Visitar os meus pais é sempre uma alegria. Entre muitos beijinhos de saudades e abraços que revelam o quanto gostamos uns dos outros, adoro conversar, sem fim, com eles. Procuro saber as novidades. O que têm feito, como vão os vizinhos, a família, como tem reagido o nosso cão mais velho - Neco ou melhor, Nequinho - à chegada do filho, um cachorro lindo, todo branco, gordinho, que faz as delícias da família. Nem imaginam, os ciúmes e o amuo com a chegada deste novo elemento que começa a ocupar os mesmo espaços que eram só dele e a receber muita atenção. Tão engraçado!
Sempre que os visito, gosto de andar com a minha mãe pelo quintal, nas traseiras da casa. Gosto de espreitar as galinhas. Nem imaginam o prazer que é segurar um ovo, morno, acabado de ser posto. Há como que uma alegria infantil de descoberta e prazer que não conseguimos conter assim que o seguramos nas nossas mãos. Gosto de ver o cantinho onde crescem as ervas aromáticas, salsa, coentros, hortelã, erva-cidreira e alecrim. Eu já tentei que cultivassem tomilho, sálvia, manjericão, cebolinho, mas como não usam, acaba por ser mais difícil que eu consiga que tratem destas ervas. E eu peço com muito cuidado!
Em cada visita há quase sempre um ritual. Sair da casa principal, passar pelas hortas e ir até ao laranjal. Quando está em flor, o cheiro fresco, adocicado, a citrinos é tão intenso e delicioso, que não somos capazes de ficar indiferentes. Nós e as abelhas que correm de um lado para o outro para aproveitarem o pólen doce que até se sente no ar.
E depois há a horta. Há legumes que os meus pais procuram ter como couves, galega e por vezes de fechar, cebolas, batatas, alhos, feijão verde, tomate, abóboras, curgetes, pimentos, alfaces e nesta altura do ano têm sempre uma boa sementeira de favas. E o que eu adoro favas! Guisadas com entrecosto, em sopas e saladas, são uma delícia. Este é daqueles legumes que raramente compro congelado. Acho que têm muito mais sabor nesta altura do ano. Adoro a época das favas. Na minha última ida a
Santarém trouxe do quintal dos meus pais um grande saco de favas, uma das receitas que usei para as aproveitar foi a salada que hoje vos trago.