sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Bolo de maçã com canela e nozes

Este ano, procurei aproveitar as maçãs que temos no Ribatejo. As macieiras enchem-se de flor na Primavera e, no final do Verão, colhemos as maçãs, de diferentes variedades e muito saborosas. Uma dávida preciosa não pode ser desperdiçada. Para além de as aproveitar, logo, para fazer doces, vinagre e, outras coisas que tais, decidi colocar um saco com maçãs no frigorífico.

Na semana passada, dei destino às ultimas que tinha. Decidi fazer um bolo com maçã perfumado com canela, vinho do Porto e rum. Ficou delicioso! Deixo-vos, hoje, a receita.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Rabo de boi estufado

Fevereiro está quase a chegar ao fim! Este foi um mês bom! O Cinco Quartos de Laranja fez 19 anos! Que data bonita! Continua a ser um projecto cheio de sabor que me tem permitido conhecer pessoas e fazer coisas que me enchem o coração.

Tivemos workshops. Fiz um workshop de pão com massa-mãe no Cascais Food Lab. Já não fazia workshops de pão, em Lisboa, há anos. Soube bem voltar e ver a casa cheia. E na Academia Auchan, tivemos este mês um workshop de receitas práticas em 20 minutos. Foi uma manhã deliciosa com receitas cheias de sabor e muito práticas para toda a família. Em Abril, teremos um workshop com um menu de Páscoa. Inscrições, aqui.

No clube de leitura Ler Com Apetite, lemos A Cozinheira de Castamar e tivemos pão e petiscos para partilhar, entre muitas conversas e boa disposição.

Em Fevereiro, tive tempo para cuidar da horta. Semeei tomateiros, pimentos, couves, beterrrabas, entre outras coisas, de que vou, muitas vezes, aproveitando as sementes.

Este mês, fiz muitas comidas de tacho. Comidas reconfortantes, como a receita que vos deixo, hoje. Espero que gostem.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Menu semanal #246

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal, que espero que vos ajude e inspire!


Ver também menu semanal #245.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Bolo invertido de maçã caramelizada

E o fim-de-semana está a chegar! Os fins-de-semana são, muitas vezes, sinónimo de tempo livre. São dias em que podemos quebrar as rotinas. Como trabalho, muitas vezes, ao sábado, aos domingos à tarde, gosto de ficar em casa. Nesta altura do ano, acendo a lareira e passo a tarde a ler ou a ver um filme, no conforto do sofá. Este é um daqueles programas tranquilos que me ajudam a descansar para voltar a enfrentar a semana com energia. Adoro!

Para acompanhar estas tardes de dolce far niente, gosto de ter um bolo. Um bolo para acompanhar um chá ou café. Deixo-vos, hoje, a receita do bolo que fiz no fim-de-semana passado. Espero que gostem!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Pão de trigo com fermento natural

Fazer pão é realmente gratificante. A primeira vez que fiz pão para partilhar no clube de leitura Ler com Apetite foi para servir com uma manteiga polvilhada com pistácios e mel, inspirada num livro que nos levou a viajar até Paris. A reação foi tão positiva que fiquei com vontade de voltar a fazer pão para a degustação que fazemos no final das sessões.

No fim-de-semana passado, no sábado, tivemos mais um encontro do clube de leitura e decidi fazer dois pães para acompanharem a nossa degustação que teve, entre outras coisas, um requeijão com doce de amora, uma tábua de queijos e enchidos. Para além disso, o pão iria servir também para experimentarmos uma combinação que nos despertou a curiosidade, referida na obra A Cozinheira de Castamar, que é pão barrado com manteiga, polvilhado com açúcar e canela.

Como as receitas do pão foram muito pedidas, decidi partilhá-las, hoje, convosco. Começo com a receita do pão de trigo. Lembro que fazer pão é um processo e quando se faz pão com massa-mãe ou melhor, com fermento natural, é imperativo alguma organização e planeamento. Para terem uma ideia, de véspera, por volta das 9h da manhã, alimentei o fermento natural de trigo. Deixei à temperatura ambiente para crescer. Depois do almoço, amassei e comecei a fazer as dobras. Coloquei a massa no frigorífico, por volta das 19h30. No dia seguinte, por volta das 9h da manhã, tendi o pão e coloquei-o no frigorífico. Por volta das 11h aqueci o forno. Ao meio dia tinhamos pão cozido! Fazer pão é um processo!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Perna de peru estufada com cerveja

Os dias chuvosos de Inverno convidam a comidas reconfortantes. Por aqui, temos aproveitado para fazer receitas de forno ou de tacho. Um destes dias, fiz perna de peru estufada com cerveja e adorámos.
A perna de peru é um corte muito versátil. Costumo assá-la no forno, mas estufada, também resulta muito bem. Deixo-vos, a receita.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Menu semanal #245

A organização das refeições da semana tem várias vantagens. Para além de nos libertar do stress de não saber o que fazer para o jantar, ajuda-nos a comer de forma mais equilibrada. Para que se inspirem, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal cheio de receitas práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem! Bons cozinhados!


Ver também menu semanal #244.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Lombinho de porco com maçã

A quinta sessão do clube de leitura Ler com Apetite vai ser no próximo sábado na cozinha do Solar dos Zagalos, com o apoio da Biblioteca de Almada. Este é um projeto que junta livros e comida. Para esta sessão o livro escolhido vai ser A Cozinheira de Castamar de Fernando J. Múnez.

Este foi um livro que comecei a ler logo que chegou às livrarias, aqui em Portugal. Depois, vi a série na Netflix e, agora, voltei a lê-lo e adorei. Neste romance, viajamos até ao século XVIII, em Espanha. Conhecemos Clara Belmonte que tem fobia de espaços abertos, filha de um distinto médico, e que se torna cozinheira na casa do Duque de Castamar, o senhor Dom Diego, um Grande de Espanha. Dom Diego, viúvo, de Dona Alba. Depois da morte da mulher, vive afastado da corte e a sua dor é tão grande, que não revela interesse em voltar a casar. Clara, em Castamar, fica sobre a alçada da governanta, Dona Úrsula e do mordomo, Dom Melquíades. Clara revela-se uma cozinheira excepcional. Mas nem tudo são rosas. Clara vai encontrar muitos espinhos.

Por enquanto, não vos revelo mais sobre o destino de Clara Belmonte e de Diego de Castamar. Aconselho-vos a ler o livro, que é simplesmente delicioso. Tão delicioso como a receita que partilho, hoje, convosco. Espero que gostem. Bons cozinhados e boas leituras!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Menu semanal #244

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de receitas práticas para toda a família. Deixo-vos, também, umas deliciosas sugestões para quem quer celebrar o Dia dos Namorados, em casa. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #243.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Doce de abóbora com nozes e vinho do Porto

Se há uns anos atrás, me dissessem que um dia me iria interessar por utensílios agrícolas, tesouras de poda, substratos, técnicas de cultivo e de irrigação. Que um dia, iria a lojas à procura de serrotes e motoserras, roçadoras com rodas, entre outras coisas, acho que a primeira reação seria rir-me! E depois, possivelmente, diria que isso dificilmente iria acontecer porque os meus interesses e actividades estavam focados noutras áreas.

Mas a vida não é uma linha reta. E o que o ontem parecia impossível, hoje, tornou-se uma realidade. Desde que comprei a minha casa no Ribatejo, que passei a querer ter uma horta, a querer cuidar do terreno e das árvores. Passei a querer cortar lenha para a lareira e a cuidar do jardim.

Ter uma horta é muito gratificante. Para além de nos permitir estar ao ar livre, colocar as mãos na terra, no final, temos a recompensa de colher o que vimos crescer. E este processo é inigualável.

Posso dizer que ter uma horta é uma forma de aprendizagem. É algo que nos acaba por mudar. Uma das coisas que mudou, aqui em casa, foi a organização do lixo. Sempre fizémos a separação do lixo, mas agora tem um destino diferente. Tudo o que seja biodegradável vai para o compostor. Tenho um compostor pequeno, aqui em casa, que depois despejo para um de maiores dimensões que tenho no terreno. Papéis e cartões vão para o compostor ou para a lareira. Posso dizer-vos que o lixo produzido, aqui em casa, reduz-se, praticamente às embalagens. E isso deixa-me muito contente.

Outra mudança que ocorreu foi que me passei a interessar por sementes. Hoje em dia, procuro guardar sementes. E passei a querer colocar na horta, legumes que fizeram parte da minha infância. O ano passado, comprei sementes de abóbora porqueira. Sempre me lembro de a minha mãe dizer que a abóbora porqueira era óptima para fazer doce. E na horta, com a ajuda da minha mãe, tivemos abóboras porqueiras. Para partilhar com a família fiz doce de abóbora e doce de abóbora com nozes e vinho do Porto, que fez muito sucesso. Deixo-vos, hoje, a receita.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Fajitas de peru

O Cinco Quartos de Laranja faz, para a semana, 19 anos! Como o tempo passa! 19 anos! Ao longo destes anos, o propósito deste projecto continua o mesmo. Partilhar receitas práticas que possam ser facilmente reproduzidas em casa. As receitas que partilho, são o resultado dos gostos e práticas cá de casa.

Deixo-vos, hoje, mais uma receita prática, cheia de cor, que fiz, um destes dias, para um almoço. Espero que gostem e que se continuem a inspirar no Cinco Quartos de Laranja para as refeições em família ou para dias especiais.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Puré de abóbora assada com caril

Abóbora manteiga assada no forno é uma preparação que faço muitas vezes previamente, para depois usar nas refeições da semana. E o que faço com a abóbora assada, é a pergunta que me fazem, muitas vezes.

A abóbora assada pode ser usada em várias preparações, sopas, pães, bolos, mas ultimamente tenho feito puré. Puré de abóbora acompanha bem com carnes assadas, estufados, por exemplo. Deixo-vos, hoje, uma das receitas que costumo fazer.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Menu semanal #243

Para quem anda à procura de ideias para pré-preparar as refeições da semana, relembro que, no passado domingo, tivemos Em Direto da Minha Cozinha, onde preparei receitas para a semana, como sopa de abóbora com feijão branco e espinafres, abóbora e batata-doce assadas no forno, feijão branco cozido na panela de pressão e carne de vaca estufada. Ficou gravado. Podem ver o que preparei.

E para vos ajudar preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu. Espero que gostem e que se inspirem.


Ver também menu semanal #242.