Há coisas que nos vamos habituando a integrar nos nossos hábitos alimentares. Para mim, as almôndegas, ou melhor, a carne picada, foram uma dessas coisas. Cresci numa família com negócios ligados à criação de animais e venda de carne. À mesa, em casa dos meus pais não havia o hábito da carne picada. Comia-se mais rapidamente umas costeletas de porco guisadas com cebola e tomate, rojões, uma sopa com ossos do espinhaço tomados do sal, cabeças de borrego assadas no forno com as mioleiras, costeletas de borrego na frigideira com bastante alho, um bife ou uma costeleta de vitela grelhada na brasa do que pensar em usar carne picada. Não tinha a ver com o ingrediente em si mas com a forma de o usar.
Cá em casa o Ricardo adora pratos com carne picada, e um deles é o de almôndegas. Por isso a pouco e pouco fui-me habituando a usar e a valorizar este tipo de pratos. O último que preparei e que desapareceu num instante foi o destas almôndegas com curgete que cozinhei com o molho de tomate assado. Ficaram tão boas! Nem vos digo quem comeu as três últimas que sobraram ao pequeno-almoço, não é, Ricardo?!
Almôndegas de carne com curgete
Ingredientes para 30 almôndegas:
250 g de carne de porco picada
250 g de carne de vaca picada
3 dentes de alho
150 g de curgete com a casca
1 ½ colher de sopa de pão ralado
1 ovo médio
1 raminho de salsa
30 ml de azeite
Sal e pimenta-preta q.b.
850 ml de molho de tomate assado com manjericão
1. Numa taça colocar as carnes, os dentes de alho picados, a curgete ralada com a casca, o pão ralado, 10 g de salsa picada e o ovo. Temperar com sal e pimenta a gosto. Mexer de modo a envolver bem todos os ingredientes.
2. Moldar as almôndegas. Colocá-las num prato. Tapar com película aderente e levar ao frigorífico durante 30 minutos.
3. Colocar 30ml de azeite numa frigideira antiaderente. Assim que estiver quente, colocar as almôndegas e deixar alourar. Virar e deixar alourar. Retirar as almôndegas para um prato.
4. Levar o molho de tomate ao lume. Adicionar as almôndegas e os sucos que entretanto tenham libertado. Deixar cozinhar em lume brando durante aproximadamente oito a dez minutos. Antes de retirar, verificar a cozedura das almôndegas.
5. Servir polvilhado com salsa picada.
As almôndegas cá em casa costumam ser servidas com esparguete cozido ou com puré de batata e uma salada generosa de verdes.
12 comentários :
É uma boa ideia juntar a courgete nas almôndegas! Beijinhos
Yummy meat balls!!!!
Have a great start of the week :)
http://beautyfollower.blogspot.gr
Cozinha100segredos,
é uma forma de comermos mais legumes. Fica muito bom.
Um beijinho.
Beauty Follower,
Thank you.
Have a great week.
Amiga, ao pequeno almoço, eu li bem? :)
Então é porque estavam deliciosas certamente,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Mary,
sim, leste bem, ao pequeno-almoço.
Acredita que há dias em que é sopa! :)
Um beijinho.
Não sou muito apreciador de almôndegas, e a courgette só na sopa :D
Hélder,
em relação às almôndegas como refiro no texto, foi uma aprendizagem e por isso compreendo. Mas a curgete, adoro. Permita-me esta pequena provocação, bolo de curgete e nozes. Muito bom.
Já me parece bem melhor :)
Boa ideia!
Encontrei esta receita pois tenho uma curgete a precisar ser usada e hoje vou fazer almôndegas, queria ver se alguém já tinha experimentado :) Estou a ver que sim, vou utilizar hoje.
Obrigada pelas partilhas!
Experimentei,muito bom.
Obrigada pela partilha.
Enviar um comentário