisco. Deixo-vos, hoje, mais uma sugestão - hummus de grão e salsa - para petiscar a dois ou com uma mesa cheia de amigos e umas bebidas frescas para acompanhar as gargalhadas e os sorrisos felizes que estes momentos trazem. E quais as vossas leituras de Agosto? Alguma sugestão?


Hummus de grão e salsa

Ingredientes para 8 pessoas:
260 g de grão de bico cozido
50 ml de azeite
50 g de tahini (pasta de sementes de sésamo)
30 ml de sumo de limão
1 raminho de salsa (3 a 4 g)
1 colher de café de cominhos em pó
Sal q.b.
10 ml de azeite para servir
Paprica q.b. para servir


1. Colocar o azeite, o tahini e o sumo de limão num copo. Com a farinha mágica triturar.

2. Juntar o grão, a salsa, os cominhos e uma pitada a sal a gosto. Triturar até obter uma mistura homogénea. Se necessário rectificar os temperos.

3. Ao servir, regar com azeite e polvilhar com paprica.


Ao triturar, se preferirem uma pasta menos consistente podem juntar uma a duas colheres de sopa da água de cozer o grão.

5 comentários :

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Gosto tanto de Humus...
Ficou com um aspecto delicioso.


Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/quinze-dias-com-donal-skehan-e-duas.html

Laranjinha disse...

Clara,
este Verão tenho feito várias receitas de hummus. Cá em casa estamos fãs.
Obrigada.
Um beijinho.

Mundo da Girafa disse...

Tambem gosto muito de ler é pena os livros serem um pouco caros,
Adorei a historia de um gato e de um rato que se tornaram amigos e já passei o livro para a minha filha ler tambem.
Atualmente estou a ler "A vida secreta dos intestinos de Giulia Enders da Lua de Papel", tem uma leitura muito facil e bastante divertida e interessante em relação aos nossos intestinos.
Continuaçao de boas leituras e receitas
http://mundodagirafa.blogspot.pt/

Felicidades Isabel.

Laranjinha disse...

Mundo da Girafa,
eu adoro livros. É verdade, nem sempre podemos comprar. Mas eu troco e partilho com algumas amigas quando sei que têm algum livro que eu gostava de ler.
A Vida secreta dos intestinos, entrentanto, curiosa, fui ler a sinopse e parece muito interessante. A ler! Obrigada.
Um beijinho.

Cristina disse...

Olá Laranjinha
Só hoje cheguei a esta receita. Já tinha encontrado uma semelhante e a minha dificuldade é em encontrar o tahini, que parece ser imprescindível. Sabe onde posso comprar?
Entretanto nestas férias adorei ler "Dispara, eu já estou morto" da Júlia Navarro - gostei muito por permitir conhecer, em parte, as origens do conflito israelo-palestiniano.