quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Sopa de abóbora assada com feijão branco e nabiças


Comer comida de verdade é um dos conceitos que me acompanha, em termos de alimentação. Com a oferta de mil e um produtos, nas prateleiras dos supermercados, a verdade é que acabámos por nos esquecer, aos poucos, que a comida de verdade é feita de ingredientes simples.

Em termos de alimentação, penso que devemos comer um pouco de tudo. Carne, peixe, pão, e muitos, muitos legumes. Se um dia, a uma refeição, sabemos que exagerámos, no dia seguinte, devemos tentar recuperar o nosso equilíbrio e para isso, nada melhor do que apostar em saladas ou em sopas.

As sopas podem ser servidas como entrada. Uma forma de controlarmos o nosso apetite. Ao comermos a sopa começamos a saciar a nossa fome e já não vamos perder a cabeça quando chegar à mesa o prato principal. A sopa pode constituir, por si só, uma refeição.

As sopas são feitas com ingredientes de verdade. Que vêm da terra. Que foram cultivados e cuidados. Se os comprarem nos mercados, até acabam por saber quem os cultivou, regou e os colocou à venda para nosso deleite. Esta relação com a comida transforma o seu sabor.

Para mim, uma dieta equilibrada deveria ser feita a partir daquilo que cozinhamos em casa, nas nossas cozinhas, sem alarmismos ou a tentar seguir aquilo que nos dizem que está na moda. Sabem que fazer uma sopa com ingredientes frescos, de verdade, não custa mesmo nada?! Costumam fazer sopa em casa? Todas as semanas?


Sopa de abóbora assada com feijão branco e nabiças

Ingredientes para 6 pessoas:
600 g de abóbora manteiga (butternut) limpa, sem casca
2 cebolas
4 dentes de alho
50 ml de azeite
1,200 ml de água ou caldo de cozer o feijão branco
500 g de feijão branco cozido
150 g de nabiças (limpas)
Sal e pimenta-branca q.b.


1. Colocar, num tabuleiro, a abóbora cortada em pequenos cubos, as cebolas e os dentes de alho picados.

2. Temperar com sal e pimenta. Regar com o azeite.

3. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 35 a 40 minutos ou até os legumes estarem assados.

4. Colocar os legumes num tacho. Regar com a água ou caldo de cozer o feijão branco. Triturar.

5. Levar a panela ao lume. Assim que levantar fervura adicionar as nabiças e feijão branco cozido. Se necessário, rectificar os temperos.

6. Assim que as nabiças estiverem cozidas, retirar a panela do lume e servir a sopa.

6 comentários :

Dora (Blog Desabafos de Mãe) disse...

Tenho 2 filhas, com 8 e 3 anos, e ao jantar há praticamente todos os dias sopa lá em casa, feita por mim com legumes e/ou leguminosas, quando não há elas até fazem uma festa :-) mas por norma não dispenso que comam sopa ao jantar, mesmo que de seguida já não comam mais nada de jeito já fico contente e tranquila quando comem a sopa toda.

Laranjinha disse...

Dora,
esse é um hábito tão importante.
Um grande beijinho.

Ladybug disse...

Em minha casa há sempre sopa, como já deve ter reparado. ;)(foodbyalentejo)

Laranjinha disse...

Ladybug,
sim. :)
Um beijinho.

Nazaré disse...

Ola D Isabel ainda agora lembrei de fazer esta sopinha :-) pergunta é , para quantas sopas da essas quantidades , por norma faco numa panela pequena que me da 4 sopas . Reduzo para metade as quantidades ? Obg beijinho

Laranjinha disse...

Nazaré,
esta sopa rende 4 a 6 doses, no máximo.