segunda-feira, 16 de março de 2015

Cataplana de polvo


O Cinco Quartos de Laranja tem-me conduzido a muitos e interessantes desafios. Um dos que tive a oportunidade de participar e que me deixou muito honrada foi aceitar o convite para realizar uma aula de cozinha no X Congresso Nacional dos Cozinheiros, que teve lugar de 4 a 7 de Julho de 2014.

O congresso realiza-se todos os anos e é uma excelente oportunidade para os amantes de cozinha verem ao vivo alguns dos mais importantes chefs portugueses e perceberem melhor um pouco do trabalho que estes têm desenvolvido, tanto em restaurantes nacionais como a nível internacional. Para mim, ver e ouvir estes grandes cozinheiros é sempre um privilégio. É uma forma de aprender e de ajudar a valorizar a inovação e a criatividade que os chefs colocam na sua profissão para assim levarem mais longe a gastronomia nacional.

Ao longo dos quatro dias de congresso assisti à apresentação de vários chefs entre eles, Paulo Morais de que tive a possibilidade de provar um delicioso hambúrguer de ramen que preparou na sua aula de cozinha, aprendi com os chefs pasteleiros Telmo e Andreia Moutinho os segredos de um suflé, o chef José Júlio Vintém trouxe-nos os cozinhados alentejanos com achigã, um peixe de rio. Com o chef Kiko Martins viajámos pelo mundo mas sobretudo pelo Oriente, o chef Henrique Sá Pessoa deixou-me a sonhar com o seu prato de cenouras com quinoa - sabem como eu adoro quinoa. Cozinhou as cenouras em azeite durante trinta segundos, juntou sumo de laranja e tapou o tacho, de seguida colocou as cenouras em água com gelo. As cenouras foram salteadas com mel e mostarda. Tinham um aspecto final muito apetecível!

( Fotografias fornecidas pela organização do CNC )

O chef João Sá falou-nos da cavala, o chef António Nobre mostrou-nos entusiasticamente como se fazem os enchidos alentejanos, que no final todos tivemos a oportunidade de degustar. Entre outros grandes chefs presentes, tive ainda a oportunidade de assistir à apresentação de Vítor Matos que nos trouxe os produtos bons das regiões do Douro e de Trás-os-Montes. Surpreendeu-nos a todos com os pepinos e as beringelas doces, que colocou nos seus coloridos pratos - em Novembro tive a possibilidade de provar, num jantar no restaurante Largo do Paço, na Casa da Calçada, uma deliciosa sobremesa em que incluía a beringela em xarope de sabugueiro, abóbora, pinhões e queijo da Serra da Estrela. Foram muitas as apresentações e como se costuma dizer, todas diferentes. Por isso, vale sempre a pena assistir.

A minha participação foi no primeiro dia, sexta-feira ao final da tarde e consistiu numa aula de cozinha, com o público a participar. Para esta aula tive o apoio da Docapesca e os pratos que confeccionei foram harmonizados com as cervejas Estrella Damm.

Escolhi preparar peixe espada em papelote com puré de batata-doce e alho-francês crocante e uma cataplana de polvo. Os filetes surpreenderam e toda a gente adorou a cataplana. No final, não sobrou nada! Deixo-vos, hoje, a receita. Experimentem.

( Fotografias fornecidas pela organização do CNC )

É já em Abril, nos dias 9 e 10, que irá decorrer a XI edição do Congresso Nacional dos Cozinheiros, no Centro de Congressos do Estoril.


Cataplana de polvo

Ingredientes para 4 pessoas:
800 g de polvo cozido
700 g de batatas
1 cebola grande
3 dentes de alho
100 g de bolbo de funcho
1 cenoura grande
1 pimento vermelho grande
1 malagueta
250 g de tomate pelado em conserva
1 dl de azeite
0,5 dl de caldo de cozedura do polvo
1 raminho de coentros
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cortar a cebola em meias luas. Picar os alhos.

2. Retirar a pele ao pimento com a ajuda de um descascador de legumes e cortá-lo em tiras.

3. Cortar o bolbo de funcho em fatias finas.

4. Colocar o azeite na cataplana. Levar ao lume e adicionar a cebola, a malagueta picada com as sementes, os alhos, o pimento e o funcho. Deixar cozinhar até a cebola quebrar.

5. Descascar e cortar as batatas e a cenoura às rodelas.

6. Cortar o polvo em pedaços pequenos.

7. Com a ajuda da varinha mágica reduzir o tomate pelado a puré.

8. Adicionar o polvo e a cenoura ao refogado na cataplana. Mexer. Temperar com sal e pimenta preta a gosto.

9. Juntar as batatas, o caldo de cozedura do polvo e o puré de tomate.

10. Polvilhar com coentros picados.

11. Fechar a cataplana e deixar cozinhar durante, aproximadamente, 30 minutos em lume baixo.

6 comentários :

cozinha100segredos disse...

Ai o aspeto desta cataplana! E o meu marido que adora polvo ia ficar deliciado com esta maravilha! Há anos que sonho com uma cataplana mas sempre que vou para comprá-la acabo por investir o dinheiro noutra coisa que no momento me parece mais necessária. Mas acho que desta vez não vou resistir!

Adriana disse...

ainda não experimentei os chocos e já estou a sonhar com o polvo...

Daniel disse...

Adoro polvo e adorei esta receita!

http://deaprendizachef.blogspot.pt/

Chez Sónia disse...

Adoro esses eventos! Pena que aqui em São Miguel só exista uma vez no ano! Aprendemos tanto... A tua Cataplana deve ter sido um espectáculo! Tenho que experimentar! Fiquei curiosa com a outra receita dos filetes de peixe espada.
Beijinhos e mais uma vez parabéns!

António Je. Batalha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DEEMAK TWINS- Handmade with Care by Lucy & Bel disse...

Olá!
Gostámos muito do seu blog. Obrigada por partilhar receitas maravilhosas!
Adorámos esta receita e como cá em casa todos gostamos de polvo, é com certeza uma receita a experimentar.
Beijinhos,
Lucília e Isabel