sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Filetes forno com ervas aromáticas e cuscuz de legumes salteados


A interrupção lectiva do Carnaval, leva a que muitas famílias aproveitem e passem uns dias fora, de férias. O regresso às rotinas exige, sempre, organização e quando nos questionamos sobre o que fazer para o jantar, a resposta que damos, normalmente, a nós próprios, é algo que seja rápido, saboroso e que a família goste. Para estes momentos, é bom termos alguns congelados, prontos a colocar no forno.

Quando a Pescanova me desafiou a preparar uma receita com os seus filetes de forno, pensei logo nestes momentos em que chegamos a casa e queremos colocar o jantar na mesa, sem grandes preocupações.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Creme de couve-flor com alho-francês


Ou Isto ou Aquilo

« Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão ,
Quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e não guardo o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
»

Cecília Meireles


Mudar de vida é uma escolha. Todos os dias fazemos escolhas, sejam elas simples ou complexas. Desde que acordamos até ao deitar, a nossa vida é feita de escolhas. Tomamos café ou leite no pequeno-almoço, saímos para o trabalho com os ténis novos ou levamos os sapatos de sempre. Ao almoço optamos pela salada ou pelo prato tradicional de que já temos saudades, convidamos os amigos para jantar na sexta-feira ou vamos sair ... Na espuma dos dias, não temos outra opção, senão exercer o nosso livre arbítrio e escolher entre isto ou aquilo, como refere o poema de Cecília Meireles.

Escolher é optar. E isso implica sempre uma de várias possibilidades. E este é que é o grande desafio. Ao escolhermos uma coisa, largamos a possibilidade de termos outras. Associado à escolha está o medo do arrependimento. O tormento da dúvida, sobre se fizemos bem ou mal. Nos momentos de escolha, há sempre um "e se ...".

Talvez não haja escolha sem sacrifício. A escolha exige um processo de transformação, pessoal, interior, que passa por diferentes fases. Escolher ajuda a dar sentido à vida, traz dinâmica, promove o nosso potencial criativo. É importante não ter medo de escolher.

Como podemos fazer escolhas que nos tornem felizes? A resposta está em nós. Nos nossos valores, nos princípios que orientam a nossa vida, nas nossas escolhas e necessidades. Mudar de vida implica querer, comprometer-se, escolher um caminho.

Escolher mudar é sempre uma opção nossa, até nas coisas mais simples. Cá em casa, as mudanças fazem-se, também, à volta da mesa, na escolha do modo como decidimos comer. Uma dessas mudanças, é que passei a ter sempre sopa feita para as refeições da semana.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Granola de chocolate


Fevereiro está, quase, a chegar ao fim. Confesso, que a chegada de Março, é sempre revestida de mudança. É, neste mês, que passamos do Inverno para a Primavera, uma das épocas, para mim, mais bonitas do ano. A mudança do tempo, também, provoca mudanças em nós.

Mas antes de olhar em frente, de vez em quando, gosto de fazer balanços, de rever o que fiz de acordo com alguns dos meus objectivos. Decidir fazer coisas, traçar pequenas metas pessoais, é uma forma de darmos colorido à nossa vida. São um modo de estar na vida, de encontrarmos um caminho de forma a aproveitarmos, da melhor maneira, o nosso tempo. Ou, pelo menos, pensarmos que o fazemos.

Este ano decidi fazer uma lista de 12 livros que quero ler. Neste momento, estou quase a acabar o O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald. Entretanto já li: O Meu Nome é Alice de Lisa Genova - um livro que não nos deixa indiferentes sobre uma doença assustadora; A Lista que Mudou a Minha Vida de Olivia Beirne - gostei tanto que decidi fazer também a minha lista; A Mística do Instante de José Tolentino Mendonça - um autor que me inspira e a que volto muitas vezes; É Isto que Eu Faço - Uma Vida de Amor e Guerra de Lynsey Addario - para mim este livro é uma lição de vida; Viver para Contá-la de Gabriel Garcia Marquez, um livro para quem quer saber um pouco mais sobre a vida deste grande autor. Gosto tanto de ler. Os livros ajudam-me a viajar, a aprender, a sonhar. Sempre que acabo um livro, acrescento mais títulos à lista de livros que quero ler.

Em termos de pequenas coisas que gostaria de fazer durante este ano, já consegui ir aprender a fazer os diferentes tipos de massa folhada e queijo fresco. Beber dois litros de água por dia, confesso que estou a tentar. Há dias, em que me disciplino e corre bem, há outros, que quando dou por mim, lá tenho que beber mais água. Um destes dias quero partilhar convosco algumas ideias sobre a importância da hidratação. Mas o importante é não perder o foco e irmos tentando.

Das coisas que continuo a valorizar, no meu dia-a-dia, são os pequenos-almoços, de preferência coloridos e felizes. E para quem gosta de ir variando a primeira refeição do dia como eu, deixo-vos a receita de granola que fiz nas pré-preparações desta semana. Com chocolate, fica tão boa!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Lentilhas estufadas com cogumelos


Será que podemos escolher o modo como queremos viver?

Mudei de vida aos 41 anos, porque achei que queria um caminho diferente, tinha uma necessidade urgente de mudar a minha maneira de viver. Curiosamente, cruzo-me com muitas pessoas que também sentem vontade de mudar mas não sabem que caminho seguir. Mudar de vida é um processo, que exige resiliência e, muitas vezes, o apoio da família.

Mesmo que estejamos sempre com ar bem disposto, a verdade é que todos passamos, na nossa vida, por dificuldades, desafios, provações. O que nos distingue, é a nossa atitude, é o modo como decidimos encarar as coisas menos boas que nos acontecem. Perante as dificuldades, temos sempre duas opções: queixarmo-nos, por isto, por aquilo, por tudo. Ou aceitarmos ser resilientes e tentamos dar a volta ao que nos acontece. Quando leccionava, perguntava muitas vezes aos meus alunos: - "para que servem os muros?" E a resposta que esperava ouvir era: "- Servem para nós os superarmos."

Quando optamos por nos vitimizar, por reclamar de tudo, acabamos por dar vida aos nossos problemas. Uma pedra no sapato, pode transformar-se num pedregulho no nosso caminho. Gastamos energia de forma desnecessária, preocupamo-nos demais, fazemos filmes ou longas metragens na nossa cabeça, perdemos tempo. Não conseguimos distinguir o essencial do acessório. Por vezes, basta parar, inspirar, pensar de forma clara e seguir em frente. Perdermos tempo com coisas inúteis, que não nos levam a lado nenhum não é benéfico.

O importante, é que na nossa vida consigamos escolher, sempre, o que achamos que seja o melhor para nós. As escolhas não são fáceis. Entre um parar e andar, entre um sim e um não, optar sempre por aquilo que nos traga paz, tranquilidade de espírito, bem estar. Estarmos bem connosco e com os outros é um bem tão precioso.

Se podemos escolher o modo como queremos viver? - Claro que sim! Somos o resultado de escolhas.

Todos os dias fazemos escolhas. Sejam sobre o modo como queremos viver, seja sobre o que iremos vestir ou comer. Em termos de alimentação, procuro incluir, cada vez mais, legumes nas minhas refeições. Tento até fazer, pelo menos, uma refeição sem carne e sem peixe, cá em casa, durante a semana. Um dos últimos pratos que fiz foi lentilhas estufadas com cogumelos. Fica tão bom! As escolhas que fazemos em termos de alimentação também reflectem o modo como decidimos viver.

Boa semana e bom Carnaval!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Rolinhos de beringela no forno com queijo e molho de tomate


O molho de tomate é um daqueles ingredientes que não deveria faltar nas nossas cozinhas. Para além de tornar tudo mais saboroso, ajuda-nos a preparar pratos para a família, de forma rápida.

O molho de tomate é o ponto de partida para muitos pratos. Podemos usá-lo nas pizzas, em massas, em pratos de carne ou de peixe.

Costumo fazer molho de tomate no Verão, quando tenho tomate da horta, em abundância. Mas, durante o resto do ano, acabo sempre por comprar já pronto. Por um lado, torna-se muito prático, e por outro, a verdade, é que para fazermos molho de tomate bom, é fundamental termos tomate maduro, saboroso, o que não acontece durante o resto do ano. Por isso, comprar já pronto tornou-se, para mim, a melhor solução.

Quando a Guloso me desafiou a preparar uma receita com um dos seus molhos de tomate, escolhi o molho Q.B. Original, um molho perfeito para massas e que resulta bem para usarmos em recheios, ou como base para muitos dos nossos pratos. Basta aquecer e está pronto a usar. Adoro molho de tomate! Uso-o bastante em muitas das receitas que faço, cá em casa, como a que partilho, hoje, convosco.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Como conservar ervas aromáticas, em azeite, no congelador?


As ervas aromáticas tornam tudo mais saboroso, seja uma sopa, uma massa, um prato de forno, uns ovos mexidos ou até uma salada. O ideal seria termos uma horta e irmos usando à medida que precisamos. Mas, para quem vive num apartamento, nem sempre é possível, apesar de, cá em casa, ter uma pequena horta.

Como podemos ter o sabor das ervas frescas, no dia-a-dia, nos nossos pratos? Como podemos dar destino a algumas ervas que comprámos e sabemos que não vamos utilizar em tempo útil?

Uma das soluções, poderá passar por conservar as ervas aromáticas em azeite, no congelador. Mas como o podemos fazer?

1. Preparar as ervas
O primeiro passo, é lavar as nossas ervas aromáticas, independentemente de onde quer que tenham vindo. Depois de bem lavadas, secar com papel absorvente.


2. Como conservar as ervas aromáticas em azeite
Para este processo iremos precisar de cuvetes de gelo. Escolham, de preferência, formas de gelo com tampa.
  1. Picar as ervas aromáticas, depois de lavadas e secas. Caso queiram, dependendo da escolha das ervas, poderão deixar pedaços inteiros, como as folhas ou pequenos raminhos;
  2. Preencher cerca de 2/3 de cada forma de cubo de gelo com as ervas;
  3. Regar com azeite até encher cada um dos cubos da cuvete. Em vez do azeite, podem optar por água, manteiga sem sal derretida ou óleo de coco;
  4. Tapar. Levar ao congelador.

Depois de congelado, poderemos manter os cubos nas cuvetes. Ou, caso prefiram, podem retirar os cubos de ervas congelados em azeite para um saco de plástico, com fecho hermético ou, para uma caixa. Depois é ir usando.

Consumir as ervas aromáticas congeladas em azeite no prazo de 3 meses.


3. Como escolher as ervas aromáticas
Há ervas aromáticas que resultam melhor congeladas do que outras. Por exemplo, a hortelã e o manjericão, famosas pelo seu aroma e sabor, usadas normalmente frescas, podem ser congeladas, mas por serem ervas que exigem frescura, não são as mais indicadas.

Cebolinho, salsa, coentros, apesar de serem muitas vezes usadas frescas, podem ser conservadas assim, em azeite.

O tomilho, o alecrim e a sálvia, que usamos tantas vezes em assados, estufados ou em pratos de arroz, também podem ser congeladas usando este método. Como têm folhas rijas, resultam muito bem.

A escolha do azeite é também importante. Optem por azeite virgem extra. Este é um azeite de qualidade superior, possui sabor e cheiro intensos a azeitona sã, a sua acidez é igual ou inferior a 0,8% e não apresenta defeitos organolépticos.


4. Vantagens
Com este método podemos ter sempre ervas aromáticas prontas a usar nos nossos cozinhados. Podemos fazer as nossas misturas de ervas ou optar por cubos com apenas uma variedade. A escolha é nossa.

Torna-se muito prático. Podemos usar os cubos de ervas aromáticas em azeite em mil e uma receitas.

Ao preservamos as nossas ervas aromáticas estamos, também, a evitar o desperdício de alimentos nas nossas cozinhas.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Os 10 pequenos-almoços preferidos pelos leitores em 2019


Os pequenos-almoços são uma das minhas refeições preferidas. Gosto de ir variando o que como, na primeira refeição do dia. Sempre que posso, tento fazer pequenos-almoços coloridos e felizes. Por vezes, uso legumes.

Relembro que sábado, 29 de Fevereiro de 2020, das 10h30 às 13h30, irá ter lugar o workshop Pequenos-almoços Práticos e Saudáveis no Isto Faz-se, em Lisboa. Inscrições através do eMail: escola@istofaz-se.pt


Os 10 pequenos-almoços preferidos pelos leitores em 2019, foram:

  1. Waffles de espelta e batata-doce;
  2. Papas de aveia no forno com banana e morangos;
  3. Granola de coco e azeite;
  4. Waffles de batata-doce com fios de bacon;
  5. Panquecas de trigo sarraceno com beterraba;
  6. Cestinhos de fiambre com ovo no forno;
  7. Panquecas de espelta e abóbora;
  8. Panquecas de aveia com abóbora assada;
  9. Papas de aveia com banana e manteiga de amendoim;
  10. Pudim de chia.

Destes, qual o vosso preferido?

Ver também os 10 pequenos-almoços preferidos pelos leitores em: 2018.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Carne de porco com caril


Os livros, são uma paixão. Adoro ler! Procuro andar, sempre, a ler, por vezes, até leio mais do que um livro, ao mesmo tempo.

Este ano partilhei convosco uma lista de 12 livros que quero ler em 2020. Um dos primeiros que li, e que recebi como presente no Natal, foi A Lista que Mudou a Minha Vida de Olivia Beirne. Um livro delicioso, de leitura fácil e inspiradora. Confesso que gostei muito do livro. Foi uma das minhas primeiras leitura deste novo ano.

No romance, a protagonista, Georgia, vê-se desafiada pela sua irmã mais velha, Amy, a fazer um conjunto de coisas com que esta sempre sonhou fazer antes de chegar aos trinta, mas que por motivos de saúde não irá conseguir. Amy faz uma lista de dez coisas que Georgia terá de fazer num determinado período de tempo. Entre a lista de coisas, conta-se ir comer um determinado prato a um restaurante, marcar um  encontro pelo Tinder, ter aulas de salsa, fazer skydive, andar de bicicleta no parque, correr 10 kms, preparar um pão-de-ló, tomar banho no mar nua, andar de skate ... Ao longo do livro, vamos acompanhando Georgia a tentar realizar as actividades da lista de forma muito divertida e bem disposta.

Adoro listas. Talvez, por isso, me tenham oferecido o livro! Faço lista de mil e uma coisas. Gosto de andar sempre com uma agenda e/ou um bloco de notas onde possa escrever. O livro faz-nos querer ter a nossa lista. Por isso, quando o acabei de ler, comecei a escrever a minha lista de coisas que gostaria de fazer até ao final do ano.

Em 2020, ainda gostaria de:
  1. Conseguir beber 2L de água por dia, pelo menos durante 30 dias consecutivos. O desafio começa hoje!
  2. Praticar ioga;
  3. Aprender a fazer queijo;
  4. Correr 10 km na passadeira do ginásio;
  5. Participar numa corrida, tipo Marginal à Noite;
  6. Fazer um piquenique na praia;
  7. Juntar os amigos de longa data num jantar;
  8. Aprender sobre alimentação e mindfulness;
  9. Fazer de turista, por um dia, em Lisboa;
  10. Andar de bicicleta junto ao Tejo.
E vocês, também costumam fazer listas? Têm uma lista de coisas que gostariam de fazer?

Enquanto começam a escrever a vossa lista, deixo-vos uma receita de porco com caril, que para além de muito saborosa, também nos ajuda a viajar.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Compota de famboesas com sementes de chia


Os pequenos-almoços são uma refeição que adoramos, cá em casa. Gostamos de ir variando o que se come na primeira refeição do dia. Mudar a nossa alimentação é algo que se faz, aos poucos. Há uns anos atrás, ninguém me tirava uma caneca de leite com chocolate, logo de manhã, e uma fatia de pão com manteiga. Ainda hoje adoro! Mas, já não o faço todos os dias. Para mudarmos, precisamos de querer, precisamos de ter necessidade de introduzir mudanças nos nossos hábitos e nos daqueles com quem partilhamos a nossa vida.

Mudar o que se come, principalmente, ao pequeno-almoço, é um processo. Cá em casa, hoje em dia, gostamos de incluir legumes, como a batata-doce ou a curgete nos nossos pequenos-almoços. Por vezes, usamos também húmus, tomate, pepino ou abacate. Há dias, em que faço papas de aveia ou coloco na mesa pudim de chia, waffles ou panquecas. Continuamos a gostar de pão e de compotas.

Para servir nos pequenos-almoços, nos últimos tempos, passei a fazer uma compota rápida de framboesas com sementes de chia. Come-se tão bem!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Bolo de laranja para festejar os 14 anos do Cinco Quartos de Laranja


O Cinco Quartos de Laranja nasceu, oficialmente, há 14 anos atrás. Lembro-me que, na altura, andei algum tempo a pensar num projecto que me deixasse feliz, que não fosse feito como uma obrigação ou um trabalho. A inspiração veio do livro, com o mesmo nome, da conhecida autora, Joanne Harris.

Queria um projecto onde pudesse falar das coisas de que gosto. Das coisas boas da vida, de pessoas, de momentos, à volta da mesa, de livros, de viagens, etc. Sem me aperceber, acabei por fazer nascer um projecto que mudou a minha vida.

O Cinco Quartos de Laranja anda comigo para todo o lado. É um projecto de que me orgulho muito, que me tem feito crescer e aprender. Tem-me levado a sítios incríveis, tem-me feito cruzar com pessoas muito especiais!

Aos quarenta e um anos, levou-me a mudar de vida. A criar uma empresa. Quando passamos a trabalhar por conta própria, as preocupações com o nosso ordenado passam a ser outras, com todas as vantagens, ansiedades, alegrias e preocupações que isso nos traz. Mesmo nos dias, em que o céu se enche de nuvens e um turbilhão de dúvidas se aproxima em jeito de tempestade, sinto que tomei a decisão certa.

O meu coração continuar a bater de felicidade sempre que faço um workshop ou um showcooking. Nem imaginam a felicidade que tenho quando recebo as vossas mensagens ou, quando me fazem perguntas, através dos comentários do blogue. O vosso carinho, o vosso apoio, faz toda a diferença. Há dias, em que as vossas palavras me deixam com um sorriso nos lábios, enchem-me de força e vontade para continuar a dar alma e vida ao Cinco Quartos de Laranja. A todos vocês, que me ajudam a construir, diariamente, este projecto, muito obrigada!

E para festejarmos, juntos, este dia de aniversário, deixo-vos um delicioso bolo de laranja com creme de mascarpone. Aceitam uma fatia?

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Sopa de abóbora e nabiças


Aos domingos, de manhã, realiza-se uma feira perto da minha casa. Uma feira que junta vendedores de roupa, de sapatos e de bugigangas a roulotes de comida, a bancadas de frutas e legumes, a vendedores de pão regional. Onde se encontram produtos frescos da estação, assim como, leguminosas, frutos secos, ovos, garrafões de vinho ou de azeite, caracóis, e ingredientes associados à comida africana e indiana. A Feira do Relógio é uma mistura cultural. É uma festa para os sentidos e uma maravilha para quem gosta de comida.

Domingo, foi dia de ir à Feira. E uma das coisas que preparei, com alguns dos frescos que comprei, foi uma deliciosa sopa, que partilho, hoje, convosco.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

O workshop de Moamba e Sabores Africanos com Guinea's, em Lisboa, foi assim


Cozinhar em grupo é, sempre, tão especial e gratificante. No passado dia 25 de Janeiro, teve lugar, cá em Lisboa, o workshop Moamba e Sabores Africanos com Guinea's no Lisbon Cooking Academy.

O desafio deste workshop foi viajar por alguns dos sabores da cozinha Africana, e associá-los aos ingredientes que temos disponíveis numa ida ao supermercado. Cozinhámos com o óleo de palma e a moamba da Guinea's e o leite de coco Ayam.


No workshop preparámos cerca de seis receitas, todas elas, com um ou mais ingredientes da Guinea's. Confeccionámos uma deliciosa sopa de caril com espinafres, leite de coco e lentilhas vermelhas, que surpreendeu. Fizemos moamba de galinha com batata-doce e beringela, que acompanhámos com pirão. Preparámos um estufado de carne de vaca com óleo de palma e feijão frade. Para acompanhar o estufado, preparámos uns chips de banana-pão que todos os presentes adoraram. Estas receitas revelaram-se muito práticas, até para partilhar com a família, em dias de festa.

Mas, nem só de carne se fez este workshop. Preparámos, também, salmão, que foi grelhado com óleo de palma e servido com um irresistível molho de leite de coco e manga. Servimos este prato com coco ralado tostado e arroz branco. Ficou tão bom!

E como esta nossa viagem pelos sabores da cozinha Africana, com Guinea's, foi feita em jeito de refeição, no final deliciámo-nos com um tentador bolo de cenoura feito com o, muito versátil, óleo de palma e coco. Os produtos Guinea's e Ayam encontram-se, facilmente, à venda, nos supermercados.


No final, após as receitas preparadas, juntámo-nos à volta da mesa, para degustar tudo o que foi preparado. E estes momentos são tão bons! Falamos, rimos, construímos memórias.

Obrigada a todos que estiveram presentes. Um especial agradecimento à Guinea's por nos ter proporcionado uma tarde cheia de sabor.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Medalhões de pescada com crosta de aveia e molho de iogurte


Cozinhar para a família é, sempre, tão gratificante. É uma forma de cuidarmos daqueles de quem gostamos. Quando preparamos os menus para as refeições da semana, tentamos ir variando o que preparamos. Escolhemos os legumes frescos e as frutas, de preferência da estação. Vamos intercalando pratos de carne com os de peixe.

Quando se cozinha todas as semanas, para a família, passando algum tempo, parece que fazemos sempre as mesmas coisas e por isso, por vezes, é bom surpreender. Podemos pegar nos ingredientes que tanto gostamos e apresentá-los de forma diferente.

Medalhões de pescada são daqueles ingredientes que gosto de ter sempre no congelador. Por um lado, são versáteis, preparam-se de forma rápida e toda a gente adora. Quando a Pescanova me desafiou a preparar uma receita com seus os medalhões de pescada do cabo, decidi preparar uma receita para surpreender a família. Espero, que tal como eles, vocês também gostem desta receita que partilho, hoje, convosco.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Como evitar o desperdício alimentar? Organizar a despensa


Como evitar o desperdício alimentar?
As vantagens de não desperdiçarmos alimentos, na nossa cozinha, são grandes. Uma dessas vantagens é, como de uma maneira geral sabemos, conseguirmos poupar e rentabilizar o nosso dinheiro com as compras que fazemos.

Dicas para reaproveitar e poupar:

1. Planear as refeições da semana
O planeamento das refeições é um método que nos ajuda a preparar as refeições da semana, evitando estar sempre a pensar sobre o que iremos cozinhar. Planear o que iremos preparar, ajuda-nos a rentabilizar as nossas compras.

2. Cozinhar de acordo com as necessidades
Ao cozinharmos para a semana devemos ter em conta o nosso planeamento e ajustar as quantidades às nossas necessidades. Quantas refeições na semana iremos fazer em casa? Para quantos membros da família? - estas são algumas das questões que devemos colocar. Sabendo as nossas necessidades, depois é mais fácil sabermos o que precisamos de preparar.

3. Organizar a despensa
Para além do frigorífico e do congelador, a gestão da despensa é fundamental para que consigamos evitar o desperdício alimentar. Mas para uma boa gestão da despensa, é importante que esta esteja organizada.

A mim, ajuda-me ter os ingredientes em recipientes de vidro, com a respectiva indicação do seu conteúdo. Gosto de usar uma caneta e escrever nos frascos, mas caso seja mais fácil ou prático, o uso de etiquetas é também muito eficiente.

Os recipientes fechados ajudam a identificar pragas, como por exemplo as traças, e evitar que se propaguem.

Cá em casa, organizo a despensa por categorias: farinhas, cereais, leguminosas, cereais de pequeno-almoço, enlatados, arroz e massas, especiarias e condimentos, leites, sumos e águas, molhos, frutas e frutos secos. Tenho também reservado uma prateleira para óleos, azeites e vinagres.

Para além dos frascos, tenho umas caixas onde agrupo ingredientes da mesma categoria. Por exemplo, especiarias e condimentos.

Guardo os produtos de limpeza, como os detergentes, etc... num armário separado dos bens alimentares.

As cebolas, os alhos e as batatas têm cestos próprios e estão fora da despensa, protegidos da luz. Não costumo misturar as cebolas com as batatas.

Com a despensa organizada é mais fácil gerirmos o seu conteúdo. No decorrer das semanas, é fundamental fazer regularmente uma "inspecção" à despensa. Colocar os produtos com o prazo de validade mais curto à frente, bem visíveis, para serem os primeiros a ter destino.

Quando sabemos que temos produtos em fim de validade é mais fácil não desperdiçar. Rapidamente pensamos numa receita para os usarmos.

A organização da despensa também nos ajuda a saber quais os produtos que temos e quais os que iremos precisar de comprar.

Uma boa gestão dos nossos stocks é uma ajuda preciosa para evitar o desperdício alimentar.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Salada de feijão verde com batata, queijo feta e ovo


Fevereiro chegou. Trouxe-nos a esperança doce dos dias de sol, mesmo com frio. Fevereiro é um mês de folia com os festejos do Carnaval. É, também, o mês em que temos o dia do amor. Mesmo que não se ligue muito a este dia, que se ache que é muito comercial, da minha parte, confesso que acho tão bonito termos um dia para celebrar o amor!

Para mim, Fevereiro, é um mês especial. O Cinco Quartos de Laranja vai fazer 14 anos, para a semana. Como o tempo passa!

Os dias de sol trazem uma energia que nos deixam mais felizes. Dias bonitos pedem comidas coloridas. E uma das primeiras receitas de Fevereiro, que partilho convosco, é uma salada muito reconfortante.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Sopa de couve-flor assada com açafrão


As sopas são sempre bem-vindas, cá em casa, em todas as estações do ano. Faço, pelo menos, uma sopa por semana. Por vezes, faço em quantidade e congelo em doses para depois ter sopa feita nas semanas em que ando mais ocupada.

A sopa é uma excelente maneira de iniciarmos uma refeição, para além de ser uma forma deliciosa de ingerirmos legumes. A sopa deveria fazer parte das refeições de quem procura fazer uma alimentação equilibrada.

O Inverno pede sopas reconfortantes. E, nesta altura do ano, adoro assar legumes. Sopa com legumes assados fica tão boa! Já experimentaram?