O pequeno-almoço é uma das refeições a que dou muita importância. Gosto de começar o dia, a variar, o que como. Penso que conseguimos fazer, para a nossa primeira refeição do dia, propostas diferentes, fáceis e saudáveis desde que decidamos que queremos mudar a nossa alimentação. Adoro pão com manteiga e uma chávena de leite quente com chocolate ou café. Este foi o meu pequeno-almoço, durante anos. Pão com manteiga e uma bebida quente é comida de conforto, principalmente agora, no Inverno. Fiz sempre o mesmo pequeno-almoço, durante anos, porque achava que fazer sempre o mesmo era mais fácil, rápido e não me ocupava muito tempo.
Ao longo dos anos, percebi que o segredo para uma alimentação saudável é o equilíbrio e irmos variando o que se come. Tomando este princípio como um pilar, em termos de alimentação, decidi que tinha que variar as minhas refeições, começando pelo pequeno-almoço. Como sabem, agora estou na fase que para além de variarmos o que comemos, devemos também tentar incluir muitos legumes nos nossos pratos, começando pela primeira refeição do dia.
Variar o que se come, ao pequeno-almoço, exige um bocadinho de organização e muita disponibilidade para mudar. Se fizerem algumas pré-preparações, por exemplo ao domingo, e cozerem ovos, assarem batata-doce, entre outras coisas, vão ver que variar o que se come ao pequeno-almoço é um exercício delicioso. Deixo-vos, hoje, a receita de umas waffles com espelta e batata-doce. Uma sugestão para pensarem em variar os vossos pequenos-almoços.
Waffles de espelta e batata-doce
Ingredientes para 2 pessoas:
100 g de farinha de espelta
100 g de batata-doce laranja assada
25 g de açúcar de coco (ou açúcar)
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
Canela em pó q.b.
2 ovos
80 ml de leite
Ingredientes para servir:
Iogurte grego natural
Framboesas
Mirtilos
Mel q.b.
1. Triturar a batata-doce com o leite e os ovos.
2. Numa taça colocar a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Polvilhar com um pouco de canela.
3.Juntar os líquidos aos secos e mexer bem com uma vara de arames.
4. Aquecer a máquina das waffles. Adicionar cerca de 3 colheres de sopa de massa no centro da superfície inferior de cozedura, espalhar a massa com a ajuda colher.
5. Fechar a máquina de fazer waffles. Cozer cada uma durante cerca de 3 minutos ou até obter uma cor dourada. Rende cerca de 5 waffles.
6. Servir as waffles com iogurte grego natural, framboesas e mirtilos. Regar com mel.
10 comentários :
Que lindos e deliciosos waffles,...
Feliz 2019,
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Já fiz de batata-doce, mas não eram iguais. Vou copier esta receita p fazer um dia destes :P Bjinhos e bom fds.
Obrigada, Mary.
Um beijinho.
Anjo-de-Mel,
espero que gostes. É uma receita muito prática.
Um beijinho.
Eu estou na fase de deixar o pequeno almoço habitual: pão escuro com queijo, mistura de cevada, centeio, chicória e café feito em máquina de filtro. Os seus pequenos almoços são apetecíveis e tentadores, mas temo a correria da manhã não o permita. Mas vou ter que mudar, vou ter que organizar-me de modo diferente. Ando a pensar no como.
obrigada isabel pelo post ! um grande 2019 ! beijinho
Mais do que pensar na importância de variar a nossa alimentação, penso, sobretudo, na monotonia implícita na prática de comer sempre as mesmas coisas, todos os dias. Comigo, não funciona. Preciso mesmo de variar, de ter diferentes cores e sabores no prato ao longo das refeições da semana. Hoje, fiz estas panquecas. Com farinha de trigo e sem ovos, porque não tinha nem farinha de espelta nem ovos em casa (dia de ir às compras... vou tratar disso agora!). Acompanhei com mel, iogurte e canela e ficaram muito boas. Obrigada pela partilha!
Variar o pequeno-almoço é uma questão de hábito. O importante é começar. ;)
Ana,
:)
Um beijinho.
Sunflower,
é isso mesmo.
Obrigada.
Um beijinho.
Enviar um comentário